O comprometimento da visão espiritual

O comprometimento da visão espiritual
Não havendo visão [nenhuma revelação redentora de Deus] o povo perece; porém o que guarda a lei, [de Deus, que inclui a do homem] esse é bem-aventurado (feliz, afortunado e bem sucedido) Provérbios 29:18 (Bíblia literal do texto tradicional anotada)
“Where [there is] no vision, the people perish: but he that keepeth the law, happy [is] he” (King James version)
Sin visión [profética] el pueblo perecerá; mas el que guarda la ley es bienaventurado(Spanish Sagradas escrituras Version Antigua)
Provérbios 29:18 tem sido frequentemente usado para referir-se as consequências de não olhar para além das circunstâncias do momento, muitas vezes, aplicando este texto para nação, situações pessoais, igrejas locais, e etc.[post_ad]Ninguém questionaria que tais aplicações podem justificadamente ser aplicadas de forma alternativa ou secundária.

Mas, no contexto bíblico diz respeito às consequências da falta de visão espiritual em relação com a revelação redentora de Deus. É sobre esta deficiência da visão espiritual ou o comprometimento dessa visão, que vamos abordar hoje. Estamos todos familiarizados com cataratas que afetam os olhos físicos. Vamos usar esta analogia na mensagem de hoje.

[A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal]

A mensagem do poder redentor do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é pregada por toda a terra através de nossos púlpitos, TV, rádio, livros, folhetos, etc..

Então, por que a visão espiritual de tantos está prejudicada?

I. Algumas razões pelas quais o comprometimento da visão espiritual existe:

A. As “cataratas” espirituais das prioridades equivocadas. Isso acontece quando nós não "buscamos primeiro o reino de Deus e Sua justiça" Mateus 6:33.
B. Pode ser a "catarata" dos prazeres mundanos: Paulo escreveu: "Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente" (2 Timóteo 4:10)
C. Pode ser a "catarata" do reconhecimento mundano: Jesus disse: "GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que [está] nos céus". Mateus 6:1
D. Pode ser a "catarata" do ganho mundano. "Para que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma" Mateus 16:26  

II. Áreas de visão espiritual em que precisamos ver claramente:

A. Nossa visão interna:
Todos nós já ouvimos dizer que devemos tentar nos ver como os outros nos veem, mas o que realmente precisamos fazer é ver a nós mesmos como Deus nos vê! A Bíblia diz: "... o homem olha para a aparência, mas o Senhor olha o coração" 1 Samuel 16:7
B. Nossa visão vertical:
Passamos tanto tempo procurando em torno de nós que não encontramos tempo para olhar para cima! Isaías disse: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu [manto] enchia o templo" Isaías 6:1.
C. Nossa visão horizontal:
Precisamos ver a humanidade em sua necessidade de salvação, a sua necessidade de comunhão com Deus e Sua igreja, e as suas necessidades materiais. Tiago escreveu: "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” Tiago 2:15-17
D. Nossa visão periférica:
Paulo admoestou Timóteo para "estar atento em todas as coisas" (2 Timóteo 4:5) Pedro acrescenta uma advertência a mais para os "eleitos" (1 Pedro 1:2) que pertence à este aspecto de nossa visão espiritual. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8)

III. A consequência da visão espiritual prejudicada:

A. "O povo perece" Caim perguntou a Deus: "sou eu o guardião de meu irmão" (Gênesis 4:9) Para o cristão, a resposta é um sonoro "Sim, nós somos!" (Marcos 16:15)
 
Conclusão:

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O comprometimento da visão espiritual Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, fevereiro 17, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.