Como ter uma montanha em seu coração

Como ter uma montanha em seu coração
Texto: Números 13:25-33; 14:6-10; Josué 14:6-15
Tópico: O topo da montanha
Tema: Como viver na montanha, enquanto no vale.
Introdução:
1. Eu acredito que Deus quer que seu povo viva no topo da montanha.
2. Esta é a conhecida história dos filhos de Israel quando eles estavam localizados em Cades Barneia. Moisés enviou 12 espias para fazer um levantamento de Canaã e ele voltaram com o relatório. Dez dos espiões deram um relatório negativo e dois deles deram um relatório positivo. Os nomes dos dois homens que deram o relatório positivo foram Josué e Calebe.
3. Há muitas igrejas e cristãos hoje que estão vivendo no versículo 33. Eles estão vivendo no deserto superado por seus problemas, em vez de desfrutar dos benefícios de Canaã.
4. Eles vivem vidas frustradas porque suas vontades não são rendidas a vontade de Deus. No entanto, Calebe era um contraste com o resto do seu povo. Ele andou na vitória e viveu no topo da montanha. Ao longo da totalidade da sua vida, Calebe viveu no topo da montanha em seu coração.
5. Mesmo durante os 40 anos de peregrinação no deserto, Calebe viveu no topo da montanha, enquanto o resto do povo vivia no deserto.[post_ad]6. O que faz com que um cristão viva na vitória e outro na derrota, um cristão viva na montanha e outro no deserto, um viva no Espírito e outro viva na carne?
 
Como Calebe viveu na montanha durante toda a sua vida? Existem três etapas para viver no topo da montanha durante nossas vidas.

I. Nós devemos examinar nossos desafios. (Números 13:22)

Nosso desafio é quádruplo quando nós nos movemos em terreno desconhecido.
A. Nosso desafio é forte em orgulho (v. 22)
1. Aimã - O que eu sou
2. Sesai - Quem eu sou
3. Talmai - O que posso fazer
4. Eles eram fortes em orgulho. Eles desafiavam qualquer um que fosse ao território deles. Eles disseram que seria melhor olhar para o que eu sou, quem eu sou e o que eu posso fazer.
B. Nosso desafio é forte na posição (v. 28)
1. Eles tinham cidades muradas para protegê-los. Essas cidades eram construídas sobre as montanhas. Eles estavam no alto. Eles tinham uma posição vantajosa. Eles estavam no controle.
C. Nosso desafio é forte na população (v. 32)
1. Eles devoram a terra. Eram tantos deles, que a terra não podia contê-los.
D. Nosso desafio é forte em proporção (v. 32)
1. Eram quase 3 metros de altura. Golias era um descendente dessas pessoas. Os filhos de Anaque eram uma raça inteira de gigantes. O povo hebreu era de estatura média.

II. Devemos estimular nossa coragem (14:6-10)

O texto diz: como pão, os podemos devorar" A NVI diz: "porque nós os devoraremos como se fossem pão".
 
O que fez Calebe e Josué diferente do resto do povo? O que torna uma igreja diferente de outra igreja?
 
A. Precisamos ver da perspectiva de Deus
 
O problema número um que as pessoas têm em suas vidas é ver as coisas da perspectiva de Deus. Como você olha para os problemas?
 
Eles tinham um complexo gafanhoto. Eles tinham uma mentalidade de gafanhoto. Em vez de dizer: "Olha o quanto Deus é maior do que os gigantes" Eles disseram: "Olha quão pequenos somos comparados com os gigantes”.
 
Eles pensavam pequeno. Quem pensa pequeno geralmente faz grandes alardes. Quem pensa pequeno faz um grande barulho por que não podemos possuir Canaã.
 
Assim, muitos cristãos têm um complexo de gafanhoto. Eles querem viver no topo da montanha e viver em vitória. No entanto, eles se acham tão pequeno em seus corações. Tudo o que veem são os gigantes na terra. Eles veem os gigantes da:
· Dúvida
· Desencorajamento
· Dívida
· Depressão
· Maus tempos econômicos
· Problemas Familiares
 
Quando começamos a pensar como gafanhotos, começamos a agir como gafanhotos. Eventualmente, nós nos tornamos gafanhotos. Você vai na direção de seu pensamento mais dominante.
 
