Quem Será Condenado? Quem Será Salvo?

Quem será condenado? Quem será salvo? Texto: João 3:18

Introdução: Qualquer um que tenha um interesse leve nas coisas espirituais quer ir para o céu. Você só quer ir, ou você está indo? Como podemos saber se estamos indo para o céu ou não?

Muitas vezes quando se tenta explicar quem vai e quem não vai para o céu, as acusações são feitas de que tal pessoa está julgando os outros. É de primordial importância que nós entendemos quem é o Juiz, pois há apenas um (Tiago 4:12). Paulo diz: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo" (2 Coríntios 5:10).

Não importa o que você ou eu acho. O que importa é o que a Bíblia diz. O juízo será feito de acordo com Sua Palavra (João 12:48). Então, o que a palavra de Deus diz? Primeiro de tudo, ela diz que muitos estarão perdidos, enquanto apenas alguns serão salvos (Mateus 7:13-14). Se quisermos estar entre os salvos, devemos descobrir o que a palavra de Deus diz sobre quem será salvo e quem será condenado.

1. Quem será condenado?

A. Aqueles que não conhecem a Deus serão condenados. "e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (II Tessalonicenses 1:7-8). Deus tem dado provas suficientes para a humanidade na Criação que devemos busca-lo (Romanos 1:20, Atos 17:27). Se não o buscarmos e não o encontrarmos, estaremos perdidos sem o remédio para nossos pecados (Romanos 6:23).

B. Quem não crer será condenado. Jesus disse: "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24). A falta de crer em Jesus fará com que o homem seja eternamente condenado. A razão é porque "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).

C. Aqueles que não obedecerem serão condenados. Em continuidade ao ponto aos tessalonicenses sobre a volta de Jesus para castigar, Paulo diz que ele vai retribuir com castigo "em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (II Tessalonicenses 1:8). A geração de israelitas morreram no deserto e eles são apresentados como um exemplo para nós. Nós podemos "cair" como eles caíram, "por seguir o mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4:11).

D. Aqueles que se voltam para o pecado serão condenados. Pedro alertou para a perigosa influência que os falsos mestres poderiam ter sobre os fiéis cristãos. "Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro" (II Pedro 2:20). O pior estado implica claramente que aquele que se volta para o pecado será condenado, independentemente de sua salvação antes.

2. Quem será salvo?

A. Aqueles que conhecem a Deus serão salvos. Paulo falou "...da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3:8-11). Devemos conhecer a Deus e de Seu Filho, a fim de sermos salvos. Este conhecimento deve ser, segundo as Escrituras, não baseado em nossa própria imaginação sobre Ele (João 8:24).

B. Aqueles que creem serão salvos. "Portanto, tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1). A fé é essencial para a salvação. Mas devemos ser cuidadosos a respeito de como nós definimos fé. É um simples reconhecimento de Cristo e o que Ele tem feito por nossa salvação, ou é algo mais? Observe o próximo ponto.

C. Aqueles que obedecem serão salvos. Muitos vão levantar objecções à noção de que a obediência não é necessária para nossa salvação. Mas a Bíblia indica claramente que a "fé" não é suficiente, porque "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:24,26). Ao falar de Cristo, o escritor de Hebreus disse: "E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se a todos os que Lhe obedecem fonte de salvação eterna" (Hebreus 5:9). Isso significa fazer tudo o que Ele ordenou, mesmo o ato muitas vezes ridicularizado do batismo (Marcos 16:16; I Pedro 3:21).

D. Aqueles que permanecerem fiéis serão salvos. Na carta à igreja de Esmirna, os irmãos foram avisados sobre a perseguição que estava chegando. O objetivo da perseguição era levá-los a renunciar a sua fé em Cristo. Mas Jesus esperava que eles se apegassem às suas convicções e não renunciar a sua fé. Ele disse: "Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10). Devemos permanecer fiéis ao Senhor, enquanto nós continuamos a viver nesta terra.

Conclusão: Depois de considerar o que a palavra de Deus diz, vimos as diferenças entre aqueles que serão condenados e aqueles que serão salvos. Em qual grupo você estará no dia do julgamento? Se não é o último grupo, porque não fazer o que a Bíblia diz que você precisa fazer para ser salvo? A salvação está aberta a todos aqueles que fielmente obedecerem ao Senhor. Por que não aceitar suas condições e vir a Ele em Seus próprios termos, para que possa ser salvo no céu com Ele para sempre?

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. eu quero ir e estar no ceus junto com o nosso deus pai todo poderozo eternamente como o meu maior somho e desejo da minha vida por meio do seu filho unigenito pormeio da minha fe e pelo o meu crer no meu pessoal advogado e senhor e salvador e mestre jesus cristo amem

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem