Em meio as provas da vida

Em meio as provas da vidaTexto: Tiago 1:1-12
 
Introdução: A principal preocupação de Tiago não é a religião, mas a conduta, não a crença, mas o comportamento, não a doutrina, mas as ações. Ele aborda como um crente responde "quando as coisas ficam difíceis".

Quando as coisas se tornam difíceis os crentes devem ter...

I. A atitude correta diante das provas. V. 2-4.

A. A associação confirmada: "Meus irmãos..." Ele identifica com os seus sofrimentos. Ele não era um mero espectador de camarote. Ele estava compartilhando o testemunho da sua própria vitória.[post_ad]
B. A atitude comandada, "tende grande alegria”  v. 2. Este infinitivo aoristo transmite um sentido de urgência. É extremamente importante que nós façamos a nossa mente para enfrentar as provas com fé e com uma atitude de alegria, ou seja, uma paz constante, confiança e alegria no Senhor.
C. O pedido considerado, v. 2, "Quando cairdes em diversas tentações (provas)", ou seja, as provas multifacetadas, dificuldades inesperadas de todos os tipos. Os cristãos enfrentam provas de toda natureza. Nós não estamos imunes a sofrimento, provas e dificuldades.
D. A afirmação veiculada, v. 3-4, "Sabendo que..."  Permanente, mantendo-se fiel sob pressão, E como um levantador de peso, produz força para a resistência firme. Não há nenhuma maneira de saber a qualidade de algo sem testá-lo.
1. “Perfeitos"; maduros, em contraste com meninos em Cristo.
2. “Completos", completa, aceitável para o sacrifício.
3. “Sem faltar em coisa alguma"; Vitoriosa.
4. Em meio as provas os crentes devem exercer...

II. Um total conhecimento da oração em meio as provas, v. 5-7.

Devemos reconhecer...
A. O requisito para a sabedoria, "Se alguém tem falta de sabedoria..." É certo perguntar a Deus "por quê?" ou "o que devo fazer?" A primeira coisa que devemos fazer é reconhecer a nossa necessidade dEle. Este total conhecimento da oração deve fazer...
B. Um pedido de sabedoria, "Peça a Deus...", v.5. Este é um imperativo presente do indicativo, ou seja, uma ordem, e não uma sugestão. Quando as coisas ficam difíceis, não tente resolver sozinho. Quando você pede ajuda prepara-se para...
C. A resposta de Deus, "quem a todos dá liberalmente..." Deus quer dar-lhe sabedoria e força em suas provas. "Justo quando eu mais precisar dele, Jesus está presente para confortar e dar alegria, justo quando eu mais precisar dele". Tiago então lembra-nos...
D. A responsabilidade do homem, "Peça-a, porém, com fé,..." Esta é a atitude sincera de uma completa e inquestionável rendição e dependência de Deus. Tiago recorda aos crentes...

IV. Os aspectos positivos das provas contínuas. V. 8-12.

A. Provas produzem uma vida equilibrada, v. 9-11. Aqueles que vacilam em cada prova são instáveis em todos os seus caminhos. Uma vida equilibrada mantém uma eterna perspectiva. "Uma tenda ou uma casa de campo, por que eu deveria me preocupar, ele está construindo um palácio para mim".
B. Provas produzem uma vida abençoada, v. 12, "Bem-aventurado o varão..." "Embora exilado de casa ainda assim eu posso cantar toda a glória a Deus, eu sou filho do Rei”. A verdadeira felicidade é encontrada em confiar em Deus através das provações da vida.
C. Provas produzem uma vida abundante, "... a coroa da vida...", v.12. É tanto a vida e vida em abundância aqui e a vida eterna futuramente. Poderia ser interpretado como "a coroa, que consiste na vida".
D. Provas produzem uma vida bela

Conclusão: CS Lewis disse: "Deus nos sussurra em nosso prazer, fala para nós em nossa consciência, mas grita-nos na nossa dor. É o seu megafone para levantar um mundo surdo". Quando as coisas ficam difíceis lembre-se que existe um Deus sábio o bastante, forte o suficiente, e ama-o o suficiente para vê-lo triunfar.

Confie nele, ame-o e sirva-o em meio as provas da vida, não importa o quanto à vida se torna difícil.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem