Esquecendo o que ficou para trás


Esquecendo o que ficou para trás
Texto: Filipenses 3:12-14
Introdução: O passado as vezes nos persegue.
Robert E. Lee, um general do sul depois da guerra civil foi visitar uma mulher no estado de Kentucky. Ela o levou a sua casa e lhe mostrou o que restava de um árvore grande que havia sido partida ao meio durante a guerra por bombardeios do exército do norte. Ela tenta consolá-lo; expresar-lhe algumas palavras de alento e de desprezo contra o norte. O Sr. Lee disse, “Corta, e deixa no passado”. Tem coisas boas do passado que devemos apreciar. Mas há coisas do passado que precisamos cortá-las.
[post_ad]

I. O passado

A. O passado tem o poder de nos amarrar
1. Tem pessoas que estão atadas ao passado.
2. Vivendo nos laures do passado.
3. Assim pensavam os judeus. E esta amarra os levou ao prejuízo e diziam que os gentios não mereciam a salvação porque precisavam ser judaízados.
4. No versículo 2 do capítulo 3 de Filipenses, Paulo tem três nomes para eles: cães, maus obreiros e mutiladores do corpo.
B. Paulo teve que libertar-se do passado
1. Ele dizia no verso 4, “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais”.
2. Paulo sabia que para seguir adiante, tinha que desprender-se do passado. Vitórias passadas, conquistas passadas, êxitos passados e mover-se no plano de Deus para o momento presente. Não precisa falar tanto ou focar tanto nas metas do passado. Foca em Jesus que tem um plano novo para você.
3. Ex. Pedro. Em resumo vemos o seguinte:
§ Era um carnal, Jesus o repreendeu. Mateus 16:23.
§ Era muito nervoso, Jesus teve que limpar sua desordem (a orelha do soldado).
§ Maldisse e negou Jesus.
· Mas sem dúvida, Jesus o usa como exemplo.

II. O presente

A. Deus está fazendo algo novo. Isaias 43:18-19 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.
1. Esqueça o passado
2. Deus não está lá
3. Ele não disse a Moisés, “Eu Sou o que Era”. Ele disse, “Eu Sou O Que Sou”.
B. Deus tem pensamentos bons a teu respeito. Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
1. Talvez o diabo, tem te acusado por teu passado, mas Deus jogou tudo no mar do esquecimento.

III. O futuro.

Isto é para os valentes porque “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. Mateus 11:12. Deus tem promessas para você. Ele prometeu:
• Sua presênça – “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. (Hebreus 13:5).
• Sua proteção – “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. (Gênesis 15:1).
• Seu poder – “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. (Isaias 41:10).
• Sua provisão – “Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento”, (Isaias 41:10)
• Seu propósito – “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. (Jeremias 29:11).
• Sua bondade – “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”. (Salmos 84:11).
• Sua fidelidade – “Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo” (1Samuel 12:22).
• Sua direção – “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho”, (Salmos 25:9).
• Sua perfeita vontade – “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, (Romanos 8:28).

Conclusão: Não podemos ignorar o passado. Mas podemos colocá-lo no esquecimento. Aprender dos nossos erros; viver hoje sabendo que amanhã será um dia melhor, porque Deus está conosco. “O passado é um cheque cancelado; esqueça-o”. O amanhã é uma nota promissória; não conte com ela. Mas hoje, a benção de hoje está presente e é real, aproveita-a porque não durará.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Esquecendo o que ficou para trás Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, setembro 03, 2010 Rating: 5

2 comentários:

  1. No decurso da nossa vida, há todos os tipos de distrações e tentações, tais como os cuidados deste mundo, as riquezas e os desejos ímpios, que ameaçam sufocar nossa dedicação ao
    Senhor. Necessário é esquecer-se das "coisas que atrás ficam", o mundo iníquo e nossa velha vida de pecado, e avançar para as coisas que estão adiante, a salvação completa e final em Cristo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. @Principe Encantado
    Sábias palavras amigo Príncipe. O passado é um cheque cancelado; o dia é hoje o momento é agora, prossigamos para o alvo.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.