Como realizar um culto fúnebre

Fúnebre, Funeral, Coroa de flores
Cerimônia fúnebre

Na residência ou no templo

Passagens bíblicas

O ministro se posicionará ao lado do féretro e lera as seguintes passagens:

"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês isto?" (João 11:25-26).

"Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar." (João 14:1-2).

"Eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levanta­rá sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus." (Jó 19:25-26).

"Pois assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua or­dem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Ora, o último inimigo que há de ser destruído é a mor­te" (1 Coríntios 15:22-23,26).

Oração

O Pai Nosso

Hino


Dados sobre a pessoa falecida e sua família

O ministro fará um rápido resumo da vida da pessoa falecida. Falará do lugar de nascimento, de onde ela veio, de sua família, do seu trabalho e de suas amizades na igreja, assim como de sua devoção a Deus. Deve ter por escrito todos esses dados confirmados pela família.
 

Mensagem

Se a pessoa falecida era crente em Cristo Jesus, o ministro preparará uma mensagem de conforto e encorajamento baseado na esperança do que morre em Cristo. Não deve falar dos defeitos da pessoa falecida, nem tampouco exagerar suas virtudes. Salmo 103:13-17, Filipenses 1:23 e Salmo 27:5 oferecem parâmetros apropriados para a mensagem.

Se a pessoa falecida não era crente, poderá ser dito o seguinte:

"Por ter cessado sua existência terrena, entregaremos seu corpo à terra. Terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó. O espírito, nós o deixamos na mão de Deus. Este é o ponto final de uma vida. No sepulcro não há obras, nem conhecimento, nem sabedoria, e a ele todos nós iremos cedo ou tarde.

"Portanto, consagremo-nos hoje mesmo a meditar sobre a eternidade, e procedamos esforçadamente na realização do máximo daquilo que Deus colocou em nossas mãos. Faça­mos o que é correto e bom.

"Confiemos naquele que diz: 'Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente.'"

Bênção pastoral
Que Deus abençoe a todos nós, e console os nossos cora­ções atribulados por essa tão grande perda. Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre nós, e sua graça esteja sobre nós. Que o Senhor levante o seu rosto sobre nós, e nos dê a paz. E que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós."

No cemitério

Entrega do corpo à terra


Estando o féretro colocado sobre a abertura do sepulcro, o ministro espargirá sobre ele um punhado de terra ou de pétalas de rosas, enquanto diz:
"Por ter sido da vontade do Deus Todo-poderoso, em sua infinita providência, separar deste mundo a alma de nosso(a) falecido(a) irmão (irmã), nós entregamos o seu corpo à terra. Terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó. Mas nós esperamos a ressurreição universal do último dia, quando a Igreja de Cristo será arrebatada, e os mortos em Cristo res­suscitarão primeiro, na segunda vinda do Senhor, cheio de poder e majestade. A terra e o mar entregarão seus mortos, e os corpos corruptíveis dos que dormiram neles serão trans­formados e tornados semelhantes ao glorioso corpo de Cris­to, conforme a poderosa obra pela qual Ele pôde sujeitar a si todas as coisas."

Bênção Pastoral
"Bem-aventurados aqueles que morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, pois que descansarão de seus trabalhos”

"A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a co­munhão do Espírito Santo seja com todos vocês, e com todo seu povo. Amém."

Faça uma contribuição
Seja um investidor financeiro e colaborador deste ministério. MAIS OPÇÕES

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

7 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
14 de abril de 2010 13:56 ×

quais hinos devemos cantar, para pessoas crentes, isso é muito importante

Responder
avatar
Autor
16 de abril de 2011 07:42 ×

Muito bom,
Obrigado pela orientação
Que o senhor abençoe a todos.

Responder
avatar
Autor
Anônimo
18 de julho de 2011 10:04 ×

valeu me ajudou muito, obrigado Jesus te guarde

Responder
avatar
Autor
alessandra
4 de agosto de 2011 10:53 ×

que Deus te abençõe irmão, me ajudou muito,
Maravilhoso essas orientações, que o Nosso
Senhor continue te usando abundantemente e
que vc possa sempre compartilhar conosco
essas maravilhas, Graça e Paz!

Responder
avatar
Autor
Anônimo
26 de agosto de 2011 05:41 ×

Just ask it to a catholic priest !

Responder
avatar
Autor
14 de setembro de 2012 11:22 ×

muito bom,obrigado me ajudou muito irmão Deus te abençoe.

Responder
avatar
Autor
18 de março de 2014 10:49 ×

obrigado pastor estou indo nuverorio agora e eu vou te que fazer a cerimonia deus abençoe sua vida

Responder
avatar
Autor
Obrigado pelo seu comentário