quarta-feira, 31 de março de 2010

Tentação: Como identificar e resistir

tentação-como-identificar-e-resisitir Texto: Tiago 1:12

 

Introdução: Todo crente sofre tentações. Inclusive os obreiros são tentados.

Todos os fiéis do velho testamento foram provados pela tentação. Jesus também foi tentado. Lucas 4:13 “E, acabando o Diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo”

Tentação é a indução, ou o conselho, a pratica do mal.

Ser tentado não é pecado, mas ceder a tentação sim. Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”

I. A natureza da tentação

A. Toda tentação é externa, ou seja, de fora para dentro.

B. A intenção do Diabo é usar toda e qualquer tentação, é fazer o crente admitir ou concordar com o erro, como se não houvesse nenhum problema. Gênesis 3:4 “Então, a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis”.

a. Inclusive oferecendo “vantagens” Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.

II. A vigilância sobre a tentação

A. A Bíblia diz: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” Tiago 4:7

B. Às vezes ele brama como um leão, e só a firmeza na fé para resisti-lo. I Pedro 5:8-9 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”.

C. Porém, a maioria das vezes ele vem ardilosa, e sutilmente. Jesus disse: “Vigiai” Marcos 14:38. Vigiar é conhecer o inimigo e sua estratégia, é saber o que ele pensa, qual é o seu plano. Nós não devemos ignorar os ardis de satanás. II Coríntios 2:11 “Porque não ignoramos os seus ardis” Ele não tem como derrotar o crente vigilante.

D. Resistir ao diabo é resistir à tentação.

III. A importância de resistir a tentação.

A. A tentação se não for dominada, destrói a vida moral e espiritual do crente. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, fortalecemos o interior de nosso ser.

B. Há uma bem aventurança especial para aqueles que resistem as tentações, a saber, a “coroa da vida”, como promessa de Deus. Tiago 1:12 “Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”

 

Conclusão: “A resistência à tentação em suas variadas formas, aumenta o poder do crente. Mas o ceder as tentações destrói as defesas espirituais dos remidos”. (Champlin)

 

Pr. Aldenir Araújo

 

0 comentários:

Postar um comentário