Com quem Caim se casou?

Com quem Caim se casouTexto: Gênesis 4:16-17

Introdução: A Bíblia não só fornecem respostas as grandes questões como: a origem do homem, finalidade e destino, mas também é a fonte da fé (Gênesis 1, 2; Eclesiastes 12:13, 14; Mateus 25: 46). Paulo escreveu: "Assim, pois, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10:17).

A fé salvadora das Escrituras é ativa e produtiva (Tiago 2:19-26, Gálatas 5:6). No entanto, muitas vezes, o homem encontra questões na Bíblia, que tendem a enfraquecer a sua fé e causar dúvida.

I. Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Gênesis 4:1.

A. Após Caim matar seu irmão, Caim se tornou um fugitivo e errante na terra (Gênesis 4: 8-14).
B. A Bíblia nos diz que "Caim conheceu sua mulher, e ela concebeu..." (Gênesis 4: 17).
C. A questão é: Como Caim encontrou uma mulher se apenas ele, Adão e Eva estavam vivendo no momento?

II. O fato de Caim encontrar uma mulher tem dado lugar a muitas conjecturas fantasiosas

A. Alguns têm argumentado que havia uma raça pré-Adâmica ou pessoas de um mundo paralelo e destes Caim encontrou uma esposa.
1. Alguns, em um débil esforço para satisfazer os céticos e "proteger" a Bíblia têm sugerido este mundo paralelo, como uma possibilidade. No entanto, a Bíblia diz que Adão foi o primeiro "homem" (I Coríntios 15: 45). A Bíblia também diz que Eva foi a mãe de todos os viventes (Gênesis 3:20). Assim, a teoria do mundo paralelo não é plausível ou defensável.
B. Outra opinião é que Caim simplesmente se casou com sua irmã.
1. Como regra geral, a Bíblia não menciona especificamente o nascimento de filhas. No entanto, somos informados sobre Adão: "... e ele gerou filhos e filhas" (Gênesis 5: 4).
2. É importante perceber que a Bíblia realmente não diz quando Caim encontrou sua esposa (Gênesis 4:16, 17).
3. A Bíblia não diz, tampouco, que Caim se casou com sua irmã, mas tal conclusão parece ser necessária.

III. A Bíblia ensina contra os casamentos de parentes próximos

A. Este argumento é apresentado (geralmente por aqueles que tentam refutar a Bíblia), em um esforço para provar que a esposa de Caim não era sua irmã.
1. Alguns argumentam que, se você apresentar como uma explicação plausível que Caim casou-se com sua irmã, você está forçando a Bíblia a contradizer-se (as escrituras proíbem tais uniões, Levítico 18). Claro, que Caim não estava muito preocupado em fazer a vontade de Deus - ele havia cometido um assassinato!
B. É verdade que, mais tarde esses casamentos foram proibidos (Levítico 18).
1. Um motivo provável para essa proibição parece ter sido os perigos genéticos de casamentos entre irmãos. Tais casamentos durante o tempo de Levítico 18 e hoje pode e muitas vezes afetam a genes mutantes nos sistemas genéticos destes casais. No entanto, no caso de Adão e Eva, os progenitores da raça humana, e seus filhos não haveria tido nenhuma condição ou perigo, segundo os geneticistas.
 
Conclusão: A Bíblia não diz quando Caim encontrou a Sra. Caim. O homem parece ter problemas intermináveis com o que a Bíblia diz (Marcos 16:16) e quando a Bíblia não diz, o homem tem problemas com a ausência de informação.
 
No entanto, como poderia a ordem de Deus para povoar a terra ser executada sem casamentos mistos (Gênesis 1:28)?
 
Lembre-se, Adão e Eva foram os únicos seres humanos que Deus criou.

Pr. Aldenir Araújo

Faça uma contribuição
Seja um investidor financeiro e colaborador deste ministério. MAIS OPÇÕES

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

29 comentários

Clique aqui para comentários
30 de agosto de 2010 17:15 ×

Paz seja com todos; eu creio no Deus unico criador de todas as coisas criador do homem tambem, no tocante a esse tema poucos estão preparados p/ receber a verdade como deve ser ou seja com quem Caim se casou, é preciso ter coração e mente abertos p/ receber a verdade como foi pedido um comentario vou tentar de maneira bem facil mostrar pois o assunto começa antes de Adão, temos que analizar a história humana e a história bíblica vamos a esa viajem; sebemos da existencia de homens da caverna, neandertal ,eretus e sapiens o homem sapiens é o homem que Deus queria em seu jardim, ensinou-lhe seus mandamentos e lhe deu uma mulher que lhe daria filhos, porem no mundo havia mais seres humanos homens e mulheres que vivian na terra mas desconheciam o verdadeiro Deus, como Caim foi banido do jardim foi procurar as filhas dos homens que viviam na terra mulheres que não conheciam o Senhor e assim se propagou o mau sobre a terra homens impiedosos filhos do pecado e do criminoso e ladrão. se quereis acreditar esta é a verdade não revelada no livros que conhecemos

Responder
avatar
Autor
1 de setembro de 2010 13:22 ×

@fernando
Caro colega, essa foi sua opinião. Tudo que eu afirmei foi baseado na Bíblia, provando com versos Bíblicos, você se baseou em que para chegar a essa conclusão?

Abraço

Responder
avatar
Autor
6 de setembro de 2010 21:27 ×

Querido amigo ha certas coisas que a Palavra de Deus não mostra como por exemplo essa historia dai temos que abrir nossa mente e aceitar certos fatos cientificos eles estão ai aos nossos olhosv portanto não descordo de voce mas Jesus disse que um dia ia vir o Espirito da verdade e ele nos contaria toda a verdade disse tenho muito a vos dizer porem não podeis suportar então querido estamos nos finais dos tempos e pouco tem sido revelado até porque os homens de hoje ainda estão como os judeus de dois mil anos atras o Messias passou por eles e eles nem viram e o esperam até hoje assim tambem sera com muitos de nós, não estamos prontos p/ receber toda a verdade saber todos os mistérios da vida e do universo, temos que estar pronto p/ essa verdade que Jesus falou prepare o seu coração de uma oportunidade, não faça como o povo judeu não podemos cruxificar o Senhor novamente com nossas vaidades Amem Que Deus seja louvado acima de tudo Amem

Responder
avatar
Autor
13 de setembro de 2010 09:41 ×

@fernando
Caro amigo Fernando, a Bíblia diz que Adão foi o primeiro "homem" (I Coríntios. 15: 45). A Bíblia também diz que Eva foi a mãe de todos os viventes (Gn 3, 20). Assim, a teoria do mundo paralelo não é plausível ou defensável.

Um forte abraço

Responder
avatar
Autor
17 de janeiro de 2011 19:09 ×

Olá!
Corri uma busca no google no sentido de encontrar uma resposta/opinião relativamente à questão atrás discutida! Isto é, como encontrou Caím uma esposa se ele era o 2º homem à face da terra?
Devo concordar que quaisquer respostas que possamos encontrar, ou quaisquer conjecturas que possamos fazer quanto a esta questão, ou outras semelhantes sejam sempre subjectivas, ou seja, serão sempre questões delicadas e de discussão eternamente aberta, pois só O Senhor Deus saberá a resposta, ou não fossem todas as nossas capacidades limitadas perante Ele! Contudo, o ser humano não deixa de ser um eterno "perguntador" mesmo que tenha abandonado a idade dos porquês! :)
O sr Fernando levanta as teorias cientificas dos evolucionistas para justificar o facto de existirem seres paralelamente aos criados por Deus, contudo, ao cabo da evolução das especies que resultaram no homo sapiens sapiens temos o homem, certo?
Ora, na minha opinião e tendo eu tentado cruzar os textos biblicos com as descobertas cientificas, creio que possa haver um cruzamento cronológico, visto que o universo está em constantes mudanças! Quero com isto dizer que, o tempo de duração de um dia hoje possa não ser o mesmo que nos primordios que relata a Biblia.
Ora citando a Escritura, " disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem o mal;" Genesis 3,22 deixo logo aqui uma questão no ar, quem é "nós" ?
Mais adiante podemos encontrar escrito: "Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas tomaram para si mulheres..." Genesis 6, 1 e 2 Ora, então Deus criou o homem e o homem reproduziu-se, mas pelos vistos o homem foi criado, e Deus tinha ainda os Seus filhos, com os quais segundo diz a Biblia o homem se podia reproduzir!

Muita água pode ainda passar debaixo desta ponte!

Devo, por favor, salientar que estas são conjecturas que me parecem plausiveis de acordo com os conhecimentos/estudos biblicos e cientificos aos quais tenho tido acesso ao longo do tempo!

Que o Senhor Deus dos céus e da terra vos abençoe e vos guarde em nome do Senhor Jesus Cristo

Responder
avatar
Autor
14 de março de 2011 13:27 ×

ok galera... quanto a esse texto erroneo da biblia, vamos salientar que na biblia nao ha nenhum texto que diz que caim transou com a mae ou com uma irma, mas diz que adao nao era o inico ser vivente da terra... caro Fernando vc esta certissimo... veja esse texto sobre essa questao e pastor aprenda a verdade de Deus... a teologia do espirito santo é a verdadeira

http://soberanismo.blogspot.com/2011/03/com-quem-caim-se-casou-ou-adao-foi.html

Responder
avatar
Autor
14 de março de 2011 14:20 ×

http://soberanismo.blogspot.com/2011/03/com-quem-caim-se-casou-ou-adao-foi.html

Responder
avatar
Autor
Anônimo
24 de outubro de 2011 14:49 ×

boa tarde caros colegas
este assunto realmente me chama atenção.
se for analizar a criação onde deus diz em sua palavra quando o espirito de deus pairava sobre as águas diz que a terra era sem forma e vazia, mais depois ele criou tudo e criou o homem.
dois seres em um jardim separado do resto, deles nascerão dois e abel morreu pelas mãos de caim na biblia diz que caim foi embora pra outros povos e la se casou.
quem são estes outros povos de onde vierão?
não poderiam ser do mesmo sangue pois nao seriam chamados de outros povos.
se vcs repararem bem quando Deus se refere aos judeus os chama de MEU POVO,Deus nao se refere ao outro povo mais segue a geneologia de Adão,
jesus disse em sua palavra que ele veio para os seus e so seus nao o resceberam.não estou dizendo que acredito na teoria da evolução pois creio em deus mais queria saber quem era este povo pois,pois mesmo caim não estando preocupado em obedecer a deus o ordem de deus era povoar a terra de uma unica descendencia sanguinea.
somos irmaos pelo fato de termos a vida de deus o espirito vivente, que herdamos do pai.
se for pensar bem o homem nao tinha vergonha nem malicia e nao se vestiãm pois não tinhão porque se cobrir, ate o pecado.
os indios representam bem esta questão.

Responder
avatar
Autor
Delmon Rosa
3 de novembro de 2011 14:00 ×

caros irmãos
vejo que realmente esta parte nos leva a sair de um texto e expor idéias que nelas mediante a conhecimento mundano ,nos faz viajar e decifrar algo que não está escrito.
Deus nos criou para glória Dele apenas isso.
se teve povo ou não,eu sou filho de Deus pois creio no que a palavra
diz ,temos que para de confundir a nós mesmos.
o que o diabo quer é isso ,fazer que paramos de crer em Deus.

abraços.

Responder
avatar
Autor
ny
2 de janeiro de 2012 11:38 ×

a paz do senhor,queridos eu creio que caim pode sim ter casado com sua irma,pois abraao tambem era casado com sara que era sua irma nao acredito que havia outros seres antes de adao e eva,pois a biblia não relata isso.posso esta errada mais no cap.1 verso 28 de genesis diz:E Deus os abençoou e Deus lhes disse frutificai e multiplicai-vos,e enchei a terra,e sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar,e sobre as aves do ceus e sobre todo animal que se move sobre a terra.outro ponto que quero abordar e gn 2 v5 quando diz o senhor ainda nao tinha feito o homen para lavrar a terra ja no v7 o senhor faz o homem entao nao creio que existisse outros homens na terra.quanto ao fato de caim não esta interessado em fazer a vontade de deus creio que assim como milhares de anjos seguiram lucifer quando ele tentou roubar o lugar de Deus algumas de suas irmas seguiram aele quando ele foi embora.caim e abel podem ter sido os primeiros filhos depoi do pecado de adao e eva, nao quer dizer que antes eles nao tenham tido filhos ja que no capitulo um v28 deus mandou que eles cresserem e multiplicassem mais uma coisa eu tenho certeza um dia la na gloria todos os misterios vão ser revelados.

Responder
avatar
Autor
20 de fevereiro de 2012 21:59 ×

E realmente um misterio, mais isso não é motivo para deixar de acreditar
em Deus, nem na sua escritura sagrada..
Se vc quer realmente descobrir, todos os misterios de Deus.
vc tem que conhecelo melhor, e o senhor Deus lhe dara toda sabedoria..

Responder
avatar
Autor
26 de fevereiro de 2012 19:31 ×

caro pr Aldenir
estava lendo e meditando na palavra de Deus sobre o assunto e observei que quando Deus puni o homem, a serpente e a mulher, ele diz a mulher: multiplicarei a suas dores...gen:3:16 pensei comigo só se multiplica algo que já existe se Deus disse multiplicarei então é errado pensar que ela já havia dado a luz? por isso creio que a mulher de caim era sua parente, pois não podemos esquecer que trabalhamos com tempo e espaço. obrigado e deixo aqui meu humilde comentário para analise dos irmão.
paz.

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:05 ×

Shalom.

Que YHUH Eterno seja sempre contigos e com todos em todas as nações.


RESPOSTA SOBRE A QUESTÃO: “ONDE KAIN ENCONTROU MULHER.

Uma das mais enigmáticas interrogativas a circular no âmbito das curiosidades é: onde Kain (Caim) encontrou mulher? Aqui a sabedoria humana tem perecido e os não prudentes têm tropeçado, por não verem que a solução desse mistério está na kadosh multiplicação criativa proveniente da palavra do Eterno YHUH. Observemos o que diz Bereshit (Gênesis) 1: 21 22.

“E Elohym criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as sua espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie, e viu Elohym que era bom. E Elohym os abençoou, dizendo: frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra”.

Ao criar os peixes de acordo com a espécie de cada um, vemos que YHUH ordenou: “Frutificai e multiplicai-vos”. O mesmo aconteceu também com as aves, quando disse: “E as aves se multipliquem sobre a terra”. Bereshit (Gênesis) 1: 21 22. No efeito da sua kadosh Palavra, peixes e aves se multiplicaram por toda extensão aquática e terrestre. A Palavra que sai da boca de YHUH volta para ele vazia? O livro de Yshayahu (Isaías) dá testemunho que não.

Yshayahu 55: 11 – “Assim será a Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

Ora, conforme o testemunho profético houve a multiplicação dos peixes e das aves, no momento em que o Altíssimo YHUH determinou: “Frutificai e multiplicai-vos”. Nisto, a Palavra dele operou e não voltou para ele vazia.

Com o primeiro casal humano, teria sido diferente? De maneira nenhuma! Ao ser formado do pó da terra esse passou pelo mesmo processo multiplicativo de acordo com o sábio aspecto criativo sobre os animais aquáticos e terrestres. Quando YHUH na criação do homem e da mulher instituiu a formação do primeiro casal, logicamente estabeleceu sua evolução numérica dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos”. Bereshit (Gênesis) 1: 27 28. No momento em que essa ordem foi dada a multiplicação aconteceu, surgindo a partir dali outros casais por várias regiões, explicando por esta forma as origens do negro, conforme o continente africano; do branco conforme a Europa; e do amarelo, de acordo com o continente asiático.
Essas raças, de acordo com a originalidade e aparência física de cada uma, vieram a ser responsáveis por outras misturas raciais. Mesmo após o Dilúvio, essas origens tiveram suas progressões por intermédio das noras de Nôach (Noé) segundo a linhagem sanguínea de seus antepassados. Três filhos; três noras; três raças. Ou os filhos não herdam também os traços fisionômicos pelo lado maternal? Tem filho que parece mais com o pai; e tem que parece mais com a mãe. Isso é comprovado cientificamente.

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:06 ×

CONTINUAÇÃO:

Voltando à Kain ao ser banido de onde residia, nosso marcante personagem se dirigindo a YHUH disse: “Eis que tu hoje me lanças fora da face desta terra; e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra. E será que todo aquele que me achar me matará”. Eis aqui um fato que Teologia e narrativas históricas não definiram: se na terra não existiam outras pessoas além da família de Kain quem iria matá-lo? Por certo, ele não sentiria tal temor.
Se seu medo fosse um equívoco de sua parte, YHUH não lhe teria tirado esse pensamento infundado? Sem sombra de dúvidas isso não deixaria de acontecer, pois ele seria imediatamente corrigido. No entanto, com uma direta confirmação ao temor dele, o Altíssimo YHUH decretou a sua sobrevivência, dizendo: “Qualquer que matar Kain, sete vezes será castigado”. Como esse castigo poderia ser determinado pelo Elohym Altíssimo, se na terra não existissem outras pessoas? Logo, o sinal foi posto nele como advertência a outros que na terra também já existiam.
Outro ponto importante a ser discutido, se refere às irmãs deste amaldiçoado filho de Adam. Dentro dos escritos bíblicos não há sequer uma indicação capaz de mostrar fidedignamente a participação de alguma delas na vida conjugal desse personagem, nem tão pouco de tê-lo acompanhado quando foi expulso do lugar onde habitava. Intrinsecamente o relato demonstra ter ele conhecido sua mulher, quando chegou à terra de Nod.
É necessário saber que a palavra “conheceu”, descrita textualmente na visão hagiógrafa conforme a Escritura, não deve ser reconhecida no sentido único de “coabitar”. Se alguma de suas irmãs fosse sua mulher, iria Kain esperar chegar numa outra região terrestre além da sua, para poder conhecê-la na forma de coabitação? Deduzo que não esperaria tanto tempo para isso. Esse requisito, sem sombra de dúvida, se revela no sentido de conhecer o desconhecido, o que com ele se deu na terra onde foi habitar, ali conhecendo a sua mulher de família estranha.
Discordar daquilo que não se aceita não é uma tarefa difícil, mas pode se tornar uma séria complicação diante do ensinamento, do aprendizado, se a discordância não tiver como mostrar a sua razão de existir. Se Kain coabitou com alguma de suas irmãs, onde, dentro das Inspiradas Escrituras, tal fato poderá ser mostrado? E se alguma de suas irmãs o acompanhou quando ele foi banido de sua terra, onde existe a indicação evidenciada para isso? Que o visto seja mostrado; que o anunciado seja ouvido; Para que o testemunho dado não seja causa de escândalo e vergonha perante o Eterno YHUH.

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:14 ×

CONTINUAÇÃO E RESUMO:

Quando fiz a pergunta por meio de alguns comentários expostos em páginas da NET, tive como objetividade mostrar que nenhum ser humano, a começar por mim, deve se achar no direito de ser conhecedor de todas as coisas. Nessa visão, cada um se contente com o que lhe é dado pela presença do Ruach distribuindo do que obteve, sem deixar de receber do que ainda não recebeu.


Sem arrogância,

Yahoshafat Bem Yaakov.

Postado por YAHOSHAFAT BEN YAAKOV às 15:42

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:19 ×

RESPOSTA SOBRE A QUESTÃO: “ONDE KAIN ENCONTROU MULHER.

Uma das mais enigmáticas interrogativas a circular no âmbito das curiosidades é: onde Kain (Caim) encontrou mulher? Aqui a sabedoria humana tem perecido e os não prudentes têm tropeçado, por não verem que a solução desse mistério está na kadosh multiplicação criativa proveniente da palavra do Eterno YHUH. Observemos o que diz Bereshit (Gênesis) 1: 21 22.

“E Elohym criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as sua espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie, e viu Elohym que era bom. E Elohym os abençoou, dizendo: frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra”.

Ao criar os peixes de acordo com a espécie de cada um, vemos que YHUH ordenou: “Frutificai e multiplicai-vos”. O mesmo aconteceu também com as aves, quando disse: “E as aves se multipliquem sobre a terra”. Bereshit (Gênesis) 1: 21 22. No efeito da sua kadosh Palavra, peixes e aves se multiplicaram por toda extensão aquática e terrestre. A Palavra que sai da boca de YHUH volta para ele vazia? O livro de Yshayahu (Isaías) dá testemunho que não.

Yshayahu 55: 11 – “Assim será a Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

Ora, conforme o testemunho profético houve a multiplicação dos peixes e das aves, no momento em que o Altíssimo YHUH determinou: “Frutificai e multiplicai-vos”. Nisto, a Palavra dele operou e não voltou para ele vazia.

Com o primeiro casal humano, teria sido diferente? De maneira nenhuma! Ao ser formado do pó da terra esse passou pelo mesmo processo multiplicativo de acordo com o sábio aspecto criativo sobre os animais aquáticos e terrestres. Quando YHUH na criação do homem e da mulher instituiu a formação do primeiro casal, logicamente estabeleceu sua evolução numérica dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos”. Bereshit (Gênesis) 1: 27 28. No momento em que essa ordem foi dada a multiplicação aconteceu, surgindo a partir dali outros casais por várias regiões, explicando por esta forma as origens do negro, conforme o continente africano; do branco conforme a Europa; e do amarelo, de acordo com o continente asiático.
Essas raças, de acordo com a originalidade e aparência física de cada uma, vieram a ser responsáveis por outras misturas raciais. Mesmo após o Dilúvio, essas origens tiveram suas progressões por intermédio das noras de Nôach (Noé) segundo a linhagem sanguínea de seus antepassados. Três filhos; três noras; três raças. Ou os filhos não herdam também os traços fisionômicos pelo lado maternal? Tem filho que parece mais com o pai; e tem que parece mais com a mãe. Isso é comprovado cientificamente.
Voltando à Kain ao ser banido de onde residia, nosso marcante personagem se dirigindo a YHUH disse: “Eis que tu hoje me lanças fora da face desta terra; e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra. E será que todo aquele que me achar me matará”. Eis aqui um fato que Teologia e narrativas históricas não definiram: se na terra não existiam outras pessoas além da família de Kain quem iria matá-lo? Por certo, ele não sentiria tal temor.
Se seu medo fosse um equívoco de sua parte, YHUH não lhe teria tirado esse pensamento infundado? Sem sombra de dúvidas isso não deixaria de acontecer, pois ele seria imediatamente corrigido. No entanto, com uma direta confirmação ao temor dele, o Altíssimo YHUH decretou a sua sobrevivência, dizendo: “Qualquer que matar Kain, sete vezes será castigado”. Como esse castigo poderia ser determinado pelo Elohym Altíssimo, se na terra não existissem outras pessoas? Logo, o sinal foi posto nele como advertência a outros que na terra também já existiam

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:21 ×

CONTINUAÇÃO E RESUMO:

Outro ponto importante a ser discutido, se refere às irmãs deste amaldiçoado filho de Adam. Dentro dos escritos bíblicos não há sequer uma indicação capaz de mostrar fidedignamente a participação de alguma delas na vida conjugal desse personagem, nem tão pouco de tê-lo acompanhado quando foi expulso do lugar onde habitava. Intrinsecamente o relato demonstra ter ele conhecido sua mulher, quando chegou à terra de Nod.
É necessário saber que a palavra “conheceu”, descrita textualmente na visão hagiógrafa conforme a Escritura, não deve ser reconhecida no sentido único de “coabitar”. Se alguma de suas irmãs fosse sua mulher, iria Kain esperar chegar numa outra região terrestre além da sua, para poder conhecê-la na forma de coabitação? Deduzo que não esperaria tanto tempo para isso. Esse requisito, sem sombra de dúvida, se revela no sentido de conhecer o desconhecido, o que com ele se deu na terra onde foi habitar, ali conhecendo a sua mulher de família estranha.
Discordar daquilo que não se aceita não é uma tarefa difícil, mas pode se tornar uma séria complicação diante do ensinamento, do aprendizado, se a discordância não tiver como mostrar a sua razão de existir. Se Kain coabitou com alguma de suas irmãs, onde, dentro das Inspiradas Escrituras, tal fato poderá ser mostrado? E se alguma de suas irmãs o acompanhou quando ele foi banido de sua terra, onde existe a indicação evidenciada para isso? Que o visto seja mostrado; que o anunciado seja ouvido; Para que o testemunho dado não seja causa de escândalo e vergonha perante o Eterno YHUH.
Quando fiz a pergunta por meio de alguns comentários expostos em páginas da NET, tive como objetividade mostrar que nenhum ser humano, a começar por mim, deve se achar no direito de ser conhecedor de todas as coisas. Nessa visão, cada um se contente com o que lhe é dado pela presença do Ruach distribuindo do que obteve, sem deixar de receber do que ainda não recebeu.


Sem arrogância,

Yahoshafat Bem Yaakov.

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:29 ×

SHALOM.

QUE O ETERNO YHUH SEJA SEMPRE CONTIGO E COM TODOS OS QUE O BUSCAM EM EMET (VERDADE), AMOR E JUSTIÇA. AMEIN.


RESPOSTA SOBRE A QUESTÃO: “ONDE KAIN ENCONTROU MULHER.
Uma das mais enigmáticas interrogativas a circular no âmbito das curiosidades é: onde Kain (Caim) encontrou mulher? Aqui a sabedoria humana tem perecido e os não prudentes têm tropeçado, por não verem que a solução desse mistério está na kadosh multiplicação criativa proveniente da palavra do Eterno YHUH. Observemos o que diz Bereshit (Gênesis) 1: 21 22.

“E Elohym criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as sua espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie, e viu Elohym que era bom. E Elohym os abençoou, dizendo: frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra”.

Ao criar os peixes de acordo com a espécie de cada um, vemos que YHUH ordenou: “Frutificai e multiplicai-vos”. O mesmo aconteceu também com as aves, quando disse: “E as aves se multipliquem sobre a terra”. Bereshit (Gênesis) 1: 21 22. No efeito da sua kadosh Palavra, peixes e aves se multiplicaram por toda extensão aquática e terrestre. A Palavra que sai da boca de YHUH volta para ele vazia? O livro de Yshayahu (Isaías) dá testemunho que não.

Yshayahu 55: 11 – “Assim será a Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

Ora, conforme o testemunho profético houve a multiplicação dos peixes e das aves, no momento em que o Altíssimo YHUH determinou: “Frutificai e multiplicai-vos”. Nisto, a Palavra dele operou e não voltou para ele vazia.

Com o primeiro casal humano, teria sido diferente? De maneira nenhuma! Ao ser formado do pó da terra esse passou pelo mesmo processo multiplicativo de acordo com o sábio aspecto criativo sobre os animais aquáticos e terrestres. Quando YHUH na criação do homem e da mulher instituiu a formação do primeiro casal, logicamente estabeleceu sua evolução numérica dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos”. Bereshit (Gênesis) 1: 27 28. No momento em que essa ordem foi dada a multiplicação aconteceu, surgindo a partir dali outros casais por várias regiões, explicando por esta forma as origens do negro, conforme o continente africano; do branco conforme a Europa; e do amarelo, de acordo com o continente asiático.
Essas raças, de acordo com a originalidade e aparência física de cada uma, vieram a ser responsáveis por outras misturas raciais. Mesmo após o Dilúvio, essas origens tiveram suas progressões por intermédio das noras de Nôach (Noé) segundo a linhagem sanguínea de seus antepassados. Três filhos; três noras; três raças. Ou os filhos não herdam também os traços fisionômicos pelo lado maternal? Tem filho que parece mais com o pai; e tem que parece mais com a mãe. Isso é comprovado cientificamente.
Voltando à Kain ao ser banido de onde residia, nosso marcante personagem se dirigindo a YHUH disse: “Eis que tu hoje me lanças fora da face desta terra; e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra. E será que todo aquele que me achar me matará”. Eis aqui um fato que Teologia e narrativas históricas não definiram: se na terra não existiam outras pessoas além da família de Kain quem iria matá-lo? Por certo, ele não sentiria tal temor.

Responder
avatar
Autor
5 de março de 2012 21:30 ×

CONTINUAÇÃO E RESUMO:

É necessário saber que a palavra “conheceu”, descrita textualmente na visão hagiógrafa conforme a Escritura, não deve ser reconhecida no sentido único de “coabitar”. Se alguma de suas irmãs fosse sua mulher, iria Kain esperar chegar numa outra região terrestre além da sua, para poder conhecê-la na forma de coabitação? Deduzo que não esperaria tanto tempo para isso. Esse requisito, sem sombra de dúvida, se revela no sentido de conhecer o desconhecido, o que com ele se deu na terra onde foi habitar, ali conhecendo a sua mulher de família estranha.
Discordar daquilo que não se aceita não é uma tarefa difícil, mas pode se tornar uma séria complicação diante do ensinamento, do aprendizado, se a discordância não tiver como mostrar a sua razão de existir. Se Kain coabitou com alguma de suas irmãs, onde, dentro das Inspiradas Escrituras, tal fato poderá ser mostrado? E se alguma de suas irmãs o acompanhou quando ele foi banido de sua terra, onde existe a indicação evidenciada para isso? Que o visto seja mostrado; que o anunciado seja ouvido; Para que o testemunho dado não seja causa de escândalo e vergonha perante o Eterno YHUH.
Quando fiz a pergunta por meio de alguns comentários expostos em páginas da NET, tive como objetividade mostrar que nenhum ser humano, a começar por mim, deve se achar no direito de ser conhecedor de todas as coisas. Nessa visão, cada um se contente com o que lhe é dado pela presença do Ruach distribuindo do que obteve, sem deixar de receber do que ainda não recebeu.


Sem arrogância,

Yahoshafat Bem Yaakov.

Responder
avatar
Autor
9 de março de 2012 19:25 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Autor
12 de março de 2012 18:24 ×

RETIDÃO E JUSTIÇA.

OS QUE SE DIZIAM AMIGOS DE YOB (JÓ), A SABER: ELIFAZ; BILDADE; ZOFAR; PARECIAM TER GRANDE SABEDORIA EM SEUS ELOQUENTES DISCURSOS, MAS, COMO FORAM VISTOS PELO ETERNO YHUH? NÃO FORAM RECONHECIDOS COMO RETOS PORQUE SUAS INFIEIS ADMOESTAÇÕES ERAM CARNAIS, NÃO CONFORME A RETIDÃO DA JUSTIÇA IMPOSTA PELA VONTADE DE YHUH PARA QUE EM YOB FOSSE MANIFESTADA. VEJAMOS A RESPOSTA QUE DO ELOHYM ETERNO FOI OUVIDA POR ELES.

