O que é graça?

O que é graça?"O centro e o núcleo de toda a Bíblia é a doutrina da graça de Deus" - J. Gresham Machen
 
"Graça" é o conceito mais importante na Bíblia, no cristianismo e no mundo. É mais claramente expressa nas promessas de Deus revelada nas Escrituras e encarnada em Jesus Cristo.
 
A graça é o amor de Deus mostrado ao abandonado, a paz de Deus dada ao inquieto, o favor imerecido de Deus.

Como algumas pessoas têm definido graça?

[post_ad]
BB Warfield: "A graça é favor soberano para os maus-merecedores".
John Stott: "A graça é o amor que se preocupa, se inclina e socorre”.
Jerry Bridges: "[Graça] é Deus buscando as pessoas que estão em rebelião contra ele"
Paul Zahl: "A graça é o amor incondicional em direção a uma pessoa que não merece"

A Graça dá vida

A graça é mais necessária e mais bem compreendida em meio ao pecado, sofrimento e quebrantamento.
 
Vivemos em um mundo de ganhar, merecer e mérito, e estes resultam em juízo. É por isso que todo mundo quer e precisa de graça. O juízo mata. Somente a graça dá vida.
 
A graça é uma abreviação para "misericórdia, e não mérito”.
 
A graça é o oposto do karma, que é tudo sobre receber o que você merece. Graça é receber o que você não merece, e não receber o que você merece. O cristianismo ensina que o que merecemos é a morte, sem esperança de ressurreição.

O juízo mata. Somente a graça vivifica.

Enquanto todo mundo precisa desesperadamente, a graça não é sobre nós. Graça é fundamentalmente uma palavra a respeito de Deus: a sua iniciativa sem coação e penetrante, manifestações extravagantes de cuidado e favor.
 
Michael Horton escreve: "Na graça, Deus não dá nada menos do que ele. Graça, então, não é uma terceira coisa ou substância mediadora entre Deus e os pecadores, mas é Jesus Cristo na ação da redenção".

Tudo se baseia na graça

Os cristãos vivem a cada dia, pela graça de Deus. Nós recebemos o perdão de acordo com as riquezas da graça de Deus e a graça impulsiona a nossa santificação. Paulo nos diz: "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente," (Tito 2:11-12). O crescimento espiritual não acontece da noite para o dia, mas "cresce na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 2:18).
 
A graça transforma nossos desejos, motivações e comportamentos.
 
De fato, a graça de Deus motivos e capacita tudo na vida cristã. A graça é a base para:
Nossa identidade cristã: "Pela graça de Deus sou o que sou" (1 Coríntios 15:10).
Nossa posição diante de Deus: “... esta graça na qual estamos firmes" (Romanos 5:2).
O nosso comportamento: "Nós nos comportamos no mundo... pela graça de Deus" (2 Coríntios 2:12).
Nossa vida: Aqueles que recebem "a abundância da graça e o dom gratuito da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" (Romanos 5:17) pela "graça da vida" (1 Pedro 1:7).
A nossa santidade: "Deus nos chamou para uma santa vocação... por causa da sua própria determinação e graça" (2 Timóteo 2:9).
Nossa força para viver: "Ser fortalecido pela graça que há em Jesus Cristo" (2 Timóteo 2:1). Pois "é bom para o coração seja fortalecido pela graça" (Hebreus 13:9).
Nosso modo de falar: "A vossa palavra seja sempre agradável" (Colossenses 4:6).
Nosso serviço: "servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:10).
Nossa suficiência: "A minha graça te basta" (2 Coríntios 2:9), E " E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra"(2 Coríntios 9:8).
Nossa resposta à dificuldade e o sofrimento: Recebemos "graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:16) e "E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer"(1 Pedro 5:10).
Nossa participação na missão de Deus: como recipientes da graça, temos o privilégio de servir como agentes da graça. Os crentes recebem a graça (Atos 11:23), são encorajados a continuar na graça (Atos 13:43), e são chamados a dar testemunho da graça de Deus (Atos 20:24). Jesus diz: "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós" (João 20:21). A missão de Deus é para o mundo inteiro.
Nosso futuro: Deus e sua graça são eternos. "Definir a sua esperança inteiramente na graça que será trazido a você na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:13).
Nossa esperança para além da morte: "Graça [reina] através da justiça que conduz à vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 5:21).
O evangelho é tudo sobre a graça de Deus por meio de Jesus Cristo. É por isso que Paulo chama de "o evangelho da graça de Deus" (Atos 20:24) e "palavra da sua graça" (Atos 14:3).

A Graça é a mensagem

O evangelho da graça de Deus é a mensagem que todos precisam. A palavra da graça é proclamada em todas as páginas da Bíblia e, finalmente, revelada em Jesus Cristo. O último versículo da Bíblia resume a mensagem do Gênesis ao Apocalipse: "A graça do Senhor Jesus esteja com todos" (Apocalipse 22:21).
 
Através de Jesus "todos nós recebemos graça sobre graça" (João 1:16), a graça gratuita de Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem