Transformando nossa crise numa oportunidade

Transformando nossa crise numa oportunidade
Texto: Gênesis capítulos 37-50
Introdução: Como você responde a uma crise?
Muitas vezes, deixamos de ver o sofrimento com uma perspectiva eterna. Em algum momento, todos nós vamos enfrentar dificuldades, perdas e circunstâncias dolorosas. Mas o nosso Pai celestial sempre tem um propósito para a adversidade em nossas vidas, e podemos lucrar com isso, se respondermos corretamente. 
O patriarca do Antigo Testamento, José experimentou dificuldades, mas ele aprendeu a reagir com sabedoria.
Com o seu exemplo, podemos entender como transformar nossas crises em oportunidades.

I. Sete crises na vida de José. Ele foi...

A. Odiado por seus irmãos (Gênesis 37:1-17): Como o filho favorito de Jacó, ele piorou as coisas ao dizer aos seus irmãos que eles iriam se curvar diante dele um dia.[post_ad]B. Lançado em um poço (Gênesis 37:18-24): Apesar de desamparado, ele se lembrou da promessa de Deus para o futuro. Isso significava que o Senhor não permitiria que ele morresse.
C. Vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:25-36): Em vez de se rebelar contra seus captores, José aproveitou da situação e aprendeu sobre a cultura egípcia e a linguagem, confiando que Deus tinha um propósito ao permitir tais dificuldades.
D. Forçado a trabalhar como um escravo para Potifar, chefe da guarda pessoal de Faraó (Gênesis 39:1-6): Lá, ele aprendeu como uma família egípcia funcionava. Embora como um hebreu e um escravo, José foi considerado inferior, ele obteve o conhecimento sobre como gerenciar uma casa grande e próspera.
E. Alvo de sedução pela mulher de Potifar (Gênesis 39:7-20): Apesar do custo, José permaneceu fiel a Deus. Através dessa crise, José descobriu sua própria força para resistir à tentação e demonstrou a profundidade de sua devoção ao Senhor.
F. Enviado para a prisão injustamente por recusar os avanços da mulher de Potifar (Gênesis 39:20-23): Mesmo que José foi injustiçado, ele foi obediente às autoridades e tratou os outros com gentileza.
G. Convidado a interpretar o sonho do Faraó (Gênesis 41:15-16): Quando José explicou que a fome viria após sete anos de abundância, ele aconselhou Faraó a se preparar, armazenando comida durante os anos de abundância. Em resposta, o governante promoveu-o como o segundo no comando de todo o Egito e colocou José encarregado de administrar o armazenamento de alimentos. Por que José foi preparado para essa responsabilidade? Ele tinha usado cada crise em sua vida como uma oportunidade para se tornar uma pessoa mais sábia, mais piedosa.

II. Como transformar uma crise numa oportunidade.

A. Confiando que Deus está trabalhando tudo em sua vida para o seu bem (Romanos 8:28).
B. Creia que o Pai celeste está no controle de tudo.
C. Aceitando que os caminhos do Senhor são mais altos do que os nossos (Isaias 55:8-9).
D. Recusando-se a fazer julgamentos precipitados no meio de uma crise.
E. Concentrando-se no Pai, em vez das circunstâncias. Meditar sobre as Escrituras, que alimenta a sua consciência do amor incondicional de Deus e da presença reconfortante.
F. Evitando fixar-se na dor. É normal sentir a dor da perda e do sofrimento, mas em vez de fixar-se em a dor, ir para a fonte de força; Deus.
G. Lembrando-se das crises passadas e as oportunidades que se seguiram. (Veja Romanos 8:29).
H. Deixando a ira imediatamente (Efésios 4:26).
I. Submetendo-se à vontade de Deus.
J. Demonstrando um espírito de gratidão.
K. Determinando ver a prova como uma oportunidade de ver Deus trabalhando.
L. Recusando-se a ouvir as interpretações não bíblicas da situação.
M. Permanecendo em constante oração, ouvindo as instruções do pai. Deus usará frequentemente as dificuldades para atraí-lo para mais perto de Si.
N. Não se entregue às emoções flutuantes.
O. Obedeça a Deus e deixe todas as consequências com ele. Você não pode dar errado ao confiar nele com toda a sua vida.
Conclusão: Você está enfrentando uma crise hoje? Se assim for, o Senhor quer usá-la para desenvolver suas habilidades, reforçar o seu caráter, e atraí-lo para mais perto Dele. Minha oração é que você se renda à graça e o amor do Pai, mesmo no meio da adversidade. Então você será capaz de transformar cada crise de sua vida em uma incrível oportunidade de vê-lo trabalhar.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Transformando nossa crise numa oportunidade Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, dezembro 24, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.