A ordem de Deus e as quatro opções do homem

A ordem de Deus e as quatro opções do homemTexto: Êxodo 14:15
 
Introdução: A ordem de Deus era clara e inconfundível. Embora a obediência permitisse apenas uma resposta de Israel, as outras opções estavam disponíveis para eles.
 
Estas mesmas opções estão disponíveis para nós hoje... e com as mesmas consequências.
 
Vamos rever as quatro opções que estavam disponíveis.

I. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e voltar.

[post_ad]Voltar, significava um retorno a uma escravidão ainda mais grave. "Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele" João 6:66.
"Mas Jesus lhe disse: "Ninguém, tendo posto a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" Lucas 9:62.

II. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e desviar.

Desviar, seria a sua completa destruição nas mãos do exército de Faraó que se aproximava.“Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir”.   Deuteronômio 5:32-33.

III. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e parar.

A grande fé de Moisés é claramente mostrada em Êxodo 14:13. "Moisés disse ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor"
Moisés acreditava firmemente que Deus libertaria Israel pelo seu poder e que Israel deveria ficar parado junto as águas do Mar Vermelho. Mas, em Êxodo 14:15, Deus repreende Moisés severamente, dizendo: "Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem“
Parar naquele momento significaria a morte certa para os filhos de Israel. Agora, há momentos em que os cristãos devem ficar parados. Considere: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" Salmo 46:10. O tempo para ficar parado é quando estamos aguardando o comando de Deus, mas uma vez que o comando é dado a nós, devemos simplesmente obedecer.
O filho de Deus não se atreve a ficar parado quando Deus deu a ordem para "seguir em frente!”.

IV. Os filhos de Israel poderiam obedecer e seguir em frente.

Foi exatamente isso que eles sabiamente escolheram fazer. Quando obedecemos, Ele nos garante que vai adiante de nós. “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes" Deuteronômio 31:8.
 
Conclusão: A igreja já recebeu ordens para a marcha: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28:19-20.
 
Tendo assim recebido a ordem de nosso Senhor, vamos seguir em frente proclamando o evangelho da glória de nosso Senhor Jesus Cristo!
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A ordem de Deus e as quatro opções do homem Reviewed by Aldenir Araujo on quinta-feira, setembro 05, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.