Como ser cumpridores da palavra

Como ser cumpridores da palavra
Texto: Tiago 1:19-25
Introdução: Um homem que entrava na igreja atrasado, perguntou a um dos porteiros, “o sermão já foi pregado?" O porteiro respondeu: "O sermão foi pregado, mas ainda tem que ser praticado" que resposta! 
A palavra de Deus não é apenas para ser pregada. É para ser praticada. Não é apenas para ser recebida, é destinada para ser cumprida! O livro de Tiago dá-nos o procedimento passo a passo?

1. Preparação

[post_ad]Leia Tiago 1:19-20. A frase "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos" é um chamado para a preparação do ouvinte ou leitor. Há três coisas que eu preciso ter o cuidado de fazer; sempre que ouço ou leio a palavra de Deus.
A. Pronto para ouvir: Ouvir é uma disciplina que se deve cultivar. Eu preciso manter uma atitude de ouvir e de ter um espírito ensinável. Você sabe que há certos sermões que as pessoas não querem ouvir: Dízimo, questões morais, etc.
B. Tardio para falar: Criticar o pregador, buscando detectar erros teológicos e doutrinários, problemas com o estilo de apresentação, comparar pregadores e interromper o pregador são algumas coisas que nos impede de escutar.
C. Tardio para irar-se: refere-se a atitude de raiva. Você não pode ouvir um pregador a quem você não gosta. "Um espírito irado nunca ouve um espírito ensinável".

2. Recepção

Leia Tiago 1:21. Algumas pessoas perguntam por que a sua igreja local está em uma condição não avivada. Uma igreja que não é receptiva bloqueia o mover do Espírito de Deus. Tiago identifica toda imundícia moral e o mal como as causas da atitude não receptiva.
A. Se livrar de toda sujeira moral (atitudes e comportamentos ofensivos) e maldade (traduzido como "malícia" em 1 Pedro 2:1)
B. A Bíblia diz: "Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações" Tiago 4:8
C. Eu tenho duas escolhas. Arrogantemente resistir ao poder transformador da palavra ou humildemente aceitá-la e deixá-la me mudar.

3. Ação

Leia Tiago 1:22-25. O homem que não pratica o que ouviu é como um homem que olha (em grego: katanoeo - observar totalmente) no espelho e logo após se esquece da sua aparência.
A. Eu sou mais responsável do que as pessoas que não ouviram; porque ouvi e sei o que Deus espera de mim.
B. A palavra de Deus tem poder para me buscar e transformar todo o meu ser, (Hebreus 4:12)
C. Ser um praticante desta palavra significa conscientemente permitir a sua força transformadora mudar meus pensamentos, atitudes, ações, palavras, minhas reações a situações e pessoas.
Conclusão: As Escrituras define claramente a diferença entre praticantes e não praticantes da palavra. Verifique se você precisa se ajustar.
A. Cumpridores são pessoas de sabedoria. Eles encontram força na palavra de Deus nos tempos tempestuosos. Na Bíblia; não cumpridores são chamados de loucos e, quando as dificuldades vêm caem imediatamente, (Mateus 7:24-27).
B. Cumpridores herdarão a vida eterna. Os outros serão condenados, (Mateus 13:24-30)
C. Cumpridores são pessoas de integridade. Não cumpridores são hipócritas, (Mateus 23:13)

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser cumpridores da palavra Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, novembro 09, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.