Mulher Cananéia: As Marcas de Uma Grande fé


Mulher Cananéia: As marcas de uma grande fé
Texto: Mateus 15:21-28

Introdução: Jesus Cristo não exagerou ou usou meias palavras. Ele falou a verdade, e somente a verdade. Quando ele elogia a fé de alguém como "grande", então devemos tomar conhecimento.

Apenas duas vezes, ambas com gentios, Jesus Cristo, classifica a fé de alguém como "grande". Várias vezes, Ele repreendeu aqueles que não tinham fé, e repreendeu os discípulos por ter pouca fé, mas raramente Ele classifica a fé de alguém como "grande".

Ouso dizer que, nenhum de nós aqui esta noite que afirmam ter "muita fé". Podemos dizer que nossa fé é fraca, mas não que temos muita fé. O texto lido faz referencia a uma mulher entre os gentios, que Cristo considerou ter apresentado grande fé - o tipo de fé que encontra com sua sincera aprovação.

Em nosso texto, encontramos uma mulher a quem Jesus disse-lhe: "Ó mulher, grande é a tua fé." Jesus disse isto sobre uma mulher que não sairia até que ela conseguisse o que queria de Cristo. A fé é o cálice que levantamos a Deus para que Ele encha com respostas à oração. A fé é a mão que agarra as promessas de Deus.

Quando é dito a alguém que sua fé é grande, vale a pena o nosso estudo e meditação.

Quais foram às marcas da fé, desta mulher Cananéia?

Há pelo menos quatro marcas de uma grande fé!

I. Uma grande fé começa com um grande problema

O único material que Deus pode usar na edificação de nossa fé são as nossas dificuldades. Se podemos encontrar algo melhor, não precisamos de fé. Se um problema é um problema menor e pode ser resolvido pela nossa razão e bom senso, ele não precisa de fé.

Deus não edifica uma grande fé, com pequenas provas.

Esta mulher tinha uma grande dificuldade. Sua filha era atrozmente atormentada por um demônio. Eu não tenho dúvida, mas no momento que ela decidiu procurar Jesus, ela já havia tentado todos os recursos que ela podia tentar. Ela provavelmente foi a todos os médicos e tentou todos os remédios caseiros que ela poderia procurar para ajudar a filha. No momento que ela procura Jesus, ela era uma mulher muito desesperada. Toda a esperança tinha ido embora. E ela não sabia mais o que fazer.
Esta mulher Cananéia tinha um grande problema, sua filha era atrozmente atormentada por um demônio. Deus não edifica uma grande fé em nós, com pequenos problemas, uma grande fé não é edificada por escalar montanhas pequenas. O precipício que é impossível de escalar, que desafia a nossa fé em sua grandeza.

Por sua própria avaliação, sua filha estava "cruelmente atormentada por um demônio."
Esta mãe sentiu o desamparo de ver sua filha sob o controle dos demônios. E então ela gritou para Jesus: "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" O texto sugere que ela fez isso por várias vezes. Ela estava desesperada.

Ela entendeu que ela poderia fazer muitas coisas para sua filha, mas ela não podia livrá-la de ser demonizada. Ela tinha um grande problema.

George Muller expressou desta forma: "Deus se deleita em aumentar a fé de Seus filhos Devemos, ao invés de não querer nenhuma prova antes da vitória, nenhum exercício de paciência, estar disposto a tomá-los da mão de Deus como um meio. Eu digo - e digo isso deliberadamente - provas, obstáculos, dificuldades, e algumas vezes fracassos, são o alimento da fé".

II. Uma grande fé está colocada dentro de uma grande pessoa

Tudo o que esta senhora sabia a respeito de Cristo, não sabemos. Obviamente ela tinha ouvido falar do seu poder curador. Talvez ela conheceu algumas pessoas que tinham sido curadas por ele. Ela o chama de "Senhor" e no versículo 25, ela adorou, dizendo: "Senhor, socorre-me!"

Esta senhora estava plenamente convencida da capacidade do Senhor para curar sua filha. Uma grande fé tem confiança na capacidade de Deus.

Não havia nenhum "plano B" para ela, nenhuma outra opção, e nenhum outro a quem ela pudesse procurar. Ela olhou para Cristo, e confiou em sua capacidade de atender sua necessidade desesperada.
Efésios 3:20 "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos segundo o poder que opera em nós..."

Antes de eu ir a alguém para fazer um pedido, eu preciso estar convencido de que esta pessoa tem a capacidade de satisfazer esse pedido.

Quanto mais aprendemos de Cristo, quanto mais sabemos sobre a sua capacidade, mais a fé é gerada em nós. Tozer disse que a fé é um órgão do conhecimento. Não podemos colocar fé em alguém que não conhecemos. E quanto mais conhecemos alguém, mais confiamos ou desconfiamos dessa pessoa.

A fé dessa mulher foi devidamente colocada. Nós nunca vamos construir uma grande fé em nossas vidas até conseguirmos o nosso foco total sobre a pessoa que tem a capacidade de responder às nossas orações.

Tozer disse: "O único homem que pode ter certeza que tem fé verdadeiramente Bíblica é o que se colocou em uma posição onde ele não pode voltar atrás."

Enquanto temos uma carta na manga, enquanto nós temos outras alternativas, sempre que Cristo for apenas uma fonte de ajuda e não o único que é capaz, fracassaremos em nossa fé.

