O Dia Que Deus Encheu a Casa

O dia que Deus encheu a casaTexto: II Crônicas 5:13-14

Introdução: Nosso texto relata a emocionante dedicação do templo de Salomão. O templo foi o cumprimento de uma promessa feita por Deus ao rei Davi. Davi queria construir uma morada permanente para a arca de Deus. Mas não foi permitido fazê-lo porque ele era um homem de guerra. Porém Deus prometeu a Davi que ele lhe daria um filho que iria construir um magnífico templo para o Senhor. È claro que o Filho foi Salomão.

À medida que entramos no capitulo 5 de II Crônicas o templo está concluído, e os preparativos estão sendo feitos para sua dedicação. Salomão ordena que todos os objetos sagrados de seu pai Davi, bem como os instrumentos a serem utilizados no serviço do templo sejam retirados da tenda e levados ao seu novo lugar no templo.

Esta era uma ocasião especial certamente Israel nunca tinha conhecido um lugar fixo de culto durante os anos havia conhecido apenas a tenda portátil chamada, O tabernáculo. Era um lembrete constante de sua peregrinação no deserto. Mas isso estava prestes a mudar. O templo de Salomão devido ao fato de que era uma construção permanente implícita de que Deus tinha estabelecido o seu povo na terra da promessa, para nunca mais andar novamente. Quando o templo foi dedicado, o Senhor mostrou a Sua aprovação, da maneira mais emocionante.

Deus encheu a casa quando:

1. Deus voltou ao seu lugar de honra

A. Todos estavam reunidos para a ocasião.
1. Os líderes de Israel estavam lá. (5:2)
Tem sido dito muitas vezes que tudo sobe ou cai na liderança. 
Há um elemento de verdade nessa afirmação. Salomão estava a ponto de dedicar a "Casa de Deus". Ele sabia que a presença de si mesmo, e os líderes de Israel demonstravam a importância do evento. É importante que os membros da igreja sejam fieis, quando a igreja se reúne para adorar. Mas se você tem uma posição na liderança da igreja, a fidelidade da sua presença ou a falta dela ajuda a definir o tom para o resto do corpo.

Um líder é ...
Um líder é alguém que tem seguidores. Um líder eficaz não é alguém que é amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. Popularidade não é liderança. Os resultados são. Os líderes são bastante visíveis. Eles, portanto, servem de exemplo. Liderança não é posição ou privilégios, títulos ou dinheiro. Liderança é a responsabilidade.
Qualquer pessoa que detém uma posição na igreja e não é fiel à casa de Deus é um mau exemplo. Aquele que foi dada a responsabilidade de uma posição na igreja também tem a responsabilidade de estabelecer o padrão para a fidelidade.
2. As pessoas estavam lá (5:6)
É importante que cada membro da igreja seja fiel à casa de Deus. Você nunca sabe o que pode perder. Você pode perder exatamente aquilo que você precisa. Perder um culto por motivos justos, é completamente compreensível, mas o não comparecimento por negligência na casa de Deus, pelos filhos de Deus, não é compreensível.

B. Eles fizeram ofertas de sacrifícios (5:6)
Estas ofertas sacrificiais representava o melhor que os adoradores tinham para oferecer. Estavam sendo oferecidos ao Senhor no culto e adoração. Não é requerido de nós hoje sacrificar animais para adorar a Deus. Deus nos ordenou sacrificar algo muito mais valioso, nosso corpo como um todo. (Romanos 12:1) Paulo está dizendo aqui que devemos fazer uma entrega total ao Senhor. Nós devemos dar ao Senhor, os sacrifícios do nosso tempo, energia, talentos e finanças para o Seu serviço.

C. A Arca é colocado no lugar santíssimo. (5:7). A arca da aliança era o símbolo físico da presença e do poder de Deus entre o Seu povo. A tampa da Arca era chamada de propiciatório. Era lá, entre as asas dos querubins que a glória de Deus aparecia uma vez por ano. No dia da expiação, e comunhão com o sumo sacerdote, e expiava os pecados de Israel por mais um ano. (Êxodo 5:22).
1. Assim como a Arca, representante da presença e do poder de Deus, foi devolvida ao seu lugar de honra no Santo dos Santos, mesmo assim, devemos ter o cuidado de manter o Senhor como o foco central de tudo o que fazemos na casa de Deus. Não devemos fazer nada que não atraia sua presença. 
Santo Agostinho disse uma vez: "Jesus Cristo não é valorizado em todos até que ele seja valorizado acima de tudo". Em outras palavras, Jesus deve estar no centro das nossas vidas.

2. Deus recebeu seu louvor legitimo.

(Um coração para o louvor).

A. Deus foi louvado com música (5:11,12)
O programa musical naquele dia deve ter sido algo bom para ouvir. Todos estavam envolvidos em louvor entusiástico a Deus. Algumas pessoas veem o ministério de música como entretenimento, direcionado para as pessoas ao invés de louvar e adorar o Senhor.

B. Deus foi louvado por sua bondade e misericórdia (5:13)
Amados, como precisamos louvar a Deus hoje por Sua bondade e misericórdia para conosco. Deus merece o nosso louvor, simplesmente porque ele não nos trata de acordo com aquilo que merecemos. Salmos 103:10.
1. Temos de louvar a Deus pela grande salvação que ele nos deu. Romanos 8:5.

3. Deus revelou Sua Presença. (5:13).

A. Esta nuvem não era outra coisa senão a glória Shekinah de Deus. Esta era a mesma nuvem da presença de Deus e do poder que protegia e guiava os israelitas em sua peregrinação no deserto (Êxodo 13:21-22)

B. A presença do Senhor foi imensa. (5:14)
Isso está me dizendo neste versículo que quando Deus encheu a casa, o homem saiu de cena. Precisamos deixar espaço para Deus fazer algo diferente do que temos planejado. A ordem de Deus deve ser a nossa única ordem de serviço.

Conclusão: Deus encheu a casa quando:
1. Deus voltou ao seu lugar de honra
2. Deus recebeu seu louvor legítimo.
3. Deus revelou Sua presença.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem