Lições da Santa Ceia Sobre o Agir de Deus

Lições da Santa Ceia Sobre o Agir de Deus
Tema:
Santa Ceia do Senhor

Texto: João 13:1-20; 31-35

Introdução: A celebração da Santa Ceia é a festa mais importante da igreja. Jesus ordenou que seus discípulos a celebrassem sempre. Através desta celebração da santa ceia Deus abençoa sua igreja de forma especial.

Mesmo você que ainda não participa desta celebração pode também ser grandemente abençoado aprendendo como Jesus age em nossas vidas. Vejamos:

I. Jesus age nos dando certeza do seu amor. v. 1

“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

- O discípulo precisa crer que o amor de Deus é incondicional.  Mesmo quando não correspondido Deus continua amando os seus. Mesmo quando somos infiéis Deus continua nos amando. Mesmo sendo humilhado, acusado injustamente, abandonado, preso e finalmente morto, Jesus continua amando os seus.

- O discípulo precisa crer  que o amor de Deus é sacrificial“Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8)

- O discípulo precisa crer que o amor de Deus é proposital -  Desde o principio Deus resolveu amar. Ele tomou a iniciativa de amar. “Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”  (João 3:16)

- A certeza do amor de Deus traz segurança.  Considerando os desafios que os discípulos enfrentariam logo após a morte de Jesus eles precisariam ter certeza de que Jesus os continuaria amando em qualquer circunstancia.

II.  Jesus age trazendo aos seus discípulos consciência de sua missão

- Observe o que o Evangelista João percebeu e mais tarde escreveu “...sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai ...”. “ sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos e que ele viera de Deus e voltava para Deus...” A expressão “sabendo” nos mostra a consciência que Jesus tinha de sua missão neste mundo. Talvez este tenha sido um dos momentos mais emocionantes do ministério de Jesus, contudo ele não deixa suas emoções entorpecerem sua consciência. A sua missão estava bem vivida diante de seus olhos: “Morrer para salvar eu e você.”

- A semelhança de Jesus, seus discípulos precisam ter consciência de seu papel neste mundo. Os discípulos não podem se distrair com as “demandas deste mundo que jaz no maligno.” É legitimo ter aspirações enquanto vivemos neste mundo, contudo nossa paixão e ambição maior é o avanço do reino de Deus.

III.  Jesus age tratando nosso mundo interior

- Os discípulos de Jesus precisam vencer o egoísmo e aprenderem a servir. Jesus se levanta e lava-lhes os pés como exemplo daquilo que eles deveriam fazer uns aos outros.

- Os discípulos precisam vencer a hipocrisia - Ninguém se levantou para servir, quando Jesus se levanta Pedro quer impedi-lo se dizendo indigno de ser servido. A falsa espiritualidade mais cedo ou mais tarde é revelada. No nível mais profundo se Jesus denuncia a hipocrisia de Judas “aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.” ( Veja os versos 21-30)

- Os discípulos precisam vencer a auto-suficiência, arrogância, a soberba. No verso 36 quando Pedro diz “Por ti darei a própria vida, Jesus responde: Darás a tua vida por mim?”  Em seguida Jesus prediz a negação de Pedro.

- Os discípulos precisam aprender o caminho da cura através do arrependimento. Verso 10. Simbolizado pelo lavar com água assim o sangue de Jesus derramado na cruz nos lava e purifica do pecado e de toda a maldade. O arrependimento é a porta de entrada para uma vida feliz e abençoada. “Pelas suas pisaduras fomos sarados.“ Isaías 53:4-5

IV.  Jesus age dando nova direção aos discípulos. V. 34.

“Novo mandamento vos dou; que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei...”

- Os discípulos devem viver conforme o padrão de Deus.  Disse Jesus conforme Mateus 5:38 “ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém vos digo... mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;”

- Os discípulos devem compreender que agora pertencem a outro reino e portanto estão debaixo de uma nova ordem, de um novo Senhorio.  “A nova ordem é o Amor. Eles devem recomeçar sua vidas sob nova perspectiva. A perspectiva do reino de Deus. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Aplicação: O que você aprendeu através dessa mensagem e pretende colocar em pratica na sua vida?

Leia também:
Autor: Rev. Honório Portes

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem