Quatro coisas que Deus não conhece!

Quatro coisas que Deus não conhece! Texto: Salmos 139
Introdução: Uma das características de Deus é a Sua onisciência, ou seja, Ele é onisciente!
O conhecimento de Deus é chamado de onisciência, que significa que Seu saber é universal, abrangendo todas as coisas, todas as pessoas, e todos os acontecimentos.
Mas você sabia que há algumas coisas que Deus não conhece?

I. Deus não conhece um pecado que ele não odeia.

A. Os Salmos descrevem a atitude de Deus para com o pecado.[post_ad]1. Salmos 5:4-6 "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; o SENHOR abomina ao sanguinário e ao fraudulento;”.
2. Salmos 45:7 - "Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.
3. Provérbios 6:16-19 – “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”
B. Deus odeia mesmo os "pequenos pecados" que às vezes achamos que são triviais.
1. Zacarias 8:17 - "nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR”
C. Que atitude, então, devemos ter para com o pecado?
1. Salmos 119:104, 128 - "Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade”“Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade”.
2. Romanos 12:9 - "O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.
3. Salmos 101:3 - "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará”.
4. Provérbios 8:13 - "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
5. I Coríntios 13:6 - "(amor) não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;”.

II. Deus não conhece um pecador que ele não ama.

A. Tão intensamente quanto Deus odeia o pecado, tão intensamente ama os pecadores que se rebelaram contra ele.
1. Ezequiel 33:11 - "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?"
2. João 3:16 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
B. Deus quer que todos aqueles que se afastaram do seu caminho, voltem e sejam salvos!
1. I Timóteo 2:3-4 "Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.
2. II Pedro 3:9, 15 - "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,”
C. Dois textos que são o retrato do amor de Deus.
1. O pastor e as ovelhas - Lucas 15:4-7
2. O pai amoroso - Lucas 15:20-24
D. Por isso, Deus enviou Seu Filho, para fornecer um meio para a salvação dos pecados.
1. Romanos 5:8 - "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
2. I João 4:10 - "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados"

III. Deus não conhece nenhum método, além do evangelho, que pode salvar.

A. O Evangelho é o meio de salvação de Deus para toda a humanidade.
1. Romanos 1:16 - "Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”
B. É por meio desse evangelho que Deus oferece a salvação dos pecados e um relacionamento com Ele, na igreja.
1. Efésios 1:3-10, 20-23.
C. Esse é o método de salvação, o sistema do Evangelho, que devemos permanecer fiéis, não afastar-se, e não alterar e modificar!
1. Gálatas 1:6-9

IV. Deus não conhece nenhum momento melhor do que agora para você se apresentar ao Evangelho.

A. Deus prometeu apenas uma oportunidade para a salvação - HOJE!
1. II Coríntios 6:2 - "porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação;"
2. Tiago 4:14 - "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa"
B. Os cristãos não devem ficar complacentes com sua salvação. Temos de trabalhar e ser fiel HOJE!
1. Romanos 13:11-14 "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências".
2. João 9:4 - "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

Conclusão: Se você é um pecador precisa perceber que Deus odeia o pecado, mas te ama tanto que Ele enviou Seu Filho para morrer por você.

Hoje, agora é o momento para que você possa responder ao plano do Evangelho da redenção. Por que não ouvir o que Ananias disse a Saulo: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16).

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Quatro coisas que Deus não conhece! Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, dezembro 06, 2010 Rating: 5

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Texto no Salmos 119, favoritei por que gostei, valeu. Paz e Graça

    ResponderExcluir
  2. @Minhas Poesias Irradiantes
    Que bom que você gostou. Obrigado pela valiosa participação.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.