Tipos de consciência

Tipos de consciência
Texto: II Coríntios 1:12

Introdução: A palavra "consciência" é encontrada 31 vezes na Bíblia. Contrariamente à crença popular, a consciência nem sempre é a voz de Deus no homem porque ela pode ser uma boa ou má guia.
A consciência pode servir como um sistema de alerta para o homem. Como a dor física, que alerta para danos ao corpo, a consciência pode alertar sobre os danos para a alma! Estudaremos sete tipos de consciência encontrada na Bíblia.[post_ad]

1. A má consciência. Hebreus 10:22 - I Timóteo 4:2

A. Nem todas as consciências são boas. Na verdade, desde a queda de Adão e Eva, a consciência do homem se tornou corrupta.
B. A descrição que Paulo faz de um homem não convertido é encontrada em Efésios 4:18. A cegueira espiritual é a pior e pode ser curada apenas por Jesus - Luz do mundo.
Sejamos conscientes da nossa velha natureza e oremos diariamente para a libertação da má consciência.

2. A consciência condenada. Romanos 2:14-15

A. Essa consciência dá ao homem o conhecimento da lei de Deus, mas não o capacita a escolher o bem do mal.
B. Esta consciência pode tanto levar alguém a se convencer de seus pecados e se arrepender, ou desculpar e justificar-se sem arrependimento. A história da mulher flagrada em adultério em João 8:1-11 é uma clara demonstração de consciência trazida sob convicção sem arrependimento por parte dos acusadores.

3. A consciência limpa. Hebreus 9:14

A. Essa consciência foi transformada iluminada pela Palavra de Deus (Salmo 19:8). É uma consciência que rejeita o mal.
B. A consciência limpa não habita mais na imundície moral. Ela age como um "filtro" do mal para a alma.

4. A consciência pura. I Timóteo 3:9

A. Essa consciência é o produto de uma consciência renovada, transformada e purificada. Ela instrui e nos orienta a viver mais piedosa e perfeitamente no centro da vontade de Deus.
B. Ele ajuda-nos a amar verdadeiramente e servir ao Senhor. Você não pode ter esta consciência, se Deus não é o primeiro em sua vida.

5. A consciência fraca. I Coríntios 8:10

A. A consciência fraca é geralmente encontrada entre os novos convertidos ou cristãos imaturos e até mesmo entre os religiosos legalistas como os fariseus e os escribas do tempo de Jesus.
B. As pessoas com este tipo de consciência se ofendem facilmente pelas pequenas deficiências dos outros e tendem a repreender os outros pela sua incapacidade de observar questões não essenciais.
C. Uma consciência fraca pode ser superada pela constante oração, estudo bíblico, e a pratica da obediência a Deus.

6. A boa consciência. I Pedro 3:16

A. Todos os filhos de Deus deve possuir esse tipo de consciência para lhes permitir servir de boa vontade e obedecê-Lo. É o oposto de uma consciência fraca. Não é facilmente ofendida e nem sempre encontra falhas no próximo.
B. É uma consciência que permanece zelosa e esperançosa, apesar de acusações e perseguições por parte dos ímpios.

7. A consciência livre de culpa. Atos 24:16

A. Um dos maiores objetivos na vida cristã é a realização de maturidade espiritual que é caracterizado por uma consciência que é livre de qualquer culpa diante do homem e, especialmente, diante de Deus.B. Esta consciência produz crentes cuidadosos que são muito sensíveis aos benefícios e bem-estar de Deus e do homem. Uma pessoa com a consciência livre de culpa dará último lugar para seus interesses pessoais e procurará as coisas que vão trazer o bem para os homens e a glória ao nome do Senhor. Nisto consiste a ALEGRIA = Jesus, Outros, Você!
C. À luz do nosso estudo da Bíblia hoje, a sua consciência é tranquila e limpa diante dos homens e, especialmente, diante de Deus?

Conclusão: Apesar de nenhum cientista ou médico poder ser capaz de localizar e explicar a consciência, essa capacidade de distinguir o bem ou o mal (moral) é uma das provas que Deus existe. Que tipo de consciência você tem? Será - má, condenada, limpa, pura, fraca, boa, ou livre de culpa? Qual delas?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Tipos de consciência Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, janeiro 31, 2011 Rating: 5

Um comentário:

  1. Muito bom! Q Deus continue te abençoando; vc é um canal de bênção. Paz

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.