A sua consciência pode ser seu guia?

A sua consciência pode ser seu guia?Texto: 1 Timóteo 1:18-20
Introdução: As pessoas costumam dizer: "Deixe sua consciência ser seu guia", mas é a coisa sensata a fazer?
A verdade é que algumas pessoas têm arruinado suas vidas seguindo consciências danificadas. Esse foi o caso de vários homens da igreja em Éfeso que estavam ensinando falsas doutrinas e levando as pessoas a se desviarem, e muitos "naufragaram" (1 Timóteo 1:18-20).

Como eles, cada vez que desobedecemos ao Senhor, estamos caminhando para o desastre. Deus vai nos disciplinar, a fim de devolver-nos a Si mesmo, mas se seguirmos Seu plano, esta dor pode ser evitada.[post_ad]

I. Deus deu a cada um de nós o dom universal da consciência

- Uma capacidade interna de discernir a diferença entre o certo e o errado. Ele opera de acordo com o quão bem ela foi programada:
A. Individualmente: A formação de sua consciência começou quando você era uma criança, e este processo continua com cada escolha que você faz. Quando seus pais lhe ensinaram comportamentos adequados, eles foram programando sua consciência e ajudando-o a distinguir entre o certo e o errado. Ao longo de sua vida, muitas pessoas influenciaram o desenvolvimento da sua consciência positiva ou negativamente.
B. Corporativamente: Toda sociedade tem uma consciência corporativa que determina o que é aceitável. É por isso que, quando os líderes e cidadãos de um país se afastam dos padrões de Deus, a nação sofrerá naufrágio, a menos que mude de direção. É por isso que os crentes são chamados a se levantar e ser uma boa influência.
C. Divinamente: Quando Deus criou Adão e Eva, Ele projetou-os para obedecer-Lhe. Esse foi o sistema de valores destinados a governar o seu comportamento. Quando eles pecaram, um alarme interno disparou, e eles tentaram se esconder dele, porque se sentiam culpados. Todo mundo possui o mesmo sistema de alerta. De acordo com Romanos 1:19, "O que é conhecido sobre Deus é evidente entre eles, porque Deus tornou evidente para eles."

II. O propósito de sua consciência não é guiá-lo.

As Escrituras nunca aconselham os crentes a seguir somente suas consciências, porque sua condição e confiabilidade podem variar. Na verdade, ela é descrita em ambos os sentidos positivo e negativo ao longo da Bíblia. Pode ser:
A. Boa (1 Timóteo 1:19).
B. Limpa (2 Timóteo 1:3)
C. Irrepreensível (Atos 24:16)
D. Fraca (1 Coríntios. 8:7-12)
E. Contaminada (Tito 1:15)
F. Má (Hebreus 10:22)
G. Cauterizada (1 Timóteo 4:1-2)

III. A verdadeira fidelidade de sua consciência é determinada pela sua programação e seu consentimento para acatá-la.

Paulo advertiu os crentes a se protegerem contra uma consciência insensível, que está cauterizada "como com um ferro em brasa" (1 Timóteo 4:2). Depois de ter dito repetidamente "sim" ao pecado, você não vai mais sentir convicção porque o sino foi silenciado.

IV. Apenas uma boa consciência nos protege.

O alarme que soa inquietante dentro de nós quando estamos contemplando uma má decisão é a maneira do Senhor de nos proteger de escolhas erradas. Quando a Palavra de Deus, o Espírito Santo, e a consciência trabalham juntos, você tem uma poderosa proteção e sistema de orientação.

V. Você pode confiar em sua consciência sob certas condições.

Apesar da falta de confiabilidade geral da consciência, se estas qualidades estão presentes, você pode confiar em suas mensagens porque ela foi transformada e alinhada com a vontade de Deus:
A. Quando Cristo é o seu Salvador e Senhor
B. Quando a Palavra de Deus é a base de sua conduta
C. Quando você tem um forte desejo de obedecer ao Senhor
D. Quando você considera em oração suas decisões
E. Quando sua consciência instantaneamente emite um alarme quando você considerar um pensamento errado ou ação
F. Quando você sentir culpa imediatamente após ser desobediente
G. Quando você é obrigado a se arrepender de seu pecado

Conclusão: Que tipo de consciência você tem? É aquela que é sensível ao Senhor e à Sua Palavra, ou você não ouve os avisos?

Embora a gente possa querer racionalizar, defender ou desculpar nossos pecados, Deus quer que sejamos verdadeiros, confessá-los e deixá-Lo nos reprogramar para fazer nossa consciência limpa e forte. E então, podemos experimentar a verdadeira paz, alegria e segurança.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A sua consciência pode ser seu guia? Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, novembro 12, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.