Quem será condenado? Quem será salvo?

Quem será condenado? Quem será salvo? Texto: João 3:18
Introdução: Qualquer um que tenha um interesse leve nas coisas espirituais quer ir para o céu. Você só quer ir, ou você está indo? Como podemos saber se estamos indo para o céu ou não?
Muitas vezes quando se tenta explicar quem vai e quem não vai para o céu, as acusações são feitas de que tal pessoa está julgando os outros. É de primordial importância que nós entendemos quem é o Juiz, pois há apenas um (Tiago 4:12). Paulo diz: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo" (2 Coríntios 5:10).
Não importa o que você ou eu acho. O que importa é o que a Bíblia diz. O juízo será feito de acordo com Sua Palavra (João 12:48).[post_ad]Então, o que a palavra de Deus diz? Primeiro de tudo, ela diz que muitos estarão perdidos, enquanto apenas alguns serão salvos (Mateus 7:13-14). Se quisermos estar entre os salvos, devemos descobrir o que a palavra de Deus diz sobre quem será salvo e quem será condenado.

1. Quem será condenado?

A. Aqueles que não conhecem a Deus serão condenados. "e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (II Tessalonicenses 1:7-8). Deus tem dado provas suficientes para a humanidade na Criação que devemos busca-lo (Romanos 1:20, Atos 17:27). Se não o buscarmos e não o encontrarmos, estaremos perdidos sem o remédio para nossos pecados (Romanos 6:23).
B. Quem não crer será condenado. Jesus disse: "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24). A falta de crer em Jesus fará com que o homem seja eternamente condenado. A razão é porque "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).
C. Aqueles que não obedecerem serão condenados. Em continuidade ao ponto aos tessalonicenses sobre a volta de Jesus para castigar, Paulo diz que ele vai retribuir com castigo "em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (II Tessalonicenses 1:8). A geração de israelitas morreram no deserto e eles são apresentados como um exemplo para nós. Nós podemos "cair" como eles caíram, "por seguir o mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4:11).
D. Aqueles que se voltam para o pecado serão condenados. Pedro alertou para a perigosa influência que os falsos mestres poderiam ter sobre os fiéis cristãos. "Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro" (II Pedro 2:20). O pior estado implica claramente que aquele que se volta para o pecado será condenado, independentemente de sua salvação antes.

2. Quem será salvo?

A. Aqueles que conhecem a Deus serão salvos. Paulo falou "...da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3:8-11). Devemos conhecer a Deus e de Seu Filho, a fim de sermos salvos. Este conhecimento deve ser, segundo as Escrituras, não baseado em nossa própria imaginação sobre Ele (João 8:24).
B. Aqueles que creem serão salvos. "Portanto, tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1). A fé é essencial para a salvação. Mas devemos ser cuidadosos a respeito de como nós definimos fé. É um simples reconhecimento de Cristo e o que Ele tem feito por nossa salvação, ou é algo mais? Observe o próximo ponto.
C. Aqueles que obedecem serão salvos. Muitos vão levantar objecções à noção de que a obediência não é necessária para nossa salvação. Mas a Bíblia indica claramente que a "fé" não é suficiente, porque "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:24,26). Ao falar de Cristo, o escritor de Hebreus disse: "E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se a todos os que Lhe obedecem fonte de salvação eterna" (Hebreus 5:9). Isso significa fazer tudo o que Ele ordenou, mesmo o ato muitas vezes ridicularizado do batismo (Marcos 16:16; I Pedro 3:21).

D. Aqueles que permanecerem fiéis serão salvos. Na carta à igreja de Esmirna, os irmãos foram avisados sobre a perseguição que estava chegando. O objetivo da perseguição era levá-los a renunciar a sua fé em Cristo. Mas Jesus esperava que eles se apegassem às suas convicções e não renunciar a sua fé. Ele disse: "Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10). Devemos permanecer fiéis ao Senhor, enquanto nós continuamos a viver nesta terra.

Conclusão: Depois de considerar o que a palavra de Deus diz, vimos as diferenças entre aqueles que serão condenados e aqueles que serão salvos. Em qual grupo você estará no dia do julgamento? Se não é o último grupo, porque não fazer o que a Bíblia diz que você precisa fazer para ser salvo? A salvação está aberta a todos aqueles que fielmente obedecerem ao Senhor. Por que não aceitar suas condições e vir a Ele em Seus próprios termos, para que possa ser salvo no céu com Ele para sempre?

P. Aldenir Araújo
Quem será condenado? Quem será salvo? Quem será condenado? Quem será salvo? Reviewed by Aldenir Araujo on novembro 09, 2010 Rating: 5

Um comentário:

  1. eu quero ir e estar no ceus junto com o nosso deus pai todo poderozo eternamente como o meu maior somho e desejo da minha vida por meio do seu filho unigenito pormeio da minha fe e pelo o meu crer no meu pessoal advogado e senhor e salvador e mestre jesus cristo amem

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.