Demorando em Sodoma

Demorando em SodomaTexto: Gênesis 19:1-16

Introdução: O que aconteceu a Ló, um homem justo, acabar em tal situação - demorando em Sodoma e tendo que ser arrastado para fora da cidade por Deus? Ló não chegou onde ele estava da noite para o dia. Ele viajou em um declive gradual ao longo de vários anos, fazendo uma série de escolhas erradas e decisões terríveis. Ló não era inicialmente culpado de desobediência deliberada. Mas as escolhas que ele fez causou a ruína de sua casa.

Escolhas têm consequências. Como você escolhe determina o curso de sua vida e seu caráter.[post_ad]Ao considerarmos as decisões de Ló, pergunte a si mesmo: "Eu sou culpado de cometer erros semelhantes?”.

I. Ele fez o que o mundo chamaria de uma sabia decisão de negócios

A. Gênesis 13:1-10 "Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava. Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor. E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos. Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra. Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar”
B. A Bíblia nos diz que o vale de Sidim estava "bem regado" – Hebraico; Kallah Masqeh - ou completamente irrigado. As escavações da área dão provas de que a cevada, trigo, uvas, figos, lentilhas, linho, grão de bico, favas, datas e azeitonas eram cultivadas no vale.
C. Gênesis 13:11-12 "E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma".
D. Ló queria o melhor na vida. De um ponto de vista natural, se formos honestos, não podemos culpar Ló. Não queremos o melhor? Não é isso que estamos procurando? As melhores condições de trabalho para o melhor salário, o melhor carro para o dinheiro que tem para gastar, a melhor casa que podemos pagar, em uma comunidade com boas escolas e serviços. Em si mesmo, querer as coisas boas da vida não é errado.
E. Houve três grandes erros que Ló cometeu nesta decisão:
1. Ele baseou sua decisão em aparências - no material
a. As aparências enganam.
b. Jesus Cristo advertiu em João 7:24 "Não julgueis segundo a aparência"
c. 1 João 2:16 " Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo"
d. Não confie em aparências. Lembre-se que Satanás é um grande enganador. 2 Coríntios 11:14 nos diz: "... o próprio Satanás se transforma em anjo de luz"
e. Satanás é um profissional em colocar na vitrine o mal para fazer parecer o bem. Um copo de água mineral cristalina com algumas gotas de cianeto parece inocente, mas é mortal.
f. Infelizmente Ló descobriu a realidade de Tiago 1:14-15 "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte"
g. Alguém já disse que Ló olhou para uma cidade construída por mãos humanas, enquanto Abraão olhou para uma cidade cujo arquiteto e construtor é Deus.
2. Ele não percebeu que as coisas materiais apenas satisfazem temporariamente.
a. A escolha de Ló contrasta com a escolha de Moisés como registrado em Hebreus 11:24-26 "Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa".
b. "Você pode pensar que você é diferente de Ló. Mas se você coloca o seu trabalho à frente da vida espiritual de sua família, se você coloca o seu avanço social à frente de uma associação adequada com o povo de Deus, se você não valoriza a igreja na qual você pode crescer em fé e adoração - você passou da planície para a planície do Jordão. Poderíamos acrescentar outros indicadores a esta lista, se você está concentrando sua vida na exterioridade e não em sua vida espiritual ... você está se concentrando nas questões erradas. Se o seu foco é alcançar status em vez de cultivar o caráter... você está se concentrando nas questões erradas. Se você está mais preocupado com o que algo custa monetariamente, em vez de o que custa espiritualmente ... você está se concentrando nas questões erradas. Se você está se concentrando sobre o que será o mais agradável, em vez de o que é o mais benéfico ... você está se concentrando nas questões erradas"
3. O terceiro erro foi maior e que Ló não perguntou a Deus o que Ele queria.
a. Não há menção de que Ló buscou a face de Deus em sua tomada de decisão.
b. Buscar o conselho de Deus é uma questão de perguntar.
c. Tiago 1:5 " Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada"
d. Ló não buscou o conselho de Deus e no capítulo 19, o vemos relutante em seguir o conselho de Deus quando é dado a ele.
e. Na maioria das vezes deixamos de procurar o conselho de Deus, porque não queremos ouvir a resposta.

