Ads (728x90)

Ouse sonhar grandes sonhosTexto: Gênesis 37:5-11

 

Introdução: Em nosso texto de hoje lemos sobre um jovem (17 anos) que teve um sonho, na verdade, ele teve dois sonhos. De José e seus sonhos, aprendemos o segredo para um futuro brilhante e bem sucedido.

 

"Os sonhos divertidos são aqueles que são muito maiores do que a vida já estamos vivendo. Se somos culpados de algum pecado (absurdo auto-infligido), é de acomodação. Nós não nos magoamos com o que pedimos, mas por aquilo que nos conformamos. Lembre-se sempre, existem apenas dois tipos de pessoas neste mundo, os realistas e os sonhadores.

 

Os realistas sabem onde estão indo. Os sonhadores já estiveram lá. Existe três barreiras para impedir você de sonhar grandes sonhos: medo, falta de conhecimento e associações negativas.

 

Na escritura, quando lemos sobre os sonhos, existem cerca de 121 referências a sonhos, a fim de compreender o significado dos sonhos nas escrituras você tem que entender a cultura. Sonhos na cultura da época de José eram vistos como a comunicação de uma divindade. Esses sonhos não eram do tipo que sonhamos no meio da noite, muitos desses sonhos acontecia enquanto a pessoa estava em meditação sobre algum aspecto da vida, da família ou da religião.

 

Como as pessoas que lemos nas Escrituras não viviam em um vácuo sabemos que eles faziam parte da cultura em que viviam, portanto, seu conceito de sonho era o mesma que a dos que o cercavam. Quando lemos sobre o sonho de um homem nas Escrituras estamos realmente olhando para a mente dessa pessoa e como ela chegou a um entendimento do plano de Deus para sua vida era. Ele passou algum tempo meditando sobre Deus e os ensinamentos de Deus e, em seguida, mediado sobre como aplicar esses ensinamentos à sua vida e família.

 

É neste cenário que encontramos Jacó e seus filhos. José foi o primeiro nascido de Raquel esposa favorita de Jacó. Ele foi odiado por seus irmãos mais velhos, porque ele era o favorito de seu pai. Aos 17 anos José tem um sonho. Claro, como qualquer sonhador, quando ele chega a uma percepção de que o sonho que ele tem para seu futuro é o chamado de Deus em sua vida para ser um líder e um provedor tinha que dizer a alguém ele diz a seus irmãos e ao seu pai, que o adverte. A ira dos irmãos apenas aumentou com o seu sonho assim que eles fazem um plano para se livrar de seu irmão mais novo. O vendem a alguns mercadores ismaelitas que o levam para o Egito e o vendem a Potifar, capitão da guarda de Faraó. A maioria de vocês sabem o resto da história. José é acusado de assediar a mulher de Potifar, e é jogado na prisão e esquecido. Um dia faraó teve um sonho e ninguém pode interpretar o sonho. Então o mordomo de faraó, que tinha sido preso com José, lembra como José havia interpretado um sonho para ele e diz a Faraó. José é levado a presença de Faraó e José interpreta o sonho do Faraó o qual colocou José no comando do seu reino inteiro.

 

O grande sonho de José, anos depois começa a ser cumprido. Ele não tinha um sonho pequeno ele tinha um grande sonho. Seu sonho foi muito além de si mesmo, era um sonho de redenção. Muitos de nós hoje passa a vida apenas esperando o tempo para a aposentadoria e, em seguida, os "anos dourados." Infelizmente, muitos que chegaram a esses anos vão dizer que eles não são muito "dourados" para ninguém, exceto os médicos, hospitais e companhias de seguros. A vida parece ter pouco significado no grande esquema das coisas. O que todos nós precisamos é de um sentido de significado em nossas vidas. O que precisamos é um sentido que o que estamos fazendo tem um significado, o que significa que vai viver para além das nossas vidas.

A vida de José grita para nós hoje: Se atreva a Sonhar. Mas por quê? Porque sonhar grande; Porque Sonho em tudo?

 

Porque sonhar grande ...

1. Nos permite perceber que Deus tem um plano para nós!

A. Jeremias 29:11 nos diz: "Pois eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar um fim esperado."

1. José compreendeu isso, ele compreendeu que Deus tinha um plano para sua vida

2. Os sonhos de José claramente pinta um quadro do plano de Deus para seu futuro:

3. Na verdade parece que são dois sonhos que abordam a mesma questão a partir de dois ângulos diferentes. O primeiro fala de como um dia todos os seus irmãos viriam a depender dele para sua subsistência, e o segundo fala de como ele seria também governante deles, incluindo seu pai

4. José se agarrou a esse sonho durante toda a sua vida.

B. Os sonhos nos dá direção para nossa vida - ele coloca as coisas em perspectiva

1. "Eu acredito firmemente que o melhor momento de qualquer homem é a realização de tudo o que ele tanto sonhou, o momento em que ele trabalhou com o coração por uma boa causa e está esgotado no campo de batalha vitorioso".

