O sofrimento humano

O sofrimento humanoTexto:Salmo 73:13-14

Introdução: O homem tem trazido consigo, desde os primórdios da criação, a marca do sofrimento. Os problemas tiram-lhe a paz. Porém, parece que nos últimos anos as crises que têm assolado a humanidade são maiores e mais frequentes. Sequestros, assaltos, assassinatos, desajustes conjugais, desobediência dos filhos aos pais, drogas, depravação moral, pestes, enfermidades, terremotos, furacões, secas, enchentes, descontrole monetário, confusão política, incompreensões, etc., são algumas das aflições pelas quais os homens têm passado.

Como o cristão irá encarar esses problemas?
[post_ad]
É verdade que todos os grandes pensadores se preocuparam com o problema do mal e do sofrimento humano; mas, o que precisamos mesmo conhecer e entender é o ponto de vista das Escrituras Sagradas sobre este assunto.

I. Causas do sofrimento

As Escrituras falam do sofrimento como sendo um intruso neste mundo, pois Deus criou tudo perfeito e livre de dor, Gênesis 3:1. Vejamos algumas razões por que o homem sofre.
1. O pecado de Adão e Eva. O pecado trouxe consigo os conflitos, a dor, a corrupção, o trabalho penoso e a morte, Gênesis 3:15-19. Davi expressou-se da seguinte maneira: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" Salmo 51:5. Com a entrada do pecado no mundo, vieram as consequências: inimizade, Gên. 3: 15; dor: "Com dor terás filhos", Gênesis 3:16; maldição para a terra, Gênesis 3:17; dificuldades: "espinhos e cardos", Gênesis 3:18; canseira e fadiga, Gênesis 3:19; morte: "porquanto és pó, e em pó te tornarás", Gênesis 3:19.
2. Más escolhas individuais. São aquelas atitudes que tomamos sem consultar a vontade de Deus e por isso ferimos certos princípios em relação ao que ele estabeleceu para o nosso bem. Caim escolheu a inveja e o crime e teve uma vida desastrosa e dolorida, Gênesis 4:14. Ló, sobrinho de Abraão, escolheu pela aparência e teve graves proble­mas com vizinhos. Levado pelo egoísmo e vaidade, o homem tem escolhido o caminho mais longo.
3. Desajustes da própria natureza. O cristão não está isento de sofrer as consequências das catástrofes provocadas por um eventual desajuste da natureza. Paulo nos informa que a natureza aguarda a sua restauração. Até que isto aconteça, temos visto terremotos, furacões, mare­motos, enchentes, secas, raios, tremores de terra, etc. Tudo isso causa sofrimento.
4. Para a glória de Deus. Deus é Senhor e faz aquilo que lhe apraz. Certa vez, Jesus curou um cego de nascença e lhe perguntaram: "Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: "Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para glória de Deus", João 9:1-3.

II. 0 que o sofrimento pode provocar no homem

O homem reage de diferentes maneiras diante do sofri­mento. A história diz isso e a experiência do dia-a-dia o confirma.
1. Revolta - Há pessoas que se revoltam às vezes porque sofrem muito, ou porque vêem outras pessoas sofrendo. Esta revolta é uma atitude resultante da falta de aceitação do problema em que se acham envolvidas. Mas a revolta não leva a nada; pelo contrário, só piora. Ha pode ser também gerada pela falta de compreensão da causa e do objetivo do sofrimento.
2. Incredulidade - A crença infantil num Deus bom que não permite nada de ruim impera de um modo geral. Portanto, diante de situações difíceis, a tendência natural é cair na incredulidade. Mas, biblicamente, o sofrimento de uma pessoa deve ser motivo para levá-la mais perto de Deus, reconhecendo Sua soberania e amor.
3. Blasfêmia - Muitos chegam a culpar a Deus pelo sofrimento e com palavras expressam sua rejeição. Com isso demonstram impiedade. Ex.: A mulher de Jó queria que ele fizesse isso por causa do sofrimento. "...amaldiçoa a Deus e morre", Jó 2:9.
4. Perda de esperança - O sofrimento pode levar ao desespero, enfraquecendo a capacidade de enfrentar os problemas e calamidades. Às vezes a pressão é tanta que a pessoa perde o prazer de viver, acontecendo aquilo que chamamos de "perder a esperança".
5. Suicídio - Há aqueles que se entregam de tal forma à angústia e ao desespero que acabam praticando o suicídio, na falsa esperança de pôr fim ao sofrimento.
6. Vícios - Alguns, diante de grande carga de sofrimento, apelam para o uso de drogas, bebidas alcoólicas e calmantes medicinais, que são paliativos provocantes de sofrimentos ainda maiores.