II. Cercou-se de influências mundanas.

A. Gênesis 13:11-12 "E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma”.
B. Ló começou caminhando nessa direção geral das cidades da planície. Ele não se moveu imediatamente para a cidade. Ele queria as conveniências do mundo, mas queria ficar de fora.
C. Era uma espécie de pseudo-separação. "Uma vez que a nossa direção está definida, nosso destino também está determinado, por agora é só uma questão de tempo... Algumas decisões podem não parecer muito significativas, mas define um curso específico para nossas vidas. A decisão pode não parecer muito importante, mas o resultado final pode ser terrível e trágico".
D. 2 Coríntios 6:17 "Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei"
E. Os cristãos que gostam de viver na periferia do mundo em breve serão atraídos por suas seduções. Com o passar do tempo, os cristãos tornam-se confortável com o mundanismo e suas recompensas temporárias. Quanto mais tempo o mundanismo tiver o controle de seus corações, os cristãos são menos propensos a buscar a santidade.
F. “Se você colocar um sapo na água fervente, ele irá imediatamente saltar para fora, mas se você colocá-lo em água fria e, lentamente, aumentar o calor, o sapo vai aclimatar-se ao aumento da temperatura e estará embalado para a sua morte"
G. 1 Coríntios 5:6 "Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?”.

III. Ele confiou no mundo para a sua rede de segurança

A. Gênesis 19:1-3 "Â tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra, e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite. Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram".
B. Ló gradualmente foi se movendo dos campos para a cidade de Sodoma.
C. Em algum lugar entre 14 e 24 anos antes, encontramos Ló sentado à porta de Sodoma, Gênesis 14 diz-nos que o rei de Elão e seus aliados lutaram contra os reis das cidades do vale de Sidim e tomou Ló e sua família em cativeiro junto com o povo da cidade.
D. Ló sentou-se como o porteiro. Muitos supõem que esta era uma indicação de que Ló era o equivalente a um vereador da cidade. Se ele estava lá em caráter oficial ou era apenas uma parte dos assuntos e do comércio que eram discutidas e transcorriam lá não sabemos. O ponto é que ele está totalmente integrado na cidade. Embora fora do lugar ele se sentia salvo e seguro lá.
E. Isaías 31:1 "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos, e têm confiança em carros, por serem muitos, e nos cavaleiros, por serem muito fortes; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor”
G. Salmo 106:12 "Dá-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem"
H. Provérbios 21:31 "... a segurança é do Senhor"

IV. Ele incutiu os valores errados em sua família

A. Gênesis 19:4-8 "Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos. Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente; eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado"
B. Ló procurou apaziguar os homens de Sodoma, de modo que a hospitalidade de sua casa não fosse prejudicada, mas ele faz a escolha errada ao oferecer suas próprias filhas.
C. Vivendo uma vida comprometida Ló enviou mensagens contraditórias à sua família, ele perdeu toda a sua influência sobre seus genros. Sua esposa em rebelião e orgulho desobedeceu a Deus e foi destruída. Suas filhas o embebedaram e tiveram um relacionamento incestuoso com ele.
D. Ló totalmente por suas escolhas não conseguiu liderar sua família ou incutir-lhes os valores morais.
E. Provérbios 11:29 "Quem perturba a sua própria casa herdará o vento"
F. Provérbios 22:6 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele"

V. Ele ignorou trabalho do Senhor em seu coração.

A. 2 Pedro 2:6-8 "se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles);"
B. De acordo com Pedro, mesmo após anos de exposição à maldade dos habitantes de Sodoma, a consciência de Ló lhe doía por aquilo que ele testemunhou.
C. Contrariou sua alma justa - sentiu sua alma justa atormentada.
D. Ele ignora este fogo dentro da sua alma pela justiça; Deus teve que forçá-lo a sair de Sodoma.
E. Gênesis 19:16 "Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade"

Alguém já disse: "Aquele que escolhe o começo de um caminho escolhe o lugar que ele conduz"
As escolhas que fazemos determinam o caminho que andamos e o nosso destino.
As escolhas que fazemos determinam o prazer que experimentamos na vida.
As escolhas que fazemos irá determinar a influência que temos sobre os outros.
As escolhas que fazemos irá determinar que tipo de caminhada teremos com o Senhor.

Como você vai escolher?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Demorando em Sodoma Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, março 20, 2013 Rating: 5

Um comentário:

  1. Todas essas palavras são muito sábias; muitas vezes deixamos de consultar ao senhor por medo de que sua resposta seja diferente daquilo que queremos ouvir, e acabamos por fazer escolhas erradas , tendo assim que fazer uma colheita ruim cheia de frutos estragados. Que essa palavra permaneça na mente e no coração dos leitores e que possamos a cada dia nos aproximar de Deus e buscar n'Ele a direção certa para nossos caminhos. Eliana de Souza - SP

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.