A ordem de Deus e as quatro opções do homem

A ordem de Deus e as quatro opções do homemTexto: Êxodo 14:15
 
Introdução: A ordem de Deus era clara e inconfundível. Embora a obediência permitisse apenas uma resposta de Israel, as outras opções estavam disponíveis para eles.
 
Estas mesmas opções estão disponíveis para nós hoje... e com as mesmas consequências.
 
Vamos rever as quatro opções que estavam disponíveis.

I. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e voltar.

[post_ad]Voltar, significava um retorno a uma escravidão ainda mais grave. "Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele" João 6:66.
"Mas Jesus lhe disse: "Ninguém, tendo posto a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" Lucas 9:62.

II. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e desviar.

Desviar, seria a sua completa destruição nas mãos do exército de Faraó que se aproximava.“Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir”.   Deuteronômio 5:32-33.

III. Os filhos de Israel poderiam desafiar a Deus e parar.

A grande fé de Moisés é claramente mostrada em Êxodo 14:13. "Moisés disse ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor"
Moisés acreditava firmemente que Deus libertaria Israel pelo seu poder e que Israel deveria ficar parado junto as águas do Mar Vermelho. Mas, em Êxodo 14:15, Deus repreende Moisés severamente, dizendo: "Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem“
Parar naquele momento significaria a morte certa para os filhos de Israel. Agora, há momentos em que os cristãos devem ficar parados. Considere: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" Salmo 46:10. O tempo para ficar parado é quando estamos aguardando o comando de Deus, mas uma vez que o comando é dado a nós, devemos simplesmente obedecer.
O filho de Deus não se atreve a ficar parado quando Deus deu a ordem para "seguir em frente!”.

IV. Os filhos de Israel poderiam obedecer e seguir em frente.

Foi exatamente isso que eles sabiamente escolheram fazer. Quando obedecemos, Ele nos garante que vai adiante de nós. “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes" Deuteronômio 31:8.
 
Conclusão: A igreja já recebeu ordens para a marcha: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28:19-20.
 
Tendo assim recebido a ordem de nosso Senhor, vamos seguir em frente proclamando o evangelho da glória de nosso Senhor Jesus Cristo!
 
Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem