Como viver uma vida abençoada

Como viver uma vida abençoadaTexto: Provérbios 3.1-6, 11-13,21

Memorizar: Provérbios 12.15

Introdução: Deus concede a todas as pessoas condições de uma vida abençoada.
Mas, a natureza pecaminosa que o homem contraiu, limita-o de tal forma que lhe tira a capacidade de alcançar os benefícios que estão à sua disposição.

Recebendo conselhos valiosos

Se alguém quer ter uma vida abençoada é só aproveitar os conselhos registrados nas Escrituras bem como os que são oferecidos por pessoas tementes a Deus e que desejam o bem estar do próximo.
[post_ad]

Aproveitar as Oportunidades

Pessoas há que chegam a uma certa idade e olham para trás com vistas pesarosas porque deixaram passar preciosas oportunidades e não as aproveitaram.

Tirando Proveito da Oportunidade

Certo dia, Esaú chegou exausto de uma caçada e, faminto como estava, pediu um pouco de guisado que seu irmão havia preparado. Jacó aproveitou a chance do momento para negociar o que tanto desejava. Então propôs ao irmão: “Vende-me hoje a tua primogenitura.”  Jacó aproveitou o momento de fragilidade de Esaú para agir com sagacidade e apossar-se da benção que, por direito seria de Esaú.

Ele Não Perdeu a Oportunidade

Isaías teve uma visão que o deixou espantado (Isaías 6.1-9). Mas, quando Deus fez a pergunta: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” Ele prontamente ofereceu-se, dizendo “Eis-me aqui, envia-me a mim.” Outro a ser citado – O jovem Davi da mesma forma não deixou a oportunidade escapar. O rei Saul ofereceu a chance aos homens de Israel quando Golias afrontava o povo (I Samuel 17.25). Davi mostrou-se indignado pelo fato de Golias ter afrontado Israel e o “exército do Deus Vivo”, ninguém deveria tolerar tal ofensa sem tomar qualquer atitude.

A mulher que não desperdiçou a oportunidade

– Quando Josué se aproximou da cidade de Jericó para conquistá-la, enviou dois homens para espiar a terra. Para não serem presos pelo exército do rei, Raabe, uma prostituta que morava sobre as muralhas, escondeu-os em sua casa. Ela os livrou da morte (Josué 2.1-15). Mais adiante, lemos que a benção divina alcançou Raabe de uma maneira especial. Ela casou-se com um príncipe de Israel por nome Salmon e dela descenderam Davi e Jesus (Mateus 1.5). Ela é mencionada como exemplo de salvação pela fé que produz boas obras (Tiago 2.25).

Sofrendo para não perder as oportunidades.

– O apóstolo Paulo foi homem que sempre tirou proveito das oportunidades que Deus lhe proporcionava (I Coríntios 15.10).

Desperdício de Oportunidade

Muitas pessoas desperdiçam as oportunidades por falta de conhecimento, por negligência, falta de orientações, orgulho, ou por acharem que são sem importância e estão sempre esperando coisas melhores.
O Caso de Esaú
Por meio de suas atitudes, Esaú demonstrou ter o caráter de quem vivencia o momento e não quer saber do amanhã. Ele tipifica a pessoa que não leva em conta sua escala de valores quando toma decisões, que não sabe discernir o que é mais e o que é menos importante, que nivela tudo por baixo.

Perdendo a Oportunidade de Seguir a Jesus

A História do jovem rico citada em Lucas 18.18-30 é um desses casos típicos de pessoas que perdem oportunidade por não saberem discernir uma escala de valores.
Praticar o bem constantemente
Fazer o bem não é simplesmente deixar de praticar o mal. Indica atitudes concretas; beneficiar, favorecer a outrem; ter o coração voltado para atender as necessidades do próximo.
Lei da Reciprocidade - Conforme Mateus 7.12, quem quiser ser perdoado, primeiro perdoe; quem quiser ser desculpado, aprenda a desculpar; quem gostar de receber favores, aprenda a oferecer favor.
Lei da Semeadura - Ninguém poderá colher algo que não tenha plantado. Se plantamos o que é bom, certamente me algum tempo colheremos o bem (Gálatas 6.7). O bem deve sempre prevalecer. Na caminhada cristã, devemos dar sempre um passo rumo às bênçãos e oportunidades que Deus tem colocado à nossa disposição. Isso não implica simplesmente em deixar de praticar o mal, mas ter atitudes para benefícios de outrem.
Relacionamento com Deus
Na Bíblia somos exortados a conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Oséias 6.3). Isso significa procurar um relacionamento mais profundo, uma comunhão mais íntima com o Senhor. Para isto, é preciso orar, ler e meditar na Palavra de Deus..
Priorizando Deus
Quem deseja uma vida próspera e abençoada, encontrando boas oportunidades, deve priorizar Deus em todos os seus negócios.

Conclusão: A oportunidade de vencer na vida, de prosperar, de ser útil com seu trabalho e seus conhecimentos só acontece se as pessoas entenderem que a vida é feita através da construção dos relacionamentos.

Autor: Pr. Cyro Pereira do Lago

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como viver uma vida abençoada Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, novembro 03, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.