III. A posição do cristão diante do sofrimento

O crente fiel e verdadeiro não vê no sofrimento apenas um instrumento de castigo, mas um meio que o próprio Deus usa para abençoá-lo.
1. O crente recebe o sofrimento como prova de amor de Deus. Em Hebreus 12:6 e 7 o autor deixa claro que a correção do Senhor é prova do seu amor para conosco.
2. O crente recebe, inclusive, o sofrimento para seu próprio bem. Romanos 8: 28. Jó só conhecia a Deus por ouvir falar, mas depois passou a conhecê-lo pessoalmente, Jó 42:5.
3. O crente vê no sofrimento uma oportunidade para dar glória a Deus. Atos 16: 22-25.
4. O crente aproveita o sofrimento para testemunhar a sua fé. Paulo diz: "Eu sei em quem tenho crido..." Jó falou: "Eu sei que o meu Redentor vive..."
5. O crente usa o sofrimento para provar sua obediência a Deus. Ex.: Os Jovens hebreus, Daniel 3:14-26.
6. O crente recebe o sofrimento para sua correção. Deus nos corrige de muitas maneiras. E necessário termos a sensibilidade devida para percebemos o que Deus está querendo de nós, quando permite alguma situação difícil que venha gerar sofrimento.

Conclusão: Sejamos crentes maduros e estruturados que entenda­mos com perfeição os planos do Senhor para nossa vida.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O sofrimento humano Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, junho 25, 2010 Rating: 5

8 comentários:

  1. Muito bom Araujo vamos tendo aos poucos a palavra ensinada, obrigado amigo por esta leitura.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pr. Aldenir, Graça e Paz...

    Maravilhosa reflexão, esta, a respeito dos sofrimentos; O amado foi bastante sábio em dizer que devemos buscar compreender a razão do sofrimento, porque certamente através dele, Deus quer falar alguma coisa conosco. O interessante é que a Bíblia diz: que em baixo do sol, ou seja, neste mundo: “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos. Para aquele que está entre os vivo há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão, eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Ec-9:2-6). Este texto crio eu, que concorda com o pensamento do amado; pois creio que a intenção do irmão, foi nos mostrar, que o sofrimento existe para todos, porem precisamos compreender o que ele significa para cada um de nos, porque Deus tem permitido tanto sofrimento, e quais os seus propósitos. (Pois tudo”, só “, contribui para o bem, daqueles que amam a Deus, segundo os seus propósitos)”.

    Estou no aguardo, da visita do amado irmão ao meu blog, e o convite para participar do meu Link, ainda continua de pé, o amado será sempre bem vindo.

    Deus abençoe a sua vida, sua família e seu ministério em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas as causas principais do sofrimento podem ser:
      1) ignorância ( meu povo sobre por falta de conhecimento Os 4.6 )
      2) egoísmo e ambição,
      3) apego as coisas e não ao Criador,
      4) Medo
      5) Orgulho e altivez da alma

      Excluir
    2. ... o meu povo sofre por falta de conhecimento!! Os 4.6

      Excluir
  3. Graça e paz querido! Agradeço de coração a sua participação, e desejo lhe vitórias, em seu projetos. Costumo dizer que o sofrimento pode ser útil, tudo depende da maneira como o enfrentamos.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. @Principe Encantado
    Obrigado caro amigo Principe, tenha certeza que sua participação é importante para O Pregador.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista a maior causa do sofrimento humano junto ás escrituras sagradas está por desde o inicio ignorarem o que seu Deus e suas Leis ensinam.
    O sofrimento vem por conseqüência da desobediência, não que Deus faça questão de se vingar do desobediente mas por que o desobediente resolveu trilhar o que lhe convém, e isso é exemplo em todas as histórias da bíblia.
    Hoje continua a desobediência, a maioria das pessoas buscam coisas fúteis, confundem promessas feitas ao povo de Israel e ignoram o fato de que são gentios e que cabe aos gentios não o peso das leis que foram aperfeiçoadas em Jesus. Um exemplo? Muitos buscam prosperidade financeira em quanto Jesus ensinou que qualquer que tenha mais que suficiente tem a obrigação de dividir com aqueles que necessitam, mas tudo isso vai além, e tocar nesse assunto na maioria das vezes é o mesmo que enfiar uma barra de aço fervendo na ferida de um doente, pois, ninguém aceita o fato de que as leis Judaicas são leis destinadas aos judeus e os ensinamentos cristão é direcionado á todo gentio e também aos judeus, a promessa que antes foi feita já se cumpriu e existem novas ordenanças e nelas está incluso "dividir" ou seja, amar o próximo como a si mesmo e não amar o próximo um pouquinho ou quanto der. A causa do sofrimento é o equivoco e a desobediência e tais continuam sendo praticados por muitos.


    ACERVO MALDITO - LENDAS URBANAS
    http://acervomaldito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente o sofrimento é algo é nos que ensina.Se não existisse sofrimentos nunca saberíamos como vencer,devido não termos experiências.Verdadeiramente não há vitorias sem lutas,se as provações são muitas é sinal de que o Senhor quer nos dar vitória.Várias pessoas pensam que as lutas se manifestam somente decorrente de erros humanos.Verdadeiramente o pecado pode ter boa parte de culpa do sofrimento,porém,não é somente ele o causador.Deus tem um objetivo para todas as coisas.Ele nos permite chorar e enfrentas as adversidades porque nos ama e quer nos salvar.Existem situações que Deus nos permite enfrentar e muitas das vezes não percebemos a finalidade de tudo.Certamente o que Deus quer de nós é comunhão sincera.Infelizmente a grande maioria das pessoas pensam que o Senhor quer somente abençoar financeiramente se esquecendo que o objetivo é levar para o céu.O maior troféu do ser humano é a coroa de glória que o Deus nos prometeu e Ele requer obediência do seu povo.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.