Texto: Lucas 1:5-23

Introdução: Uma criança escreveu a seguinte nota ao missionário: "Caro Senhor missionário, estamos orando por você, mas não sabemos se Deus vai responder"
 
Esta oração reflete as orações de muitos cristãos que oram muito, mas na verdade duvidam da resposta! Quando e como Deus responde?
 
Para obter uma resposta de Deus, devemos conhecer quatro princípios:

I. Deus responde a oração em seu próprio tempo. Eclesiastes 3:11.
A. Qual foi o pedido do casal na oração? Para ter um bebê. Sim, mas quando eles eram jovens, não quando eles não tinham mais idade (v. 7).
B. Parece que eles já tinham parado de orar a muito tempo. É por isso que Zacarias estava convencido (v. 18, 20).
C. O Senhor ouviu a oração (v. 13), mas Ele esperou muito tempo para respondê-la. Por que Deus demora em responder a sua oração, quando sabemos que ele nunca tarda? Ele nunca está com pressa!
D. Não era seu tempo. Deus precisava de mais tempo para preparar e mudar Zacarias e Isabel, para receber um bebê que ia ser um grande homem, que prepararia a vinda de Cristo.
E. Eles precisavam crescer e amadurecer, a fim de lidar com essa criança incomum. O que você faz quando Deus demora?
1. Continue orando até obter respostas diretas.
2. Continue orando até obter a garantia, mas é preciso esperar.
3. Pare de orar quando você sabe que não é vontade de Deus.
4. Pare de orar quando você não está mais em paz na oração.

II. Deus responde a oração em seu próprio caminho. Isaías 55:8.
A. Se o Senhor tivesse respondido a sua oração, quando eles eram jovens, eles poderiam ter tido um belo garotinho judeu.
B. Mas Deus queria um João Batista (Lucas 7:28).
C. Quando você deixa a resposta de Deus em Seu próprio tempo e em seu próprio caminho, Ele quer respondê-las de forma grandiosa! (Lucas 1:14-17)

III. Deus responde a oração em seu próprio poder. Efésios 3:20.
A. Deus muitas vezes espera até que a situação esteja humanamente impossível antes de responder (Marcos 10:27).
B. Ele esperou até que Zacarias e Isabel fossem velhos (v. 7), quando era impossível que eles tivessem filhos. Por quê?
C. Porque quando Deus responde a uma situação impossível, quem recebe a glória? Deus é claro! (Ilustração: Abraão e Sara tentaram "ajudar" a Deus através de Hagar e começaram a ter problemas).
D. Cuidado: Quando você orar sobre um problema, não se surpreenda se ele ficar pior e pior, antes de melhorar. Deus será glorificado em uma maneira mais espetacular! (Levítico 10:3)
E. Ilustração: Jesus atrasou intencionalmente a Sua ida quatro dias para curar Lázaro (João 11:17, 21).
F. Por quê? Qual seria melhor para glorificar a Deus? Curá-lo ou ressuscitá-lo? Deus sempre pretende o melhor ou o melhor para nós.
G. Às vezes, Deus nos faz esperar até parecer que as respostas às nossas orações são impossíveis para nos fazer crescer, enquanto Ele recebe a glória!
H. Outras vezes Ele nos deixa ver milagres na vida dos outros, antes que Ele atenda nossas orações. Ilustração: Jesus no seu caminho para curar a filha de Jairo foi tocado por uma mulher que estava doente há 12 anos. Ela foi instantaneamente curada (Lucas 8:41-44).

IV. Deus responde a oração para seu próprio propósito. Romanos 8:28.
A. Toda a Bíblia resume por que Deus responde a oração em duas afirmações: (1) para o nosso crescimento, e (2) para a Sua glória!
B. Deus tinha um propósito para a vida do filho de Zacarias e Isabel. O objetivo era fazer daquele menino, um João Batista para anunciar a vinda de Cristo no Seu tempo perfeito!
C. Era o sonho de Paulo ir a Roma e pregar o evangelho onde ninguém havia pregado antes. Ele pediu os cristãos em Roma, para orar para que ele pudesse ter uma próspera caminhada (Romanos 1:9-10).
D. Paulo foi autorizado a ir a Roma? Sim, no tempo de Deus. Como ele chegou lá? Em um navio de primeira classe? Não, mas com um grupo de prisioneiros! (Atos 27:1). O poder de Deus estava com ele? Sim, claro.
E. No meio da tempestade, o Anjo de Deus lhe disse que ninguém iria morrer no naufrágio (At 27:23-24). Paulo também foi mordido por uma cobra, mas ele viveu. Deus foi glorificado em tudo isso! (Atos 28:3-5)
F. Em Roma, ele foi colocado em prisão domiciliar (Atos 28:16). Qual foi o maior propósito de Deus para Paulo, lá? Para pregar no Coliseu por vários dias? Não! Deus queria Paulo para algo maior! Para escrever algumas das epístolas do NT no cárcere solitário!

Conclusão: Lembre-se sempre, a demora de Deus não são negativas de Deus!
Às vezes Deus nega o pedido inicial, para lhe dar algo melhor e maior, para fazê-lo crescer para a Sua glória.
Lembre-se -
· Quando você ora e pede o que não está certo, Deus responde "Não”.
· Quando você ora e você não está certo, Deus responde: "Crescer”.
· Quando você ora e não é o tempo certo, Deus responde: "Espera”.
· Quando você ora e está tudo em seu lugar, Deus responde: "Sim”.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário Blogger Disqus

  1. Muito bom seu texto as oração sempre serão respondidas quando feitas com fé.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. @Principe Encantado
    Obrigado pela participação caro amigo.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. muito edificante sao essas palavras.

    ResponderExcluir
  4. sabias palavras mais tenho uma pergunta e quando pedimos a Deus para responder apenas sim ou nao ou espere ex:quero saber se o que estou pedindo é da vontade do senho ou nao se é para mais tarde ou é outro proposito.. como devo orar??

    ResponderExcluir

 
Top