Renovando o sentido de propósito na vida


Renovando o sentido de propósito na vida
Texto: Zacarias 2:1-13

Introdução: O Senhor levanta o profeta Zacarías em um momento quando o povo necessitava de novos animos.
O povo trabalhava na reconstrução do Templo de Jerusalém, e por causa da oposição, e a preocupação por outras coisas, o trabalho parou.
O templo deveria ser concluído, mas para isto o povo precisava de um sentido de propósito.
Aparentemente o povo estava desanimado na construção do templo, e ainda que continuavam trabalhando, não faziam com o mesmo vigor do principio.
[post_ad]
É muito similar a situação das pessoas que se sentem desanimadas com a vida.
Vivem a vida mas não com o mesmo vigor de antes.
Trabalham, se esforçam, estudam, mas não tem ânimo para seguir adiante.
Acabou o vigor para a vida, e assim, a vida não tem sentido.
È preciso uma mudança de atitude para renovar o sentido de propósito na vida que, acontece quando:

I. Quando compreendo o que significo para Deus. v. 8b. 

“Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” Algo significativo é algo importante ou de valor.
O Senhor é claro ao dizer que você é tão importante para Ele que Ele o protege como a menina dos seus olhos. Isaias 49:15 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” Sua vida terá um sentido diferente quando compreenderes que Deus não se esqueceu de você. Você é importante para Deus.

II. Quando compreendo o quanto tenho valor para Deus. v. 5, 9. 

“Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória” 9. “Porque eis aí agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim, sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou”
O valor que damos a algo ou a alguém determina o grau de importância que lhe damos. Portanto, o protegemos com o mesmo cuidado.
Você é tão valioso para Deus que Ele lhe protege como com um muro de fogo alça sua mão contra os que lhe querem prejudicar.
Ilustrar com o exemplo de João 10:7 onde Jesus disse que Ele é a porta. Em outras palavras, Jesus se coloca como um portão para cuidar da sua vida. Se alguém quer te atingir, primeiro tem que passar por Jesus.
Êxodo 19:5 está escrito que somos seu especial tesouro. Romanos 8:32 está escrito que Deus “não vacilou ao entregar seu filho por nós”
Sua vida terá propósito quando compreenderes que você vale muito para Deus.

III. Quando compreendo o desejo de Deus para minha vida. v. 10

Não tem coisa mais gratificante que uma vida feliz.
A verdadeira felicidade vem de dentro para fora. Portanto, a verdadeira felicidade tem a ver com nosso bem estar espiritual, o que se verá refletido nas diferentes áreas de nossa vida. Por isso o Senhor Jesus disse: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37-38
O desejo de Deus é a tua felicidade, tanto que em Mateus 5:4 “Bem aventurados os que choram,  porque eles serão consolados”. Os que estão tristes continuamente são os privilegiados recipientes do favor divino, pois eles serão favorecidos com a mudança de situação.
Tua vida terá propósito quando compreenderes que Deus deseja somente tua felicidade. Por isso Ele disse: v. 10Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR”

IV. Quando compreendo o tamanho da benção que Deus tem para mim. v. 4. 

“E lhe disse: Corre, fala a este jovem: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela”
A bençaõ é receber da parte de Deus o bem estar e a prosperidade.
O (v. 4) ilustra o tamanho da benção que Deus nos quer dar: tão grande que não há muros que a possam conter.
Por isso entendemos que a benção de Deus é integral, quer dizer, em todas as áreas de nossa vida: espiritual, física, material, e financiera (3 João 2) “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”
É importante entender que a prosperidade que vem de Dios, a teremos quando mantermos um contato permanente com a Palavra de Deus. Josué 1:8 diz “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”
Sua vida terá propósito quando compreenderes que Deus somente deseja abençoá-lo e te fazer próspero.
Para isto, você debe voltar-se para Deus com todo o coração, porque onde está seu tesouro, ali estará seu coração (Mateus 6:21). “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”

V. Quando compreendo o que Deus quer fazer através de mim. v. 4, 11.   

“E lhe disse: Corre, fala a este jovem: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela” 11. “Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a ti”
Os vv. 4 e 11 mostram que muitas pessoas serão impactadas através da sua vida. Este impacto pode ser negativo ou positivo.
Deus quer não somente te abençoar, mas Deus quer que você seja um instrumento de benção. Gênesis 12:3 “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” - Malaquias 3:12 está escrito que: “Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos” Sem dúvida, quando você compreende que Deus somente deseja sua benção, felicidade, e prosperidade, sua atitude para com as outras pessoas tambiém mudará.
Sua vida terá um propósito diferente quando compreenderes que é através de você que Deus quer abençoar a sua familia, e a todos quantos você tiver contato.

VI. Quando compreendo que fui criado para adorar a Deus. v. 10. 

“Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR”
Quando Deus criou todas as coisas, até que tudo estava de acordo com o mais alto grau de qualidade, então Deus criou o homem.
O ser humano é a máxima criação, por isso é que valemos e significamos tanto para Deus, porque fomos criados a sua imagem e semelhança.
A Biblia diz que fomos criados “a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;” (Efésios 1:12).
Cantar e alegrar-se são em si uma mudança voluntaria que requer disposição pessoal.
Portanto, cante a Deus alegremente porque você foi criado com o propósito específico de render a Ele adoração.

Conclusão: Deus não faz as coisas por casualidade, tudo o que Deus faz tem um propósito. Agora você compreende claramente que você não é o resultado da casualidade, nem que sua vida nesta terra não tem sentido. Tu és a especial criação de Deus, e existes para a glória dEle.
 
É possivel que não te sintas tão especial neste momento. Mas Deus te olha com olhos diferentes, pois vales muito para Ele, tanto que Ele deseja tua felicidade e prosperidade. Ele deseja que sejas uma pessoa feliz.
 
Portanto, não percas o ânimo para a vida, pois Deus ainda não terminou com você. Ele te diz “Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR”

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Renovando o sentido de propósito na vida Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, setembro 08, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.