O casamento está se tornando obsoleto?

O casamento está se tornando obsoleto? Um recente estudo conduzido pelo Pew Research Center revelou que 39% dos americanos (quase quatro em cada dez) acreditam que o casamento está se tornando obsoleto. Como uma sociedade, um percentual tão alto é vergonhoso. Mas, infelizmente, isso não é surpreendente.
Não esqueçamos a exortação a respeito da instituição do casamento:
"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4).
Por que tantas pessoas estão falhando em honrar o casamento e, chamando-o de obsoleto?[post_ad]Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender os fundamentos do matrimônio.
O casamento começou no início com Adão e Eva (Gênesis 2:24)). A partir desse ponto, o homem continuou a prática do casamento de geração em geração. Jesus afirma que o casamento existirá (e, portanto, relevante, não obsoleto), até "a ressurreição", quando homens e mulheres “não se casam nem se dão em casamento"(Mateus 22:30 ). Portanto, devemos manter o casamento em honra tanto como aqueles que viveram há séculos atrás.

Há duas coisas que devemos lembrar-nos sobre essa relação antiga, universal e permanente:
  • Em primeiro lugar, o matrimônio foi instituído por Deus. Quando Jesus foi perguntado sobre o casamento, Ele respondeu: "Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6). Deus une um homem e uma mulher em casamento, assim como fez com Adão e Eva no princípio. O casamento não é um costume social ou um contrato legal. É uma relação que foi estabelecida por Deus.
  • Em segundo lugar, o casamento é uma aliança de relacionamento entre um homem e uma mulher. Uma das razões do profeta Malaquias repreender o povo foi por causa de seus pecados contra suas esposas. "E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança” (Malaquias 2:14). Um pacto é um acordo entre duas partes. Quando um homem e uma mulher se casam, eles entram em um longo compromisso de vida. Isto não é para ser tomado despreocupadamente, já que a única causa que permitiria um casado ser liberado de seu compromisso é a morte ou a infidelidade por parte do cônjuge (Romanos 7:2-3; Mateus 19:9).
Conclusão: Vemos que o casamento é uma instituição divina na qual se faz um compromisso para toda vida com seu cônjuge. Então, por que tantas pessoas dizem que o casamento está se tornando obsoleto? Tudo se resume ao fato de que eles não respeitam a Deus (aquele que instituiu o casamento) e eles são egoístas (recusando-se a comprometer a sua vida para outra).

Orgulho e egoísmo assumem muitas formas. Uma delas é na desonra do casamento. Devemos aprender a nos humilhar, confiar em Deus e em Seu plano, e colocar os outros antes de nós mesmos.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O casamento está se tornando obsoleto? Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, novembro 26, 2010 Rating: 5

5 comentários:

  1. Irmão Aldenir,
    Concordo com o amado irmão em cada palavra que foi colocada nesse artigo. As pessoas perderam o foco, o amor e a cumplicidade. Amar não é receber dar, não é magoar é incentivar, não é criticar é apoiar, não é ofender é compreender, não é humilhar é defender, não é julgar é aceitar não é esquecer é perdoar, amar é simplesmente amar. Deus te abeçoe!
    abçs do amigo e irmão,
    Marivan

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este post, parabéns!!

    Abraços,

    Fabiano

    www.portalcolina.com.br

    ResponderExcluir
  3. @Marivan
    Exatamente Marivan, casamento é uma benção de Deus, portanto deve ser valorizado.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. @www.webmae.com.br
    Obrigado pela sua participação. Fico feliz que tenha gostado.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Aldenir muito bom seu blog,uma benção para a familia ,seguindo ,faz uma visita no meu e me segui tbm..Deus te abençoe..

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.