O complexo gafanhoto retarda a obra de Deus, dificulta o trabalho de Deus, e para a obra de Deus.
Se você tem complexo de gafanhoto, então tudo parece um gigante. Tudo para um gafanhoto parece impossível. No entanto, do ponto de vista de Deus, tudo muda.
 
Efésios 2:6 - “e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus”
 
Assim, nós estamos olhando para os nossos problemas; de cima em Cristo Jesus. Temos de vê-los a partir de uma perspectiva divina, ou seja, de cima, em vez da perspectiva de gafanhoto, de baixo.
 
Você sabia que todas as pessoas que disseram que não podiam conquistar Canaã morreram no deserto. Apenas Josué e Calebe entraram em Canaã.
 
B. Devemos ver através do propósito de Deus (14:9)

Os gigantes eram alimento para os israelitas. Eles eram pão ou comida para eles. Eles eram a comida que iriam consumir para fazê-los crescer mais forte.
 
Deus nos envia problemas não é para nos desencorajar, mas para nos desenvolver. Problemas e dificuldades tornar-se alimento para o nosso desenvolvimento. Assim como os alimentos nos aumenta, o mesmo acontece com os problemas. Nós não gostamos de problemas, mas é assim que desenvolvemos e crescemos.
 
C. Devemos de ver através das promessas de Deus (14:8-9)

Calebe tinha promessas de Deus. Ele estava reivindicando as promessas de Deus. Há mais de 9.000 promessas na Bíblia para o cristão.

III. Devemos garantir a nossa conquista (Josué 14:6-15)

Calebe disse que depois de 45 anos estava pronto e disposto a possuir a terra. Como poderia Calebe subir e reivindicar a montanha de Deus? Como poderia ele ainda ter a força e a direção de Deus?

A. Devemos ter uma fé inalterada (vv. 11-12)

Há duas maneiras de possuir algo. Você pode possuir algo em seu coração ou em suas mãos. A maioria de nós quer algo em nossas mãos, mas não o possuímos em nosso coração.
 
Mesmo que Calebe não tinha a montanha em suas mãos no deserto, ele tinha uma montanha em seu coração. Você tem uma montanha em seu coração? Você vive na vitória, enquanto no deserto?
 
Se você quer viver no deserto, onde o cacto e os escorpiões estão, é problema seu. Eu quero viver onde as águias estão, onde o ar é fresco e limpo. Eu quero viver onde os rios e os córregos são puro e fresco.
 
Enquanto estamos no deserto, nunca devemos perder de vista a montanha em nosso coração. Quando você perde a montanha em seu coração, então você acabará por fracassar na vida.
 
Você tem uma montanha em seu coração? Eu tenho. Há uma montanha no meu coração.
O que você sonha em seu coração, eventualmente, vai acabar na sua mão.
 
B. Devemos ter uma consagração sem reservas (Josué 14: 8)

Calebe era totalmente dedicado a fazer a vontade de Deus. Você não pode viver na montanha com um pé no vale e um pé na montanha. Você não pode ter seu coração dividido diante de Deus. Você não pode ter um pé na Igreja e um pé no mundo. Você não pode viver no Espírito Santo e um pé na carne.
 
C. Nós temos que ter uma força eterna (Josué 14:11)

Calebe estava tão forte aos 85 anos como quando ele estava com 45. Ele tinha uma motivação eterna por Deus. Precisamos disso em nossas vidas. Quanto mais velhos ficamos maior a tendência de perder nossos sonhos e determinação.
 
Conclusão:

1. Você tem uma montanha em seu coração? Você vai permitir que alguém pegue a sua montanha?
2. Se você deseja viver no topo da montanha, enquanto seus pés estão no deserto, então você deve examinar seus desafios, estimular a sua coragem e garantir a sua conquista.
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ter uma montanha em seu coração Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, junho 03, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.