"Sucedeu, pois, que acabando YHUH de dizer a Yob (Jó) aquelas palavras, י ה ו ה YHUH disse a Elifaz o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus amigos. porque não disseste de mim o que era reto, como o meu servo Jó" 42: 7.

HOJE VEMOS MUITOS DISCURSOS BROTADOS DA SABEDORIA DE ELIFAZ; BILDADE; ZOFAR; DISCURSOS MARAVILHOSOS, MAS NÃO COM A RETIDÃO DAS PALAVRAS PRONUNCIADAS POR YOB. TEMOS QUE TER CUIDADO, PORQUE A PALAVRA DE YHUH QUEIMA COMO FOGO E CORTA COMO A MAIS AFIADA DE TODAS AS ESPADAS; E NÃO VOLTA PARA ELE VAZIA.

Se você não acredita no efeito da Palavra do Eterno YHUH, o livre arbítrio lhe permite o efeito da multiplicação nas etapas criativas.
A todas as espécies de animais ele disse: frutificai e multiplicai-vos. Ao partir essa ordem, todas as epécies aquáticas de terrestres encheram as águas e a terra. Quando ele criou o homem à sua imagem e semelhança e do homem criou a mulher, também disse: "Frutificai e multiplicai-vos". Aí, do mesmo modelo de "Adão e Eva" surgiram casais do pó da terra por várias regiões desse Planeta. Se o primeiro casal não tivesse pecado, como iriam se reproduzir? Elohym mandou que eles pecassem para poder ter reprodução? Cuidado Elifazes, Bildades e Zofares. O Eterno não se agrada em discursos bonitos fundamentados em equívocos; mas, se agrada de discursos simples direcionados pela emet (verdade). APalavra dele não volta para ele vazia.

Atenciosamente,

Yahoshafat Ben Yaakov.;

Responder
avatar
Autor
28 de abril de 2012 19:31 ×

Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Quem era Node?

Responder
avatar
Autor
28 de abril de 2012 23:46 ×

SHALOM

NODE OU (NOD) SIGNIFICA: TERRA DA FUGA. FICAVA LOCALIZADA AO LESTE DO ÉDEN.

ATENCIOSAMENTE,

YAHOSHAFAT BEN YAAKOV.

Responder
avatar
Autor
28 de abril de 2012 23:49 ×

SHALOM.

NODE OU NOD SIGNIFICA: TERRA DA FUGA.

FICAVA LOCALIZADA AO LESTE DO ÉDEN.

ATENCIOSAMENTE,

YAHOSHAFAT BEN YAAKOV.

Responder
avatar
Autor
3 de outubro de 2012 08:25 ×

Senhores.

Após Caim cometer o pecado de morte, Caim teve medo de ser morto por outras pessoas ( Gn 4:14), mas DEUS disse-lhe que quem o matar ( v.15), seria castigado sete vezes. Assim, creio, pelo menos em tese, poderia sim, haver outras pessoas na face da Terra, pois caso contrário, seria dito que seus irmãos poderiam matá-lo. Ou estou equivocado?

Att

Milton

Responder
avatar
Autor
26 de outubro de 2012 14:07 ×

Realmente a ciencia tambem nao esta errada e nem a biblia

veja claramente e prestem atenção pois até eu mesmo descobri este fato tendo lido varias vezes e nao havia descoberto pois nao avia prestado atençao a fundo no que diz a palavra de Deus. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. reparem bem aqui neste versiculo o homem aqui ele foi criado!!! depois o Senhor abençou versiculo abaixo.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. pronto aqui o homem foi criado e multiplicado certo e outra coisa esta na terra para se sujeitar e viver da caça aqui o homem ele nao tem sabedoria

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Gênesis 1:26-31

Responder
avatar
Autor
26 de outubro de 2012 14:33 ×

Entao reparem bem nos versiculos acima no livro de geneses capitulo primeito

Deus ele CRIOU O HOMEM

EXISTE UM DIFERENÇA ENTRE CRIAR E FORMAR

ADAO ELE NAO FOI CRIADO ELE FOI FORMADO

O HOMEM CRIADO FOI COLOCADO NA TERRA PARA VIVER DA CAÇA COMO PROVA TAMBEM A CIENCIA QUE FORAM OS PRIMEIROS HOMENS VEJA QUE DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER E DISSE MULTIPLICAI-VOS E ENCHEI A TERRA AQUI ACABOU JA FOI FEITO

AGORA VEJA A DIFERENÇA NO CAPITULO 2 DE GENESES ACOMPANHA

Gênesis 2


Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados
. APARTIR DO VERSICULO PRIMEITO TUDO ACABADO DEUS JA AVIA FEITO TUDO
AGORA VAMOS VER O SEGUINTE
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Gênesis 2:7-8

AQUI VEJA QUE DEUS ELE FORMOU O HOMEM DO PO DA TERRA MAS NESTE AQUI QUE É ADAO É DIFERENTE DO HOMEM QUE NOS VIMOS EM GENESES CAP 1
DEUS ELE FORMOU ADAO APOS OS 7 DIAS DA CRIAÇÃO

