O primeiro tema em Provérbios

Por Aldenir Araujo  |  10/25/2014 Nenhum comentário

O primeiro tema em Provérbios"Meu filho, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas" (Provérbios 1:10).

Acho interessante que uma vez que Salomão conclui a parte introdutória de Provérbios, o primeiro tema que ele aborda com seu filho são os seus amigos (ou potenciais amigos).

É mesmo? O primeiro tópico? O homem mais sábio de todos os tempos (1 Reis 3:12). Será que ele precisa começar por aí? E quanto a Deus? E quanto a palavra de Deus? E quanto ao templo (ou nós, a igreja)? Existem dezenas de coisas vitais para aprender, mas ele começa com seus amigos?
[post_ad]
Esse fato por si só é merecedor de pausa. Salomão faz isso porque ele conhece as seguintes verdades:

Em primeiro lugar, seus amigos podem determinar seus interesses.
Você vai ser atraído para o que eles gostam. A música que eles gostam se tornará a música que você gosta. Os esportes que eles acham sem graça; você também vai achar. As pessoas que eles gostam? Você adivinhou. Eles vão se tornar o tipo de pessoas que você gosta também. Salomão sabia que, se seu filho escolhesse amigos que fossem pecadores, eles iriam destruir qualquer interesse em Deus, Sua palavra, ou o templo.

Em segundo lugar, seus amigos podem moldar o seu caráter.

Aqui Salomão tem medo de que seu filho possa optar por estar com amigos que estão interessados ​​em roubar e furtar para ter um monte de dinheiro. Eles estão mesmo dispostos a matar a vítima, se necessário. Como alguém se torna assim? Em parte, foi porque ele escolheu maus amigos. Salomão sabe que seu filho poderia se tornar igual a eles. Paulo disse claramente: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33; cf Provérbios 28:7). Aparentemente, uma pessoa pode ser "enganada" em pensar "não vai doer se eu ficar com eles", ou "eles não serão capazes de mudar quem eu sou" Errado. Eles vão. Não seja tão tolo para pensar o contrário.

Em terceiro lugar, os seus amigos não tem poder sobre você.
A pressão dos colegas é uma força poderosa. Nenhuma dúvida sobre isso. No entanto, essa força pode ser superada simplesmente "dizendo não". O que os amigos estão oferecendo soa muito atraente? Uma casa cheia de riqueza? (Provérbios 1:13). O que pode ser melhor do que isso? Mas, por mais atraente que isso possa ser, o filho tem que ser sábio o suficiente para ver através disso. Ele tem o direito de escolher, e de rejeitar sua oferta.

Embora este material seja para jovens, continua sendo verdade para pessoas de todas as idades. Escolha bem seus companheiros. Adolescentes precisam encontrar amigos que têm interesses espirituais. Estudantes universitários precisam encontrar aqueles no campus, que tem um relacionamento com Deus. Adultos precisam encontrar um ambiente de trabalho que lhes permitam seguir a justiça. Ninguém precisa escolher a TV como seu "companheiro", ou a música que é feita por pessoas não espirituais, sem Deus.

Faça boas escolhas. A eternidade está em jogo.

Pr. Aldenir Araújo

Compartilhe:

Receba Esboços de Sermões e Estudos Biblicos em seu e-mail

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail. É grátis! Digite o seu e-mail e depois confirme para começar a receber novidades exclusivas do Blog!

0 comentários:

E-mail Newsletter

Assine para receber Esboços de Sermões e Estudos Biblicos direto em seu email.

© 2015 O Pregador Powered by Blogger
Subir