Corramos com Perseverança

Corramos com Perseverança
Texto: Hebreus 12:1b
Introdução: Eu sempre fico impressionado com os atletas durante as olimpíadas e jogos pan-americanos. Eu fico impressionado com a forma como aperfeiçoaram seus corpos para chegar ao limite da resistência humana para definir novos recordes mundiais e para serem os melhores do mundo em seus esportes particulares.
 
Como chegaram lá? Eu as vezes me exercito um pouco, corro um pouco aqui e um pouco ali, mas não há nenhuma chance de eu poder correr em uma corrida com esses rapazes e moças. Eles chegaram lá por causa do treinamento constante e persistente. Eles aprenderam a perseverar através da dor, das dificuldades, através de longas horas de treinamento, para só então eles poderem até mesmo começar a pensar em concorrer para a maior honra entre os esforços atléticos. Se você quer ser o melhor, você deve perseverar!
O trabalho de um treinador é fazer com que os atletas façam o que eles não querem fazer, a fim de alcançar o que sempre quiseram ser.
É precisamente este conceito que o autor de Hebreus tem em mente nesse versículo de introdução ao capítulo 12. Na verdade, é provável que o escritor tivesse em mente os Jogos Olímpicos, que eram uma realidade naqueles dias. O versículo começa falando de uma grande multidão de testemunhas, como em um evento olímpico, e o treinamento disciplina que um atleta olímpico teria de suportar para atingir o seu objetivo. Ele é específico em seu uso da analogia aqui para aqueles que correram corridas.
 
Como em nossos dias dos Jogos Olímpicos, as corridas eram estabelecidas e o percurso decidido pelo comitê olímpico, tudo que o corredor tinha que fazer era correr a corrida determinada de forma mais rápida e melhor do que qualquer outro corredor para ganhar o ouro. O escritor de Hebreus compara isso a corrida que Deus estabeleceu para cada um de nós, e nos incentiva a corrê-la com perseverança.
 
A Bíblia nos ensina que Deus estabeleceu um caminho e uma corrida para cada um de Seus seguidores. Para conseguir o que Ele tem em mente para nossas vidas temos de correr com perseverança, mesmo quando fica difícil na vida.

