O valor de um bom nome

O valor de um bom nomeTexto: Provérbios 22:1

Introdução:

1. Como você gostaria de ser lembrado depois de deixar este mundo? Alguns como Billy the Kid e Jesse James, serão lembrados pelos crimes que cometeram. Alguns como Pelé, Maradona, serão lembrados por suas realizações no campo de futebol. Alguns, como Juscelino Kubitschek, serão lembrados pelas contribuições que fizeram ao nosso país. Alguns serão lembrados por sua grande riqueza.
2. Mas, em Provérbios 22:1 lemos: "Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”
[post_ad]

I. A importância de um bom nome.

A. De certa forma, todos nós estamos preocupados com o que os outros pensam de nós. Dentro de certos limites, isso é bom.
1. Falando aos bispos e diáconos, Paulo escreveu: "Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo" I Timóteo 3:7.
2. Concernente às mulheres, o apóstolo Paulo escreveu: "Quero, pois, portanto, que as moças se casem, gerem filhos, governem a casa e não dêem ocasião ao adversário de maldizer" I Timóteo 5:14.
3. No que diz respeito aos servos, Paulo escreveu: "Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados" I Timóteo 6:1.
4. Devemos nos esforçar para viver de tal maneira que não dar aos outros razão para falar mal de nós.
B. Mas não devemos ser excessivamente preocupados com o que os outros pensam.
1. Ao condenar os escribas e fariseus, Jesus disse: "E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi" Mateus 23:5-7.
2. Ser excessivamente preocupados é ser auto-centrado.
C. Um bom nome nos permite ter uma boa influência sobre os outros, enquanto um mau nome nos leva a ter uma má influência. "Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa" Mateus 5:13-16. Não importa o quão bom o meu entendimento da doutrina pode ser, eu não posso levar outros a Cristo, se a minha reputação não é o que deveria ser.
D. Um bom nome, honra a Igreja de Cristo, enquanto um mau nome traz opróbrio sobre a igreja de Cristo. "Vindo o ímpio, vem também o desprezo; e com a ignomínia, a vergonha" Provérbios 18:3. Ignomínia: “comportamento vergonhoso. Reprimenda – desgraça”. Eu não posso ter um comportamento vergonhoso, sem trazer desgraça sobre a igreja.
E. Outros (ao lado de nós) são afetados por nossa reputação. "O justo anda na sua integridade; bem aventurados serão seus filhos depois dele" Provérbios 20:7. Sua reputação é determinada em parte pela reputação do seu pai, o nome da sua família. Mas o pai, é preciso lembrar que, a reputação dos nossos filhos será determinada em parte por nossa reputação.

II. Estabelecendo um bom nome.

A. Viva uma vida de integridade. "A integridade dos retos os guiará, mas perversidade dos desleais os destruirá” Provérbios 11:3. A adesão a um "código de valores".
B. Não participar de atividades que levam as pessoas a falarem contra o nome de Deus. Romanos 2:23-24: "Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre as nações por causa de vós"
C. Faça o bem. "Até uma criança é conhecida por suas ações, se a sua obra for pura e reta" Provérbios 20:11. Ver também Mateus 12:33-35, I Pedro 2:12, I Pedro 2:15.
D. Seja honesto nas suas relações com os outros. "A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens" Romanos 12:17.
E. Diligentemente busque o bem. "O que procurar diligentemente o bem busca favor, mas ao que procura o mal, este lhe sobrevirá" Provérbios 11:27.

Conclusão:
1. Tanto quanto é possível, devemos nos esforçar para desenvolver e manter uma boa reputação, uma que será útil para a igreja de Cristo.

Pr. Aldenir Araújo
O valor de um bom nome Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Powered By Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.