Sabedoria para as provas da vida

Sabedoria para as provas da vidaTexto: Tiago 1:1-12
Introdução: Em tempos de provação e sofrimento, muitas pessoas perguntam: "Se Deus é amoroso, por que Ele permite que as pessoas sofram?" 
Algumas pessoas acreditam que sofremos porque Deus não está envolvido no mundo que Ele criou. Outros dizem que somos vítimas do destino ou acaso. No entanto, a única resposta exata a esta pergunta pode ser encontrada na Palavra de Deus.

I. Todas as provas são evidência de que Deus está trabalhando em nossas vidas.

Elas podem vir de várias fontes.[post_ad]A. Nós mesmos. Muitas vezes, tomamos decisões que não são sábias ou saudáveis. Qualquer coisa que não está de acordo com o plano e o propósito de Deus em nossas vidas é garantido que vai trazer problemas.
B. Outras pessoas. Às vezes, outros podem ser responsáveis ​​por nossas provações. Pedro nos adverte que não devemos ficar surpresos com a "provas de fogo" que surgem em nosso caminho (1 Pedro 4:12).
C. O mundo caído. Porque o pecado entrou no mundo através de Adão e a desobediência de Eva, devemos lidar com as consequências disso em nossas vidas.
D. Satanás. Muitas pessoas querem acreditar que o diabo não é real, mas ele está presente em toda a Bíblia. Ele tentou Jesus no deserto (Mateus 4:1-8), a traição colocada no coração de Judas Iscariotes (João 13:2), continua a causar problemas em nossas vidas também.
E. Deus. Algumas provas são enviadas por Deus, e algumas são permitidas por ele. Quando fazemos escolhas que não agradam a Deus, devemos esperar um julgamento. No entanto, Ele também pode enviá-los quando estamos sendo obedientes para nos dar sabedoria e discernimento. É por isso que devemos "ter motivo de grande alegria", porque as provas são evidência que Deus está trabalhando em nossas vidas.

III. Devemos ser cuidadosas para evitar atitudes e respostas erradas as provas.

A. Experimentar culpa falsa. Às vezes, Deus envia a adversidade para projetar algo para o nosso bem, não por causa de algo que temos feito. É por isso que é essencial buscar sabedoria na Palavra de Deus e na oração.
B. Acreditar que as provas são desnecessárias ou sem sentido. Nunca devemos pensar que as coisas em nossas vidas não tem nenhum propósito. Isso só leva à frustração e ansiedade, em vez de alegria.
C. Culpar a Deus ou aos outros. Uma resposta comum às provas é o de colocar a culpa. Isso ocorre porque nós não entendemos completamente seus caminhos, e somos "impelidos e agitados pelo vento” por causa da dúvida (Tiago 1:6).
D. Sentir-se impotente e derrotado. Se acreditamos que temos que sobreviver com nossas próprias forças, começamos a nos sentir incapazes. Somente se nós confiarmos no poder de Deus podemos experimentar a vitória.
E. Buscar alívio nos lugares errados. Muitas pessoas recorrem ao álcool, drogas ou casos extraconjugais para alívio diante de provações. No entanto, quando usamos soluções do mundo, acabamos fazendo a coisa errada.
F. Incompreensão da finalidade para provas. Os cristãos devem ver as provas como uma oportunidade para Deus trabalhar em suas vidas e se alegrar no conhecimento que eles estão amadurecendo em sua fé.
G. Sentir-se como uma vítima. Deus está no controle absoluto de tudo, por isso é impossível nós sermos vítimas. Deus sempre nos permite superar nossos desafios.

IV. Quais são os propósitos de Deus para as provas?

A. Testar a nossa fé e provar que ela é genuína.
B. Testar nossa devoção a Cristo e medir nossa obediência.
C. Purificar e santificar-nos.
D. Dar a si mesmo a oportunidade de mostrar seu amor e poder.
E. Produzir o caráter cristão em nós.
F. Equipar-nos para ser uma bênção para outros.

V. Para se ter a resposta adequada aos nossos desafios, devemos sempre nos lembrar que...

A. Deus controla a sua extensão e intensidade.
B. Deus tem um propósito específico para eles.
C. Deus lhes desenha para fins específicos.
D. Eles vão provar ser bom se nós respondemos em fé.
E. Eles podem reforçar a nossa fé.
F. Eles nos permitem mostrar a perseverança sob pressão.
G. Eles vão desenvolver o caráter de Cristo em nós.
H. Eles nos ajudam a medir o nosso progresso espiritual.
I. Deus caminha conosco através deles.
J. Por meio de Sua graça e poder, vamos superá-los.

Conclusão: As lutas e feridas são inevitáveis, enquanto estamos na terra, mas podemos escolher como responder a elas. Podemos reagir negativamente, ou podemos confiar no Senhor e ver a sua mão trabalhando em nossas vidas para sempre. Como crentes, temos sempre o Pai para nos assistir através de todas as nossas dificuldades.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Sabedoria para as provas da vida Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, dezembro 28, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.