I. Perseverança. Hebreus 12:1b

A. Disciplina! Hebreus 12:1b
1. O escritor de Hebreus usa o termo “correr uma corrida”, indicando claramente que a vida, às vezes, pode ser difícil e desafiadora - todas as corridas eram nos jogos olímpicos.
a. Nunca houve uma corrida "fácil" na competição mundial!
b. Viver a vida de fé, é difícil às vezes!
c. Como qualquer corredor olímpico, há dias em que você simplesmente tem que superar a dor para permanecer no jogo.
d. Sim, pode ser difícil de ser cristão, mas também vai valer a pena a coroa no final.
2. O contexto do capítulo 11 incluiu uma longa lista de nomes de servos de Deus que foram livres das dificuldades, e alguns que não foram, mas ainda assim tinham fé. Este é o desafio de viver pela fé, às vezes temos que ter a disciplina para crer e confiar em Deus quando as coisas não funcionam como gostaríamos. E, nesses tempos difíceis, temos de ter a disciplina para que quando isso acontecer, possamos continuar a avançar em nossa caminhada com Deus, confiando no prêmio final.
a. O atleta que competia; por vezes tinha experiências dolorosas e contratempos durante a corrida, mas a única coisa que ele tinha em mente quando essas coisas aconteciam era a linha de chegada!
b. Como povo de Deus, vamos às vezes encontrar reveses, experiências dolorosas que, de outra forma nos tiraria da corrida, mas o verdadeiro atleta não para, ele persevera através da dor com a linha de chegada em mente, e o prêmio final.
c. A única maneira de fazer isso é simplesmente perseverar, seguir adiante.
d. Observe que é precisamente isso o que o escritor em Hebreus 12:1b diz, "...corramos com perseverança a carreira que nos está proposta"
e. Para fazer isso requer uma disciplina obstinada, mas positiva.
3. Os corredores entendem que há um lugar durante uma corrida longa, quando você tem que avançar através da dor para pegar um segundo fôlego. Há um lugar durante a corrida onde você simplesmente quer parar, seu corpo grita de dor e diz: "Já chega!" É neste ponto que toda a disciplina de preparação e perseverança na formação tem que ser aplicada a fim de terminar e vencer a corrida!
a. Ironicamente, quando o corredor bate nesse "muro" de dor e não para, o corpo começa em outro modo e eles pegam o que é conhecido como o "segundo fôlego".
b. Quando seu corpo percebe que todos os seus gritos não vão parar sua corrida, ele se reorganiza queimando outros tipos de energia, a fim de dar-lhe o empurrão final.
c. Às vezes, isso inclui a liberação de hormônios no cérebro chamados endorfinas, que na verdade dão ao corredor uma sensação de exuberância e uma sensação de bem-estar – essa á a maneira natural do corpo controlar a dor, eles são narcóticos naturais que ajudam a diminuir a dor.
d. Há paralelos espirituais semelhantes a isto, às vezes em nossa corrida na vida nós enfrentamos lugares difíceis, é então quando todas as disciplinas espirituais em nossas vidas são colocadas em pratica e nos ajudam a encontrar a paz de Deus, mesmo quando as circunstâncias ditam o contrário.
e. Há uma "paz que excede todo o entendimento" - nossas endorfinas espirituais que nos permitem avançar através dos tempos dolorosos. (Filipense 4:7)
B. Determinação! Hebreus 12:1b
1. Quando tudo diz, "pare" a nossa perseverança diz, "continue avançando!"
a. Há momentos em que você gostaria de desisti!
b. A dor é sempre a maneira natural de nos fazer parar alguma coisa.
1) Mas um verdadeiro atleta sabe que a dor tem que ser avaliada e se é apenas a dor da corrida e não alguma peça quebrada, você tem que simplesmente utilizar a determinação e perseverança para avançar através da dor rumo a vitória.
2) Devemos aprender isso como povo de Deus também!
3) O escritor está indicando que Deus tem uma corrida para cada um de nós, a fim de alcançar a linha de chegada, teremos as vezes que superar a dor e confiar na força de Deus para nos levar a linha de chegada onde o prêmio nos aguarda.
2. Os atletas de classe mundial são pessoas determinadas. Crentes de classe mundial, também são!
3. Que Deus nos ajude como Seu povo a mostrar ao mundo que não somos desistentes, que vamos suportar a corrida com perseverança e mostrar aos outros o que o poder da fé pode fazer!
4. Este mundo faz tudo o que pode para viver de maneira fácil, e nossos corpos hoje contam a história de uma vida que é tão sedentária que nossos corpos não poderiam aguentar uma pequena prova de dor.
5. Infelizmente isso é verdade em muitas de nossas igrejas, basta apenas um pouco de dor e muitos crentes estão prontos para desistir, já não sentem que podem confiar em Deus que tem decepcionado suas expectativas.
6. O problema pode ser as falsas expectativas! Nenhum corredor de classe mundial neste planeta presume que sua corrida vai ser livre de dificuldades ou dor!
a. Mas eles não estão focados na dor ou dificuldades!
b. Eles estão focados no prêmio!
c. E se uma medalha de ouro na terra, ou uma coroa de flores como era no primeiro século era o suficiente para fazê-los suportar através de intermináveis ​​horas de dor e luta, quanto mais para nós que sabemos que na linha de chegada nos espera a coroa da vida para a eternidade com Deus!
d. Esta vida não é apenas sobre a obtenção de mais coisas, mais dinheiro, mais facilidade, é sobre a corrida que Deus traçou para nós e não desistir, perseverando até o fim!
1) Isto é o que o escritor de Hebreus está tentando transmitir.
2) Se os corredores terrestres se disciplinam e suportam sua corrida para conquistar uma coroa de flores simples, ou até mesmo uma medalha de ouro hoje - quanto mais devemos perseverar para a coroa da vida?
3) Precisamos de crentes hoje que simplesmente não param!
4) Precisamos de crentes hoje que perseveram através das provas de dor e contratempos, para continuar correndo e correndo bem até o fim.

