Como virá a mim a arca do Senhor?

Como virá a mim a arca do Senhor?
Textos: II Samuel 6.9 e I Crônicas 13.12
Introdução: O episódio ocorrido enquanto a arca era trazida para Jerusalém pode nos levar à seguinte reflexão.
No afã de querer fazer a obra de Deus nos esquecemos de que devemos obedecer a certos princípios bíblicos.
[post_ad]
a) No caso da igreja existe um projeto divino que tem de ser obedecido.
b) Não adianta sair em busca de novidades. Devemos buscar os princípios na Palavra de Deus.
c) Preocupamo-nos em demasia com métodos, quando deveríamos andar à cata dos princípios bíblico-apostólicos.
d) Atualizando para a área de louvor e adoração da igreja, gostamos de copiar os modelos que estão dando certos em outras igrejas, mas não temos a mesma vida de intimidade que aqueles irmãos têm.
Davi ficou com medo (v 9).
Davi não gostou do que aconteceu com Uzá (v 8). E ficou perplexo, desorientado, sem saber o que fazer.

Em que Davi errou?
Davi errou quando convocou o exército para buscar a arca. Esqueceu que aquela era uma missão para os sacerdotes-levitas (1 Samuel 6:1 e ss).
Davi se preocupou em conseguir um carro novo. Semelhantemente, nós os pastores estamos sempre procurando coisas novas, novidades, e esquecemos que na igreja quem manda e ordena tudo é o Senhor Jesus Cristo (Mateus 16.18). Jesus edifica sua igreja.

Davi descobriu o princípio bíblico para se carregar a arca: Sobre os ombros! Porque é fácil submeter a obra de Deus aos carros novos, às facilidades, ao comodismo. A presença de Deus era para ser carregada nos ombros, sentindo o peso da glória de Deus.
Os sacerdotes da época estavam totalmente alienados dos mandamentos da lei de Moisés de que a arca deveria ser transportada sobre os ombros com seus varais. Davi, três meses depois, disse aos sacerdotes: “Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel. Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR” (1 Crônicas 15.11-13).

O que depreendemos desse texto?
a) Que a liderança é responsável por tudo o que acontece, e não o povo.
Sempre que Deus trata com a nação de Israel chama a atenção da liderança. Veja: Quando o povo era convocado para a guerra, quem tomava a liderança eram os sacerdotes e príncipes (Deuteronômio 20). Quando Neemias reconstruiu Jerusalém, convocou os líderes. Quando Davi estabeleceu a ordem levítica de cantores, estabeleceu líderes (1 Crônicas 25).
b) Aprendemos que a obra de Deus tem de ser feita do jeito de Deus. Davi chamou os líderes religiosos e lhes passou uma carraspana. “Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado”. Certamente Deus já irrompeu contra a igreja e nem nos demos conta! Ver Isaias 63.10-17
c) Aprendemos que temos de fazer a obra de Deus com temor. Foram buscar a arca da aliança eufóricos e esqueceram de se santificar: “santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR” (1 Cr 13.12). Assim acontece conosco. Somos ávidos em fazer a obra de Deus, e esquecemos que para trabalhar para Deus é preciso primeiramente viver uma vida de arrependimento.
d) Aprendemos que Deus nos deixou princípios claros para servi-lo em adoração. “Porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado”. A arca, então, foi trazida pelos varais (1 Cr 15.15 cf. Ex 25.14).
e) Deduzimos que naqueles dias as varas da arca haviam desaparecido, ou lhes dificultava o trabalho.
Só depois de buscarmos os princípios é que podemos estabelecer os louvores. Os louvores formam a base para que a arca do Senhor, ou sua presença desça sobre a igreja.

Davi estabeleceu uma ordem de louvor e princípios de autoridade.
Os sacerdotes-levitas deveriam entoar louvores a Deus em voz alta (1 Cr 15.16).
Deveriam cantar com alegria (1 Cr 15.16).
Deveriam ter um dirigente que os conduzisse (1 Cr 15.22). E deveria ser um entendido em música.
“Naquele dia” (1 Cr 16.7). Os louvores seguiam um princípio: “Louvai ao Senhor, porque ele é bom e sua misericórdia dura para sempre” (2 Cr 5.13). Ver Jeremias 33.11 e 2 Cr 20.21.
Davi descobriu que a arca não era para ser trazida em carros, sejam novos ou velhos, mas nos ombros.

Os líderes da igreja devem ser como Arão: Carregam no peito e nos ombros os nomes dos filhos de Israel. Trazem no peito (coração) o nome de cada pessoa; e trazem nos ombros (autoridade) o nome das pessoas. 

Deste episódio da morte de Uzá e da tristeza e medo de Davi podemos tirar as seguintes lições:
1. Uma tragédia ou um desastre espiritual sempre nos leva a reflexão. Onde foi que errei? Mas, devemos sempre perguntar: O que faço para acertar?
2. Um acontecimento errado deveria nos levar ao arrependimento.
3. Deveria nos levar também de volta à palavra de Deus.
4. O arrependimento nos a acertar a maneira de trabalhar para Deus. 

Pastor João A. de Souza Filho

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como virá a mim a arca do Senhor? Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, outubro 25, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.