Crucificado com Cristo


Crucificado com Cristo
Texto: Gálatas 2:20

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim".

Introdução:

1. Gálatas 2:20.

I. Crucificação - "Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu..."
A. Nossa crucificação, assim como toda a morte, envolve uma separação.
[post_ad]
1. Do pecado. Romanos 6:2 - "De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?"
2. Das crenças do passado e ambições. Colossenses 3:1-3 - "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus".
B. Nossa crucificação envolve um sepultamento.
1. Sepultados no batismo. Romanos 6:4 - "Portanto, fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".
2. Crucificação simboliza o fim de uma vida.

II. Caracterização - "...e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim..."
A. Cristo torna-se nosso propósito de vida.
1. Quando nós somos sepultados no batismo, nos levantamos para caminhar em novidade de vida. Romanos 6:4 - "Portanto, fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".
2. Temos que deixar nossa luz brilhar para que outros possam ver nossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus. Mateus 5:14-16 - "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz para todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus"
B. Cristo se torna o nosso padrão de vida.
1. Nós, como Cristo, devemos cuidar dos negocios de nosso Pai. Lucas 2:49 - "E disse-lhes: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?"
2. Nós, como Cristo, devemos sempre fazer as coisas que agradam nosso Pai. João 8:29 - "E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada."

III. Causação - "...e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou , e se entregou a si mesmo por mim".
A. Nós vivemos na carne.
1. Nossos corpos físicos são descritos como "nossa casa terrestre deste tabernáculo." II Coríntios 5:1 - "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus."
2. As palavras de Paulo: "Eu agora vivo", lembram-nos o contraste entre a vida que agora vivemos e a nossa vida antes de se tornar um cristão. Elas também servem para nos lembrar da brevidade da vida. Tiago 4:13-15 - "Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo"
B. Nós vivemos pela fé.
1. Paulo escreveu em outro lugar que nós andamos por fé e não por vista (uma referência à nossa fé pessoal - II Coríntios 5:7). Mas aqui Paulo fala de viver por "fé", isto é, o sistema da fé. II Timóteo 4:7 - "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé"
2. Para viver pela fé é viver com Cristo dirigindo nossa vida.

Conclusão:
1. Como cristãos:
a. Somos crucificados com Cristo.
b. Cristo vive em nós.
c. Nossas vidas são feitas novas por causa do amor de Deus por nós.

Pr. Aldenir Araújo
Crucificado com Cristo Reviewed by Aldenir Araujo on 5:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Powered By Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *