Sete edições da revelação de Deus

Sete edições da revelação de Deus
Texto: Salmos 12:6-7
Introdução: Uma "edição" é uma série de questões do mesmo livro impresso em momentos diferentes, com adições posteriores e mudanças incluídas. A revelação de Deus através da Sua palavra não foi emitida de uma só vez, mas sim dada progressivamente.
No curso da história do homem, Deus revelou suas leis, mandamentos e convênios através de Suas palavras.
Hoje, vamos lidar com a revelação de Deus tal como se desenvolveu durante todas suas sete edições.

1. Primeira Edição - Escrito na natureza. Salmo 19:1-3.

[post_ad]Um homem não salvo não pode descobrir um Deus invisível usando seus cinco sentidos. Mesmo porque seu coração e entendimento estão obscurecidos em virtude de sua natureza corrupta (Efésios 4:18). Portanto, o Senhor apresenta uma revelação geral de Si mesmo ao homem através da natureza. Aqueles que não ouviram falar de Cristo e do Evangelho ainda pode "ver e ouvir" Deus através da marca parcial, mas clara que Ele deixou na natureza (Salmo 97:6). Por isso, povos não alcançados dos confins da terra são ainda responsáveis ​​e sem desculpa diante de Deus (Romanos 1:20, 25).

2. Segunda Edição - Escrito nos corações. Romanos 2:14-15.

Embora gentios só possuam um conhecimento parcial de Deus através da natureza, eles são capazes de perceber o bem e o mal através da sua consciência. Mesmo sem conhecimento formal dos Dez Mandamentos, o mais primitivo dos homens tem luz suficiente moral para saber que fazer trapaça, mentir, roubar e matar é errado. Eles são responsáveis ​​perante Deus e serão julgados de acordo com suas normas morais reconhecidas (Romanos 2:12).

3. A Terceira Edição - Escrito em tábuas de pedra. Êxodo 24:12; 31:18.

Isto foi na língua hebraica. Os filhos de Israel foram mais privilegiados, pois tinham uma melhor revelação. Não só eles tinham um conhecimento de Deus através da natureza e da consciência, mas também literalmente, ouviram a voz de Deus (Êxodo 20:19, 22) quando Deus falou com eles desde o Monte Sinai e do céu. Deus mesmo emitiu Seus divinos mandamentos em tábuas de pedra, escritas pelo Seu próprio dedo! Com os filhos de grande privilégio de Israel surgiu sua grande responsabilidade de viver pelas leis de Deus (Êxodo 24:3, 7).

4. A Quarta Edição - Escrito no Antigo Testamento. Lucas 24:44-45.

Esta edição da revelação de Deus é registrada em 39 livros hebraicos classificados em três divisões principais, a saber: a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos. Note-se que NUNCA o Senhor Jesus Cristo incluiu os livros apócrifos em Sua identificação do Antigo Testamento as "escrituras." Deus fez uma aliança exclusiva com Israel, que foi selada com sangue animal. Assim, os judeus se tornaram os guardiões da palavra de Deus (Romanos 3:1-2).

5. A quinta edição - Escrito na pessoa de Cristo. Hebreus 1:1-3.

Jesus é uma revelação muito especial de Deus para o homem. Ele é a Palavra que "se fez carne e habitou entre nós" (João 1:1, 14); "Deus... manifesto na carne" (I Tim 3:16.); E a imagem "visível do Deus invisível" (Col. 1:15; João 14:9). Como Deus o Filho, Ele se humilhou e se fez homem para que Ele pudesse derramar Seu precioso sangue e morrer pelos nossos pecados no Calvário (Filipenses 2:8 - Efésios 1:7).

6. A Sexta Edição - Escrito em toda a Bíblia. II Timóteo 3:16-17.

Toda a Bíblia cristã é uma coleção de 66 livros escritos originalmente em hebraico (AT) e grego (NT). Agora nós, os cristãos temos uma superior e mais completa revelação de Deus que os judeus. Não só temos a Lei, os Profetas e os Salmos, mas as próprias palavras de Cristo e os escritos de seus apóstolos. Portanto, "temos também uma palavra mais certa de profecia" (II Pedro 1:19 a).

7. A Sétima Edição - Escrito na vida do cristão. II Coríntios. 3:2-3.

Existem milhares de traduções da Bíblia em português e outras línguas do mundo. No entanto, a tradução melhor e bem lida de todas é - o cristão! Como Cristo (o Verbo que se fez carne), temos de "traduzir" as escrituras em nossas vidas para que aqueles que não leem a Bíblia pode praticamente lê-la de nós. Nem todos nós somos apóstolos de Cristo, mas todos nós somos Epístolas de Cristo! 

Conclusão: Companheiro cristão, eu espero e oro para que você seja uma "tradução viva" da Bíblia. Para que as pessoas possam ler claramente as palavras de Deus em tudo o que você diz e faz.  Amigo não crente você não tem desculpa diante de Deus. Venha para Jesus e serás salvo!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Sete edições da revelação de Deus Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, setembro 26, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.