Seu crescimento espiritual

Seu crescimento espiritual
Texto: Salmo 139:1-4,17-18, 23-24
Introdução: A salvação é apenas o começo de um relacionamento com Deus.
Depois de chegar à fé em Cristo, uma pessoa deve desenvolver uma amizade mais profunda com o Pai, aprender a verdade mais espiritual, e começar a servir ao Senhor. 
Não importa a quanto tempo um crente foi salvo, sua vida deve ser caracterizada por um crescimento espiritual.

I. O pedido.

1. Nossa petição: Em uma base regular, devemos pedir ao Senhor para examinar nossas vidas (Salmo 139:1-4, 23-24) e revelar Sua perspectiva (Salmo 139:17-18).[post_ad]Deus vai nos mostrar relações que não estão certas, áreas onde não estamos mais crescendo, e distrações que impedem nossa caminhada com Deus.
2. Nossa motivação: A nossa determinação de obedecer ao Pai pode ser reforçada quando compreendemos as consequências de escolhas pecaminosas (Salmo 139:19-22).
3. Nossa certeza da resposta de Deus: O Senhor deseja revelar nossas fraquezas para que possamos andar com mais retidão (Jó 23:10).

II. Os requisitos

1. Humildade: Precisamos de boa vontade para olhar para dentro e a luz do Espírito Santo para revelar aspectos positivos e negativos do nosso caráter.
2. Honestidade: O Espírito de Deus nos mostra a verdade sobre nós mesmos (1 Coríntios 2:10-11). Quando Ele traz algo para a superfície, não tente racionalizar seu pecado ou inventar desculpas para seu comportamento.
3. Paciência: Em bondade, o Senhor revela nossas atitudes erradas e ações pouco a pouco. Assim como levou décadas para você se tornar um adulto, vai levar tempo para crescer espiritualmente.
4. Coragem: Você nunca vai se tornar a pessoa que Deus quer que você seja até que você pedir a Ele para examinar o seu coração. Você pode parecer saudável do lado de fora, mas abrigar o pecado irá destruir a sua paz e alegria.

III. As razões que resistimos ao exame.

1. Medo de descobrir a verdade sobre nós mesmos: Pode ser assustador quando Deus revela o nosso pecado. Dr. Stanley teve que pedir perdão por sua atitude para com o seu padrasto, que tinha sido um marido abusivo.
2. Medo do que o Senhor pode exigir: Não se recuse a ouvir as instruções de Deus, ou você vai limitar o seu crescimento espiritual. O Senhor irá fortalecê-lo e ajudá-lo a obedecê-Lo (João 15:4-5).

IV. As recompensas

1. Remoção de bloqueios espirituais: Diga ao Pai: "Senhor, me sonda. Revela o meu coração e me mostra como Lhe obedecer" Ele será fiel a revelar o que dificulta sua caminhada com Deus.
2. Maior intimidade com Deus: Quando a sua consciência está limpa, você vai experimentar uma amizade mais íntima com o Senhor.
3. Um preenchimento mais profundo: Não só o seu relacionamento com Deus deve ser saudável, mas Ele também vai pedir-lhe para acertar as coisas com outras pessoas. Você vai experimentar mais paz, contentamento e alegria.
4. Aumento da prioridade do tempo com Deus: aqueles que permitem que o Pai examine seus corações dará lugar em suas agendas para estudar as Escrituras e orar.
5. Energia renovada: preocupação, ressentimento, medo e outras atitudes ímpias drenam a nossa energia. Quando nos tornamos espiritualmente saudável, servir a Deus é uma alegria em vez de um dever.
6. Liberdade espiritual: Algumas pessoas passam pela da vida infelizes culpando a outros indivíduos, a sociedade, ou as circunstâncias. Mas Deus pode mostrar-lhe como ser feliz e perdoado, independentemente de sua situação.
Conclusão: Talvez o seu crescimento espiritual estagnou. Ou talvez você simplesmente deseja se certificar que seu coração está limpo diante do Pai. Em ambos os casos, ore como o rei Davi orou: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me me e conhece os meus pensamentos; vê se há algum caminho perverso em mim, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmo 139:23-24). O Espírito Santo vai revelar o que impede a sua caminhada com Deus e mostrar o caminho para a liberdade. Vamos iniciar hoje uma temporada nova e fresca do crescimento espiritual.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Seu crescimento espiritual Reviewed by Aldenir Araujo on quinta-feira, dezembro 22, 2011 Rating: 5

2 comentários:

  1. Nestes dias de frieza espiritual, ausência de Deus nas igrejas, mensagens como esta nos faz retornar à prática das primeiras obras. Afinal quem em são juízo não quer uma vida espiritual abundante?
    Tenho sido grandemente tocada por estas mensagens.
    Deus continue te abençoando e te usando.

    ResponderExcluir
  2. @Rebeca Persi
    Obrigado querida pelo seu comentário. Fico muito feliz de saber que sua vida tem sido abençoada com as mensagens postadas aqui. Meu desejo é que você cresça a cada dia na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.