II. Caminho. Hebreus 12:1b

A. Propósito! Hebreus 12:1b
1. Deus traçou uma corrida para cada um de nós, todos nós temos um destino a cumprir. Observe sua declaração: “…Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" (ênfase minha)
2. Não estamos apenas tropeçando pela vida sem nenhum caminho a seguir. Deus tem para cada um de nós uma corrida para correr, um caminho a seguir, um destino a cumprir.
a. Estamos aqui com um propósito nesta vida!
b. Devemos descobrir o caminho que Ele criou para nós cumprir, e então, devemos prosseguir com todo nosso coração.
3. Nós podemos desviar do caminho se não formos obedientes a Ele que definiu esse caminho para nós!
a. Um corredor ouve seu treinador - o treinador sabe a melhor rota, e o ritmo adequado para o corredor. Se por algum motivo o corredor optar por não obedecer ao seu treinador ele assume uma possível derrota em sua corrida.
b. Deus nos deu o caminho - está em Sua Palavra. A obediência à Palavra de Deus é a melhor maneira de garantir que se mantenha no caminho da justiça, que é o caminho que nos leva à linha de chegada.
4. Jesus declarou que Ele mesmo é o caminho. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6)
a. O único caminho que Deus ordenou para os homens seguir é o próprio Jesus!
b. Todos os outros caminhos levam para longe da linha de chegada, onde aguarda o prêmio.
c. Tragicamente, haverá muitos que irão correr sua própria corrida durante toda a vida e não conseguem chegar à linha de chegada correta.
d. É trágico quando um corredor sai do caminho correto e é desclassificado da corrida - qualquer outra corrida, exceto a que Deus tem preparado para todos nós vai levar ao fracasso.
5. É verdadeiramente triste quando os corredores que correram tão bem a corrida, descobriram no fim que tinham tomado um rumo errado em algum lugar e por isso foram desqualificados e impedidos de se tornar um vencedor. Não importa se eles terminaram em primeiro, se eles tomaram um rumo errado, ainda assim seriam desclassificados por não permanecer no rumo correto!
B. Destino. Hebreus 12:1b
1. Todo objetivo de correr com perseverança é ganhar!
2. Sim, há, na verdade, um destino para vivermos nossas vidas, não é apenas ter um bom tempo durante esta vida, apesar de que não é errado em si.
3. Há um objetivo real para viver e viver corretamente. A pessoa que se recusa a acreditar em Deus ou na eternidade simplesmente não tem outro destino na vida do que agradar a si mesmo.
a. Assim, não deve surpreender-nos que os objetivos daqueles que não conhecem a Cristo são egocêntricos, ou simplesmente são voltados para encontrar a felicidade em vez de encontrar a santidade.
b. No entanto, no final de suas vidas não haverá nenhum objetivo de ter vivido se eles não perceberam que esta vida é tudo preparação para a próxima.
c. Alguém disse uma vez, "se você não quer Deus em sua vida aqui, não espere tê-Lo em sua vida lá!"
4. O que você está vivendo?
a. Na verdade, as disciplinas em sua vida vão contar essa história!
b. O que você se esforça em última análise, é o que você acredita.
c. Um corredor pode realmente acreditar que está vencendo a corrida, enquanto ele está correndo, mas tragicamente pode descobrir no final que ele perdeu; porque ele correu a corrida errado ou correu no caminho errado!
5. Nestes casos, a tristeza é profunda, porque eles correram com determinação, eles foram disciplinados, eles atravessaram as dificuldades, mas apenas no final descobriram que foram desqualificados por não participar da corrida certa!
6. Mas que alegria quando descobrimos no final que toda a dor que enfrentamos, todas as disciplinas durante a vida, todo o treinamento que suportamos, compensou no final e a coroa da vida é dada a nós!
a. Uma coroa que nunca vai murchar como nas velhas coroas de flores dadas durante os Jogos Olímpicos na antiguidade, ou mesmo as medalhas de ouro dadas hoje. Chegará um dia em que o ouro vai significar nada.
b. Tudo vai valer a pena um dia, só precisamos permanecer no caminho, avançar com os tempos de dor, confiar nas disciplinas de exercícios espirituais, e confiar no caminho (Jesus), que tem garantido que a corrida será vencida!
c. O destino é a eternidade com Deus, e alegria para sempre.
 
Conclusão: Será que vai valer a pena todos os exercícios espirituais no final da vida, vai valer a pena enfrentar todos os eventos dolorosos da vida, o desânimo das lutas, as dificuldades do trabalho duro para permanecer no caminho da justiça? É melhor acreditar que vai valer a pena tudo isso! Cristo traçou uma corrida para cada um de nós, e quando corremos com perseverança vamos descobrir no final da corrida a coroa da vitória, a coroa da vida, e a alegria para sempre com o próprio Deus.
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Corramos com Perseverança Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, julho 17, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.