Liderando como Jesus

Por Aldenir Araujo  |  7/26/2011 Nenhum comentário

Liderando como Jesus
Creio que Jesus foi o melhor líder que já existiu.
Sério, olha o que ele realizou com apenas três anos de ministério público... ele ainda está impactando pessoas de todo o mundo.
Eu queria falar sobre quatro coisas (e há muito mais do que quatro) que eu acredito que fez de Jesus um líder eficaz. 

1 - Jesus passou tempo com seu círculo íntimo

A ideia de que o líder não pode estar perto com as pessoas com quem trabalha simplesmente não é como Cristo. Jesus não se isolava de "sua equipe", mas Ele fez a vida e ministério com eles.[post_ad]O líder que tem medo de ser conhecido pelo povo a quem foi chamado a servir; está em um lugar perigoso; ele pensa ser melhor do que eles ou possivelmente está tentando esconder alguma coisa deles. Jesus não liderou através do medo ... Ele liderou através de relações e estas só se tornam mais fortes à medida que se gasta tempo com o outro.
Na verdade, Ele realmente os chamou de Seus amigos (João 15:15). Se Jesus pode ser amigo de sua "equipe", então por que não podemos fazer o mesmo? 

2 - Jesus estava mais preocupado com o que seus seguidores estavam se tornando do que o que estavam fazendo

Se um líder se preocupa mais com o trabalho que sua equipe produz, em vez de o fruto que o Senhor está produzindo neles, então muitas vezes ele vai colocar sua equipe em um lugar perigoso, porque ele tentará conduzi-los através de sua agenda ao invés de tentar conduzi-los através da agenda do Senhor. Ele sabia que se eles desenvolvessem um coração totalmente dedicado a Ele que a qualidade do seu trabalho iria mostrá-lo! 

3 - Jesus foi paciente com aqueles mais próximos a ele

Quando lemos os Evangelhos nunca vemos Jesus sendo ignorante com Seus discípulos. Claro, há lugares onde Ele oferece correção e / ou censura... mas esta é a exceção, não a regra... Ele aborda a questão e então segue adiante. Ele se aproxima da sua "equipe" com uma atitude paciente e não presume que só porque alguém comete um erro; que eles são desleal a ele ou simplesmente um idiota que é incapaz de fazer algo significante.
Um líder que está sempre perdendo seu temperamento com os outros porque "não entendem", geralmente não percebe que a razão pela qual muitas pessoas não "fazem as coisas" não é porque lhes falta inteligência, mas sim porque não estão sendo bem liderados.  (E... quando Pedro "estragou tudo", negando a Cristo ... Jesus não ignora-o ou "demiti-o", ele desce de Jerusalém para a Galileia para encontrá-lo e restaurá-lo para o ministério! Ver João 21! Grande líderes não dispensa as pessoas primeiro... eles caminham com eles através do erro e restaurá-los!) 

4 - Jesus não era paranoico

Uma das coisas mais loucas que acontece nos círculos de liderança cristã é a ideia incrivelmente insana que um líder sempre tem que ser paranoico sobre as pessoas que estão e não estão com ele ... e que poderia em última análise, traí-lo. Jesus sabia que ia ser traído por Judas ... e ainda assim não o distraia do que Deus o havia chamado para fazer. (Na verdade, eu diria que a traição de Judas levou Jesus a se mover para um lugar maior!) 

Se você está na liderança tempo suficiente alguém vai te trair ... vai doer, no entanto, não nos dá uma desculpa para correr ao redor e constantemente criar uma atmosfera de medo e dúvida sobre nossa equipe e chamar tudo o que não gostamos ou percebemos como um ataque contra uma ideia que poderiam ter como "desleal". 

A melhor pergunta para um líder fazer não é ", essas pessoas são para mim", mas sim, " eu sou para essas pessoas?" Porque ... se uma equipe sabe que o líder lhes ama, que ele quer o melhor para eles e está disposto a lutar para liderá-los, amá-los e ser paciente com eles, então a traição é muito menos uma ameaça; o líder não deve estar sempre em pânico sobre quem pode e não pode trai-lo.

Pr. Aldenir Araújo

Compartilhe:

Receba Esboços de Sermões e Estudos Biblicos em seu e-mail

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail. É grátis! Digite o seu e-mail e depois confirme para começar a receber novidades exclusivas do Blog!

0 comentários:

E-mail Newsletter

Assine para receber Esboços de Sermões e Estudos Biblicos direto em seu email.

© 2015 O Pregador Powered by Blogger
Subir