Você está do lado do Senhor?

Você está do lado do Senhor?
Texto: Êxodo 32:19-26
Introdução
A. Uma das maiores perguntas na Bíblia está em Êxodo 32:26
1. Feita por Moisés quando ele desceu do Monte com os 10 mandamentos.
2. O que ele viu o irritou e o enfureceu! E não é de admirar...
3. O povo de Deus estava adorando um bezerro de ouro e se comportando imoralmente.
4. Inclusive Arão se envolveu nesta cena pecaminosa e vergonhosa.
B. Muitas pessoas hoje pensam que estão do lado do Senhor 1. Muitos religiosos afirmam estar do lado Senhor – Tito 1:16 “No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra”[post_ad]2. Alguns membros nominais da igreja também fazem essa mesma afirmação
3. Jesus advertiu em Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”
4. Muitos vão dizer Senhor, Senhor!.... Mas Jesus lhes dirá "Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim...”
C. Quem está realmente do lado do Senhor nestes dias?
1. Não julgue pelas aparências, ou pelo que as pessoas dizem, mas sim o que elas fazem.
2. Devemos ser cumpridores da palavra, não somente ouvintes! Tiago 1:22,25 22. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” “25. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”
Quem está realmente do lado do Senhor?

I. Os que permanecem na Verdade

A. Israel virou as costas para o Deus que os tirou da escravidão.
1. Ele abriu o Mar Vermelho, e os levou através do deserto, e derrotou seus inimigos.
2. Agora, eles se recusam a ficar sobre a verdade de que Ele era Deus.
B. O povo de Deus hoje tem o mesmo problema 1. Dizemos que amamos a verdade, mas não permanecemos nela. Nós rapidamente comprometemos as questões de fé e doutrina. Em vez disso deveríamos odiar todo caminho de falsidade e mentira. Salmo 119:1-4 “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca”.
2. Paulo nos diz para enfrentar as forças do mal - Efésios 6:14 "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça"
3. Não há realmente lugar para compromisso com a doutrina pura de Cristo.
4. "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" Mateus 12:30

Quem está realmente do lado do Senhor?

II. Os que estão satisfeitos com a Verdade

A. Os Filhos de Israel nunca estavam satisfeitos!
1. Desde o momento em que saíram do Egito tudo o que eles faziam era reclamar.
2. Aqui a reclamação foi que Moisés não voltava do Monte.
3. Eles foram a Arão, e conseguiram sua cooperação para fazer um bezerro de metal fundido.
4. Então ele declarou: "Amanhã será festa ao Senhor" Êxodo 32:1-5
B. O povo de Deus hoje precisa estar satisfeito com a verdade
1. Muitas vezes, somos como os Gálatas, "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho". Gálatas 1:6
2. Quando estamos satisfeitos com a verdade, nós não vamos à procura de outras opções.
3. Nós não estaremos clamando por mudança, buscando as coisas do nosso jeito.
4. O povo de Israel adorou este bezerro de metal fundido em Nome do Senhor, o que era uma blasfêmia e uma ofensa contra Deus. “E o povo assentou-se para comer e beber, e levantou-se para divertir-se" v. 6. Êxodo 20:3-4 - "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra"
5. A falsa adoração leva a um comportamento mundano e pecaminoso. É por isso que devemos adorar a Deus em espírito e verdade, e estar satisfeito com isso. João 4:24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”

Quem está realmente do lado do Senhor?

III. Os que falam a Verdade

A. Quando Moisés confrontou Arão, ele começou a culpar o povo – Êxodo 32:21-24
1. A verdade é que Arão tinha muita culpa também!
2. Ele incentivou e colaborou com a vontade do povo, em vez de falar a verdade, e adverti-los contra o eles queriam fazer.
3. Este é o pecado da liderança fraca e uma recusa em aceitar a responsabilidade pessoal quando erros são cometidos. V. 33-35 "foi o que Arão fez”.
B. O povo de Deus hoje deve falar a verdade em amor. Efésios 4:15 "Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” Efésios 4:25 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”
1. Não deve haver desonestidade, engano ou tentativa de culpar os outros.
2. Sempre que fizermos algo errado, deve haver arrependimento, em seguida, compartilhar o perdão – Mateus 18:15-17 “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” Tenha a coragem de admitir o erro.
3. Os que estão do lado do Senhor são aqueles que sempre falam a verdade!
4. E não tenha medo de dizer aos que nos cerca de Jesus, caminho, verdade e vida – João 14:6

Quem está realmente do lado do Senhor?

IV. Os que são salvos pela Verdade

A. Moisés implorou a Deus pelos pecados do povo – Êxodo 32:30-33
1. Eles precisavam ser salvos pela verdade – Eles eram povo de Deus.
2. O perdão dos pecados era a sua maior necessidade como é para nós hoje!
B. Você foi salvo pela verdade? – I Pedro 1:22 "Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente"
1. Somos salvos quando obedecemos a verdade. João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
2. A verdade é a Palavra de Deus que ensina que é preciso crer, confessar, arrepender e ser batizado em Cristo, para remissão dos pecados - Atos 2:38 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remis são dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”
3. Qualquer outro caminho é um caminho falso, não é a verdade e não vai salvar – Provérbios 14:12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”
4. O caminho da verdade é um caminho estreito, mas é o caminho certo – Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”
a. Duas portas. (Estreita e larga).
b. Dois caminhos. (Vida e morte).
c. Dois tipos de fruto. (Bom e podre).
d. Dois tipos de pessoas. (Sábios e tolos).
e. Duas fundações. (Rocha ou areia).
f. Duas casas. (A que vai permanecer de pé e a outro que vai cair)

Conclusão: Você foi salvo pela verdade? Se não, então você não está do lado do Senhor, não importa o que você diz, pensa ou sente, é o que você faz que conta, que mostra se você realmente está do lado do Senhor. Lucas 6:46 “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”
"Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando" João 15:14 
Um grande se - pode mantê-lo fora do Céu, mas somente se você permitir. Isso seria um grande erro. Mas você pode fazer algo sobre isso agora, ao decidir; eu quero estar do lado do Senhor, sendo batizado, tornando-se membro da Igreja, vivendo com fidelidade até a hora da morte, ou até a sua vinda. Apocalipse 2:10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Você está do lado do Senhor? Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, fevereiro 28, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.