C. Alguma vez você já tomou um momento para ficar a sós com seus pensamentos e conversar com Deus sobre seus desejos, seus sonhos?

D. Quando o fizer, eu me refiro a realmente passar algum tempo a sós com Ele você vai notar que ele começará a desenvolver em você um sonho, um desejo, uma determinação que pode motivá-lo para além de qualquer coisa que você nunca percebeu.

E. Você vê, este tipo de sonho pode revelar de Deus ...

1. Presença

2. Plano

3. Propósitos

F. Quando ousamos sonhar grandes sonhos Deus pode revelar o Seu plano para nossas vidas e quando chegamos ao fim dos nossos dias, podemos olhar para trás em nossa vida e dizer como o engenheiro da ponte do Brooklyn, "É como o plano, é como a plano. "

Devido a sonhar grande ...

Permite-nos compreender que Deus tem um plano para nós ...

2. Nos permite viver pela fé, apesar das circunstâncias da vida - viver pela fé

A. Os sonhos podem nos manter quando as coisas ficam difíceis (Gênesis 41:10 - 40:23)

1. A vida na cova -

a. Antes de, os irmãos venderam José o colocaram em uma cova; você acha que ele colocou ali naquela cova o sonho que ele tinha passado pela sua cabeça?

b. Ou, depois que ele foi vendido a Potifar e esposa de Potifar chegou a ele que você acha que foi o sonho que ele acreditava que era de Deus que lhe permitiu permanecer puro, quando teria sido muito mais fácil ceder?

2. A vida na prisão -

a. Em seguida, ele foi jogado na prisão quando ele é injustamente acusado pela mulher de Potifar, ele ainda foi capaz de ir em frente?

b. Na verdade, quando ele foi colocado na prisão a Bíblia diz que "O Senhor estava com José, e estendeu sobre le a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere; e ele fazia tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porque o Senhor estava com ele, e o que ele fazia, o Senhor prosperava" Gênesis 39:21-23

c. Você supoem que, quando tudo isso estava acontecendo, seu sonho era uma lembrança na sua mente?

d. Sem o sonho a fé de José poderia não ter sido tão forte.

e. Ele permaneceu fiel, pois ele compreendeu que Deus tinha um plano, Ele tinha revelado a ele quando ele se atreveu a sonhar grande.

3. A vida no Palácio -

a. Uma vez que José foi libertado da prisão para interpretar o sonho do Faraó, ele foi elevado ao mais alto ranking das pessoas na terra que não fosse o Faraó é claro.

b. Quando chegou naquele lugar de toda a autoridade nunca o usou para governar com mão de ferro você acha que ele entendeu que tinha chegado finalmente à realização de um sonho que Deus lhe dera anos antes?

4. Quando você se atreve a sonhar grandes sonhos e Deus revela o Seu plano para sua vida, então você se torna em um só propósito de ver esse sonho até a sua realização.

B. Em que você está singularmente focado? Você se atreveu a sonhar grandes sonhos? Deus deu-lhe um sonho e você está focado nesse sonho?

C. Caso contrário, talvez hoje seja o dia que você pode tomar um momento e se concentrar em Deus e se atrever a sonhar grande, então definir e ver como Deus cumpre o sonho em sua vida.

Porque sonhar grande?

Porque sonhar grande...

Permite-nos perceber que Deus tem um plano para nós.

Permite-nos viver pela fé, apesar das circunstâncias da vida - viver pela fé.

3. Nos permite realizar grandes coisas para Deus

A. As pessoas que sonham grande são capazes de encontrar o sucesso quando os outros vêem o fracasso.

B. Paulo compreendeu isso quando disse à igreja em Filipos: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Filipenses 4:13

1. José poderia ter se tornado muito desanimado quando jogado na cova - mas ele não

2. Ele poderia ter permitido que as circunstâncias que o levaram a prisão trouxesse à conclusão de que ele era apenas um perdedor e um fracasso -

a. Seus irmãos o odiavam

b. Agora seu chefe estava decepcionado com ele

c. E ele está na cadeia, sem qualquer razão, ele tinha toda a razão para desistir e se tornar como o resto das pessoas naquela prisão

d. Mas houve uma coisa que o levou a seguir adiante, ele tinha um sonho e, enquanto ele tinha seu sonho, ele sabia que o que parecia perdas foram apenas trampolins para o sucesso.

e. Deus tinha um plano para ele, e cada aparente retrocesso foi realmente apenas parte do processo para o sucesso.

C. Os sonhos podem levar a grandes realizações para Deus (Gênesis 41:1-46)

1. O número total da família de José que veio para o Egito foi cerca de 75 ou 89.

2. O número total que deixou 2 milhões (Ex. 12:37)

D. O sonho de Deus é completo para ele mas não para você assim enquanto esse sonho não for cumprido a sua situação no momento é apenas parte do processo de cumprimento

E. A maioria das pessoas querem ter seus sonhos realizados, mas, não estão dispostos a abrir mão de tudo para alcançá-los. Este é o auto-engano. Escolher se tornar grande em alguma coisa significa a escolha de não ser grande coisa. Haverá sempre um preço a pagar, sempre haverá um sacrifício.