FORMAR SIGUINIFICA - dar forma, educar etc veja no dicionario empora criar e formar sejam parecidos mas há diferenças entres elas
o homem criado nao tinha sabedoria para cultivar sem capacidade para cuidar

entao Deus fez Adao (homem formado) para cuidar, cultivar este tem sabedoria

o homem criado ele vivia da caça e tinha suas vestes tambem o homem formado nao sabia ele era inocente vamos dizer vivia nus ele e a mulher nao tinha o conhecimento de que estavam nus nao se envergonham como voce pode conferir na biblia sagrada. DEUS ORDENOU A ADAO E EVA PARA NAO COMEREM DE QUAL FRUTO
DA ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO É VERDADE ENTAO TUDO ISSO SE ENCAIXA PERFEITAMENTE NAO É.

AGORA VAMOS A CAIM. PRIMEIRO NASCEU CAIM DEPOIS VEIO ABEL E DEPOIS DE 130 ANOS VEIO SETE 3 FILHO DE ADAO E EVA CORRETO

CAIM MATOU ABEL PORQUE TEVE INVEJA DELE POIS DEUS ACEITOU APENAS A OFERTA DE ABEL

DEUS CASTIGOU CAIM POR TAL PECADO POR TER MATADO SEU IRMAO ABEL
DEUS COLOCOU UM SINAL NA TESTA DE CAIM PARA QUALQUER UM QUE O ENCONTRASSE NAO O MATASSE NÃO É VERDADE.
VEJA QUE TUDO VAI SE ENCAIXANDO LEMBRANDO QUE ESTOU TENTANDO RESUMIR AO MAXIMO POSSIVEL

CAIM ENCONTROU SUA MULHER E TEVE SEU PRIMEIRO FILHO MAS AINDA NESTA EPOCA SETE NEM TEVE NASCIDO AINDA ADAO E EVA NAO TEVE SEU TERCEIRO FILHO QUE É SETE.
ENTAO AQUI JA FICA CLARO QUE NAO TEVE RELACIONAMENTO ENTRE IRMAOS ESTA TEORIA JA ESTA TIRADO
QUANDO CAIM ENCONTROU SUA MULHER E SE RELACIONOU COM ELA AQUI ACONTECEU A PRIMEIRA MISTURA DE HOMEM CRIADO COM HOMEM FORMADO

O QUE SIGNIFICA HOMEM CRIADO ( CRIATURA ) HOMEM FORMADO ( FILHO DE DEUS CONSIDERADO)

LEMBRA QUE JESUS DISSE QUE QUEM NAO NASCER DA AGUA E DO ESPIRITO NAO PODEM ENTRAR NO REINO DE DEUS.
QUANDO NOS BATIZAMOS NOS O QUE ? NOS NACEMOS DE NOVO NÃO É ! NASCENDO DENOVO DEIXAMOS DE SER O QUE

CRIATURAS PARA SER O QUE FILHOS DE DEUS

AQUI ESTA A CHAVE E RESPOSTA PARA TODAS AS PERGUNTAS
JESUS VEIO PARA NOS SALVAR PARA NOS DEVOLVER O DIREITO DE QUE NOS FOI TIRADO NO PRINCIPIO DE TUDO NOS DEVOLVER A HERANÇA QUE OFILHO TEM
ATRAVES DELE DEIXARMOS DE SER CRIATURA ( HOMEM CRIADO PARA SERMOS NOVAMENTE HOMEM FORMADO FILHOS DE DEUS)

AMEM ESPERO QUE TENHAM COMPRIENDIDO
ESTE ESTUDO

SE VOCES QUIZEREM APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE TUDO SOBRE OS DINOSSAUROS SE NA BIBLIA FALA SOBRE ELES ENFIM TUDO O QUE EU DISSE AQUI PRA VOCES É UMA REVELAÇÃO DE DEUS QUE NEM EU MESMO TINHA COMPREENDIDO E FOI ATRAZ DE UM SERVO DE DEUS QUE ESCREVEU UM LIVORO QUE TEM COMO TITULO A BIBLIA E A ARQUEOLOGIA SE VOS QUISEREM ADIQUIRIR ESTE LIVRO A APRENDER MAIS APROFUNDADO A RESPEITO DO QUE ESTOU DIZENDO É SO PROCURAR NO FACEBOOK APOSTOLO FABIO OU NO MURAL DO FACEBOOK O LIVRO AMEM EU TENHO O LIVRO LI 1 VEZ E VOU LEVER NOVAMENTE É TREMENDO
ME ADD NO FACEBOOK LA PODEREMOS CONVERSAR MAIS ABERTAMENTE EVANGELISTA LUCAS ME ADD DEUS ABENÇOE A TODOS FIQUEM NA PAZ DO SENHOR

Responder
avatar
Autor
7 de janeiro de 2013 13:53 ×

Graça e paz: Genesis 6 fala sobre outros abitante!!!

Responder
avatar
Autor
30 de agosto de 2013 10:38 ×

caro amigo,entao foi Caim que levou o pecado para outros povos

Responder
avatar
Autor
Obrigado pelo seu comentário