Esta senhora não saiu do lado de Cristo até que Ele a respondeu, porque ela sabia que ele era a única resposta para a sua filha cruelmente atormentada. Agora isso é uma grande fé! O pré-requisito para qualquer fé é sempre a habilidade de Deus. As pessoas não vão buscar a ajuda de alguém, a menos que acredita que ele ou ela pode ajudá-los.

III. Uma grande fé é apoiada por uma grande perseverança

Esta senhora mostrou grande perseverança.

Perseverança significa apenas continuar insistindo. 

Esta fé mulher foi testada de três maneiras:

A. O silêncio de Cristo

Em Mateus 15:23 nos é dito que ela foi até ele e fez o seu pedido e "Ele não lhe respondeu palavra." Ele praticamente a ignorou, mas Ele estava testando a sua fé. Ele sabia o que havia no homem, Ele sabia que ela tinha fé. Ele estava esperando por sua fé para encontrar a plena expressão.
 
Algumas das maiores lições de fé são aprendidas quando Deus parece estar em silêncio quando estamos desesperados. V. 22.

Mais e mais a mulher clamava a Jesus por misericórdia. "Mas ele não lhe respondeu palavra." Nem uma palavra solitária de reconhecimento foi pronunciada. Nem mesmo um "não agora", "Eu vou falar com você mais tarde", "Eu ouvi, deixe-me pensar sobre isso", foi dito. Nada além de silêncio divino encontrado com gritos e choros.

Todos nós queremos ser ouvidos quando falamos. Nada pode despertar a raiva em nós mais rápido do que se sentir desprezado por um parente ou um amigo, quando estamos falando. Mesmo se alguém não concorda com o que dizemos, pelo menos, queremos ser reconhecidos!

No entanto, aqui estava uma senhora que sentia no fundo de sua alma o desespero de ver a filha possuída por demônios, e em seu clamor a Jesus Cristo por socorro, encontrou apenas o silêncio. Por que Jesus ficou silencioso para com seus apelos?

Seu silêncio testou a sua fé. 

Ela estava reclamando mérito, mas ela precisava de misericórdia. Ela estava colocando-se em terreno judaico, quando ela gritou "Filho de Davi." Ela não podia fazer isso porque era uma gentia. O Senhor respondeu do jeito que Ele respondeu para ela, não para destruir a sua fé, mas para desenvolvê-la.
Ele tinha um propósito em seu silêncio. O efeito foi o de desenvolver, fortalecer e manifestar a sua fé. Seu silêncio não foi sem propósito, e certamente não por desinteresse a necessidade dessa mulher.

Ela não desanimou a ponto de desistir apesar da aparente negação Senhor. Ela esperou e se agarrou, com fé.

B. O espírito dos discípulos

Os discípulos disseram: "Mande-a embora, pois vem clamando atrás de nós", Mateus 15:23. Que tristeza, que eles pensavam mais em sua facilidade do que na necessidade dessa mulher.

A atitude deles tornou-a mais determinada do que nunca! Ela determinou-se a insistir até que ela recebesse a bênção que tanto necessitava. A grande fé persiste.

C. As declarações do Senhor

As palavras de Jesus, registradas em Mateus. 15:24, deve ter parecido fechar a porta para a bênção, e ainda assim ela não aceitou isso. Jesus quis dizer que seu ministério primário era para os judeus, enquanto a mulher era uma gentia, mas ela reagiu maravilhosamente as Suas palavras, versículo 25. Ela soltou um rápido "telegrama" oração: "Senhor, me ajude! Tudo o que você diz pode ser verdade, mas por favor me ajude!"

O Senhor estava testando a sua fé, e ela passou no teste também.

Uma grande fé obtém as coisas de Deus, que uma pouca fé não consegue obter.

Esta mulher persiste em pedir e confiar mesmo que tudo parecia contra ela.

IV. Uma grande fé é sustentada por grandes promessas

Deixe-me mostrar-lhe a marca final de uma grande fé.

Disse-lhe Jesus: "Seja-te feito como queres." Isso era tudo o que ela precisava. Ela se foi. Ela tinha que voltar para casa para encontrar sua filha curada, mas ela foi curada no momento a palavra foi pronunciada.

Tudo o que essa mulher precisava era a promessa da Palavra. Ela saiu sem dizer uma palavra. A Palavra de Cristo foi suficiente para ela. Isso é uma grande fé.

Creio que enquanto ela voltava para sua filha, ela cantava pelo caminho.

“Firmes nas promessas do meu Salvador, 
Cantarei louvores ao meu Criador 
Fico pelos séculos no seu amor, 
Firme nas promessas de Jesus!”


Mas a maioria dos cristãos não perseveram tempo suficiente em um problema para obter uma promessa, pois eles não perseveram através dos seus desânimos para ouvir a Palavra.

“Firmes nas promessas não irei falhar, 
Vindo as tempestades a me consternar. 
Pelo Verbo Eterno eu hei de trabalhar, Firme nas promessas de Jesus!”

“Firme firme, firme nas promessas de Jesus Meu Mestre, 
Firme, firme, sim firme nas promessas de Jesus!”

Conclusão:

  1. Como ela estava desesperada
  2. Como ela estava determinada 
  3. Como ela foi distinguida, notável 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem