Como vencer o desânimo

Como vencer o desânimoTexto: Jeremias 20:7-12
Introdução: Na sociedade que vivemos que é de mais de sete bilhões de pessoas, todos nós seres humanos passamos por circunstâncias difíceis; e desanimamos.
1. Ninguém pode dizer que jamais adoeceu, por que todos nós já adoecemos pelo menos uma vez.
2. Ninguém pode dizer que jamais se entristeceu, por que todos nós já nos entristecemos mais de uma vez.
3. Ninguém pode dizer jamais desanimei, porque todos nós alguma vez nos sentimos desanimados.
Todos nós passamos por dificuldades; no aspecto econômico, aspecto de saúde e nos desanimamos.
Assim também, na área espiritual passamos circunstancias que são difíceis, que nos desanimam.[post_ad]Toda pessoa pode vencer o desânimo.

Neste texto de Jeremias 20:7-12 encontramos o segredo para vencer o desanimo.

I. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não escutando o que outros dizem negativamente. V. 10.

A. Murmuração do grego (Gonguzo) murmúrio, murmurar, dizer algo em tom baixo. Falar entre os dentes, manifestar queixa ou desgosto por alguma coisa.
B. Jeremias 20:10 “Porque ouvi a murmuração de muitos”, esta expressão de Jeremias reflete a razão, o motivo que o levou a um estado de desanimo profundo.
C. Ilustração: a Bíblia apresenta exemplos de pessoas que não deram ouvidos ao que outros falaram de forma negativa contra eles (Davi - Golias; Bartimeu o cego, Ana mãe de Samuel, etc.).
D. Aplicação: Você e eu devemos aprender desta expressão do profeta, que nos ajuda a não dar ouvidos o que os outros falam negativamente de nós.

II. Toda pessoa pode vencer o desanimo, não esquecendo de quem o chamou. V. 9.

A. Chamar do grego (Epikaleo, Klesis) significa ser chamado pelo nome, escolhido.
B. Jeremias 20:9 “Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome...”.
1. Esta é uma magnífica expressão da luta em que se debatia a alma do profeta: por um lado, o desejo de abandonar um ministério que só lhe produzia sofrimentos; e por outro, a impossibilidade de resistir a uma compulsão interior muito mais forte que ele.
C. Ilustração: Amós: 3:8; I Coríntios 9:16. “Pois se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar; pois sobre mim pesa essa obrigação; porque aí de mim se não pregar o evangelho!”; (Moisés, Ministros, famílias, etc.).
D. Aplicação: Nós nunca devemos nos esquecer de quem nos chamou; de quem teve misericórdia de nós quando não éramos nada e nem ninguém.

III. Toda pessoa pode superar o desanimo, reconhecendo que Deus sempre lhe dará vitória. V.11.

A. Vitoria do grego. (Niké, Nikao) Conquistar, superioridade, vantagem ou triunfo que se consegue contra o oponente em uma disputa.
B. Exemplo: Jeremias 20:11 “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpetua, que jamais se esquecerá”
C. Ilustração: Na Bíblia há exemplos de pessoas que conquistaram a vitória colocando toda sua confiança em Deus. Ex. Moisés, Elias, Davi, Samuel, Paulo.
D. Aplicação: Da mesma maneira, você e eu devemos colocar toda nossa confiança na obra poderosa de Cristo na Cruz do Calvário; na cruz ele obteve por nós uma vitória total.

Conclusão: Ao concluir este sermão quero mais uma vez enfatizar que toda pessoa pode superar o desanimo; não dando atenção ao que os demais digam negativamente, não se esquecendo de quem nos chamou e reconhecendo que aquele que nos chamou sempre nos dará a vitória sobre qualquer problema.
Portanto, devemos superar o desanimo como os grandes homens de Deus que também desanimaram, mas que confiaram em Deus; receberam novas forças e assim seguiram adiante lhe servindo.

Querido irmão, este é o momento de sair desse estado no qual você se encontra, somente creia, confie em Deus e Ele lhe dará vitória total.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como vencer o desânimo Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, agosto 10, 2012 Rating: 5

Um comentário:

  1. Eu tô nessa situação. Fiquei mais de cinco anos afastado da igreja, eu era obreiro(diácono), fui me desanimando e acabei desistindo do evangelho, retornei a cerca de seis meses e penso em parar denovo, já faz mais de duas semanas que nao vou ao culto porque nao me via com vontade alguma de ir então pensei em só ir quando eu estivesse com vontade porque não me sinto bem. Me vejo todo dia sendo repudiado por todos. Talvez para alguns seja fácil mas para mim não tem sido, sei da chamada para a minha vida mas não consigo mais lutar, já orei e derramei tantas lágrimas pedindo a Deus que me ajude mas o desânimo persiste. Ganhei uma oportunidade na igreja para ir a frente mas não quis e sei que devia ter ido mas eu me sinto tão pra baixo que achei que se fosse lá na frente eu iria falar coisas que não devia então não fui. O pastor de minha igreja até me ligou mas fui sincero com ele que eu ando sem vontade de ir a igreja ele pediu para que eu fosse no próximo culto para conversar comigo, vou ver se eu conseguir. Bom, isso é só um pequeno desabafo meu.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.