“Entra na arca...”

“Entra na arca...”
Serie: Grandes convites da Bíblia – Mensagem # 1
Texto: Gênesis 7:1-7
Introdução: Esta noite, eu estou começando uma série de mensagens que irá durar cerca de 12 semanas sobre o tema convites da Bíblia. A única maneira que uma pessoa pode chegar a Deus; é Deus chamar essa pessoa a Si mesmo. O chamado de Deus para as pessoas é encontrado em toda a Bíblia. São convites de amor. Deus chama o povo para "ir a Ele", porque Ele ama a humanidade e deseja o melhor para eles.
O primeiro convite que eu encontro na Bíblia está no texto que lemos. O dilúvio estava para começar. Por causa da maldade, Deus estava prestes a destruir o mundo.[post_ad]O homem estava tão longe de Deus, que Ele não podia mais tolerar os seus pecados, e ele decidiu acabar com o mundo e tudo o que não se arrependesse e fosse a ele.
Deus deu ao povo todas as oportunidades para se arrependerem e voltar para os Seus caminhos. Ele ordenou a Noé pregar e chamá-los ao arrependimento, mas nem uma pessoa, a não ser a família de Noé foi encontrada justo por Deus. Assim, vemos no verso de número 1 do nosso texto que Deus emitiu um convite final antes do dilúvio, quando disse a família de Noé, "Entra tu e toda tua casa na arca"
Ao olharmos para este convite, vemos que ele incorpora as características que vamos ver quando olharmos para muitos convites de Deus às pessoas através da Bíblia. Vamos observar juntos o primeiro dos muitos convites da Bíblia.

I. É um convite para sobreviver a ira de Deus

A. A impiedade da época de Noé. V. 5 1. Malvados em seus pensamentos
2. Malvados em suas decisões morais
3. Malvados em seu tratamento uns para com os outros
B. A sentença que se segue maldade. V. 7
1. Deus sempre julga a maldade
2. O julgamento de Deus é sempre disposto de antemão
3. O julgamento de Deus é sempre coerente com o que Ele disse.
C. A graça de Deus é oferecida antes do julgamento.
1. A graça foi oferecida ao homem antes do dilúvio
2. A graça continua a ser oferecida aos pecadores
3. A graça é o favor imerecido de Deus

II. É um convite para dar um passo de fé

A. Noé é convidado a entrar na arca.
1. Isso exigiu um passo de fé
2. A arca havia sido construída pela fé
3. A entrada deve ser pela fé
B. A salvação de Noé foi pela graça mediante a fé
1. Agora, a salvação é pela graça através da fé
2. Noé foi salvo da ira de Deus
3. Agora nós estamos salvos da ira de Deus que está por vir

III. É um convite para a família inteira

A. Deus disse, "e toda a tua casa”.
B. Deus quer que famílias inteiras sejam salvas. Atos 16:30-31
C. Deus espera que nós levemos nossas famílias a Cristo

Conclusão: Deus disse a Noé e sua família "Entra tu e tua casa na arca"
A ira de Deus estava prestes a ser derramada por meio do grande diluvio, e ele lançou um convite para que os homens fossem salvos da ira. Noé e sua família reagiram a este convite por fé e entraram na arca e foram as únicas pessoas salvas durante o dilúvio.

A Bíblia deixa bem claro que está chegando o grande dia da ira de Deus que fará o dilúvio parecer um piquenique da escola, em comparação. Deus nos disse que ele vai tirar seus filhos fora deste mundo antes que a ira vem sob a forma da Grande Tribulação. No entanto, ele deixa bem claro que só serão Seus filhos que serão salvos da ira vindoura. Jesus é a nossa arca. Ele é a arca segura para a ira que está chegando para destruir este mundo.

Nesta noite o convite de Deus para você é: "Vem tu e tua casa a Jesus e sejam salvos da ira vindoura." Como somos salvos da ira? Ao colocar toda a nossa fé e confiança em Jesus Cristo e no que Ele fez no Calvário. É um convite que deve ser respondido por fé. Qual é a sua resposta ao convite de Deus para você? Você não pode ignorá-lo.
Hoje, agora, você vai tomar a decisão de aceitar o convite de Deus para ser salvo da ira vindoura, ou você vai rejeitá-lo. O convite foi emitido. Você vai responder pela fé como Noé e sua família o fizeram, ou vai rejeitá-lo como as multidões nos dias de Noé fizeram e foram destruídos.

Você diz: "pastor, eu respondi pela fé há muito tempo, e estou seguro na arca." Isso é maravilhoso, meu amigo, mas e a sua família? Você está fazendo todo o possível para ver sua família salva?

O grande dia da ira de Deus está chegando! Você e todos os seus entes queridos estão na arca?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

“Entra na arca...” Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, maio 28, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.