F. Dwight L. Moody compreendeu isso quando disse: "O mundo ainda verá o que Deus pode fazer com um homem totalmente comprometido com ele." - Dwight L. Moody

G. Você deseja realizar algo grande nesta vida?

H. Você pode, tirar tempo para se atrever a sonhar grandes sonhos e deixar Deus lhe revelar o que é que Ele tem para você, então empenhar sua vida para vê-lo acontecer.

I. "Para realizar coisas grandes, é preciso sonhar, bem como agir”

J. O mesmo é verdadeiro para nós, quando nos atrevemos a sonhar grande, este sonho nos permite realizar grandes coisas para Deus.

 

Conclusão: Henry Ford teve um sonho que surgiu de seu interesse nas coisas mecânicas, quando era um menino. Ele estava intrigado com o automóvel, construiu o seu primeiro em um galpão atrás da casa dele. Seu sonho era colocar a carruagem sem cavalos que naquele tempo só estava disponível para os ricos, nas mãos das pessoas comuns. Ele ajudou a formar o Detroit Motor Company, onde os organizadores, seus colegas rejeitaram a idéia de fabricar os seus produtos com baixo custo para vender para as massas. Ford deixou a sociedade, mas ele não deixou seu sonho. Em 1903 ele organizou a Ford Motor Company e produziu o Modelo T. No primeiro ano, somente 6.000 automóveis foram construídos, mas oito anos mais tarde, mais de 500 mil carros por ano saiu da linha. Eles foram capazes de reduzir o custo de $850 para $360, o sonho de Ford, como o de José, se realizou.

 

Você pode ser um sonhador, e, como Henry Ford, acredite nele, persiga-o lute por ele.

Mas lembre-se Satanás sempre terá pessoas ao seu redor tentando destruir seu sonho. Eles podem tentar destruir o seu sonho por causa do desprezo ou inveja, mas siga acreditando no seu sonho.

 

Deixe-me dar-lhe 5 passos rápidos para ajudá-lo a descobrir ou aperfeiçoar seu sonho.

 

1. Acredite na sua capacidade para vencer. Você não pode executar de uma forma incoerente a partir do qual você se vê.

2. Livrar-se de seu orgulho. As pessoas que estão cheias de si normalmente não têm muito espaço sobrando para um sonho de mudança de vida. O orgulho coloca o foco na aparência ao invés do potencial, e isso o impede de correr riscos.

3. Cultive o descontentamento construtivo. O descontentamento é uma força motriz que faz com que as pessoas busquem seus sonhos. Complacência não traz sucesso e somente o descontentamento construtivo irá motivá-lo a encontrar o seu propósito e crescer para alcançar seu potencial. Cada invenção registada na diretoria de patentes é o resultado do descontentamento criativo. Cada inventor, não satisfeito com alguma coisa do jeito que era, encontrou uma forma construtiva para superar a sua insatisfação, criar algo novo ou melhorar o que já existia.

4. Fuja do hábito. Hábitos pode ser definido como algo que você faz sem pensar. Hábitos podem matar um sonho, porque quando você parar de pensar, você parar de questionar e sonhar. Você aceita o que é, sem considerar o que poderia ser.

5. Balance criatividade com caráter. As pessoas bem sucedidos têm criatividade suficiente para pensar e caráter suficiente para experimentar. Eles têm criatividade o suficiente para vê-lo em suas mentes e caráter suficiente para produzi-lo com suas vidas.

 

Todos os sonhos do mundo não vão se realizar, se você não acordar e ir trabalhar.

Então, depois de ter colhido o sonho, você deve investir nele emocionalmente, ele tem que ir além de seus pensamentos para os seus sentimentos. Ou seja, quando José se tornou uma ameaça a seus irmãos, eles podiam sentir os sentimentos do seu sonho. Então você tem que buscar isso. Leva a fome, a tenacidade e o empenho em ver um sonho por se tornar uma realidade.

 

Você está cansado de viver a vida como um insignificante? Então, querido sonhe grande, porque grandes sonhos...

Nos permite perceber que Deus tem um plano para nós...

Nos permite viver pela fé, apesar das circunstâncias da vida - viver pela fé ...

Nos permite realizar grandes coisas para Deus

 

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Blogger Disqus
  1. Graça e paz!

    Maravilhoso texto,Precisamos realmente sonhar mais alto.

    Em Cristo

    Ailton
    www.extremosulgospel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho os meus sonhos! Dentro do meu universo eles são grandes, possíveis e viáveis. Acredito muito no caminho que Deus traçou para mim e sei que seguindo por ele, estarei cada vez mais perto de concretizar os meus sonhos!
    Parabéns pelo post! Maravilhoso!
    Abs,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. @Jackie Freitas
    Perfeitamente Jackie querida, ouse sonhar, você pode ir além dos sonhos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. @Hilton
    Caro amigo Hilton,para realizar coisas grandes, é preciso sonhar grande. Abraços

    ResponderExcluir