Apresentação de Crianças

Apresentação de criançasNas Sagradas Escrituras não há nenhum ensinamento ou exemplos que autorizem o batismo de crianças.

Conforme ensinamento do Novo Testamento, o candidato ao batismo deve ter se arrependido de seus pecados (Atos 2:38), e ter crido em Jesus Cristo (Atos 8:37).

Aqueles que ainda não podem fazer o uso completo da razão, não estão em condições de cumprir esses dois requisitos. As crianças estão nesta condição.

Por outro lado, as Escrituras ensinam acerca da apresentação pública das crianças a Deus, durante a qual pedimos ao Senhor que abençoe as crianças e a vida que elas terão pela frente.

Quando assim procedemos, estamos seguindo a prática admitida pela Igreja de todos os tempos. Não é o batismo em água, e sim uma apresentação de crianças a Deus, uma ação de graças e de fé, uma súplica pela bênção divina.

Hino ou corinho

Os pais trarão a criança à frente enquanto se canta um hino ou um corinho apropriado. 

Leitura bíblica

O ministro fará a leitura das seguintes passagens:

"Traziam-lhe crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, pois das tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. E tornando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou." (Marcos 10:13-16). 

"Trouxeram-lhe então algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos, e orasse. Mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali." (Mateus 19:13-15).

"Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as atarás na tua mão por sinal, e te serão por faixa entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da casa, e nas portas." (Deuteronômio 6:4-9).

"Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca." (Mateus 18:14).  

Exortação à igreja:

Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:

"Meus amados irmãos e amigos, Deus ordenou a família como uma instituição divina desde o começo da humanidade. Os filhos são herança que o Senhor tem confiado ao cuidado de seus pais. Portanto, os pais têm perante Deus e a sociedade a responsabilidade de velar pelos seus filhos. Damos testemunho de que Cristo é Rei e Senhor sobre nossa vida e a vida de nossos filhos.

"Nós nos comprometemos, enquanto nos for possível, a instruir este menino (ou esta menina, ou estas crianças), em sua lei e em sua santa vontade. A Bíblia nos oferece muitos exemplos disto.

"Joquebede instruiu ao seu filho Moisés depois de tê-lo entregue ao Senhor. Ana reconheceu que seu filho Samuel pertenceria a Jeová. Maria levou seu filho ao templo para dedicá-lo a Deus.

"Os pais deste menino (ou desta menina) reconhecem sua responsabilidade de educar, ensinar e exortar a esta criatura no temor e obediência da Palavra de Deus desde seus primeiros anos de vida.

"Trazemos à presença de Deus as crianças que ele nos tem confiado, as dedicamos a ele e suplicamos que ele as abençoe."

Pacto

O ministro pedirá aos pais que assumam um compromisso com relação à criança, fazendo-lhes as seguintes perguntas:

Ministro: "Diante de Deus e destas testemunhas, vocês prometem criar esta criança no temor do Senhor?"
Os pais responderão: "Sim, prometemos."
Ministro: Vocês prometem, além disto, guiá-la diariamente no pleno conhecimento do caminho do Senhor?"
Os pais: "Sim, prometemos."
Ministro: "Vocês prometem instruí-la para que conheça a Cristo como seu Salvador pessoal?"
Os pais: "Sim, prometemos."
Ministro: "Prometem, enquanto estiver sob o controle de vocês, dar a esta criatura um exemplo sólido e piedoso da vida cristã?"
Os pais: "Sim, prometemos."
Ministro: "Vocês apresentam este menino (ou esta menina) em solene e sincera dedicação a Deus?"
Os pais: "Sim, apresentamos."
Ministro: "Vocês prometem dedicar-se a criar este menino (ou esta menina) na doutrina e nos ensinamentos da santa Palavra de Deus?"
Os pais: "Sim, prometemos."
Ministro: "Prometem criar este menino (ou esta menina) na prática diária da oração, e ajudar-lhe a formar o caráter cristão, e a fazer tudo que estiver ao alcance de vocês para criá-lo em seu lar, em um ambiente de devoção a Deus?"
Os pais: "Sim, prometemos."
Ministro: "Baseando-me no fato de vocês terem prometido diante de Deus e desta congregação dedicar esta criança a Deus, e o terem afirmado com suas próprias palavras, eu os exorto a se dedicarem a esta sagrada obrigação com sabedoria, perseverança e esforço."

Dedicação

Tomando a criança nos braços (se não houver inconveniente) e colocando as mãos sobre ela, o ministro dirá:
"____________________(nome da criança), nós dedicamos você ao Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Que o Senhor lhe fortaleça todos os dias de sua vida." 

Oração dedicatória

"Agora, Pai, Criador do céu e da terra, nós te rogamos pelo bem-estar desta criança. Livra-a das cadeias do pecado e das enfermidades do corpo. Que à medida que ela for crescendo em idade e estatura, cresça também na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Dá aos seus pais sabedoria para que a criem em seus caminhos. Nós a dedicamos a tua honra e ao teu serviço, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém." 

Hino ou corinho final

Uma vez que o ministro tenha orado, um hino ou um corinho será cantado. Enquanto a igreja canta, os pais voltarão aos seus assentos e o ministro voltará ao púlpito para se despedir da congregação.

24 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. As passagens que você usou para validar a apresentação de crianças no templo não tem base alguma. As crianças eram apresentadas no templo por causa da LEI DE MOISÉS.
    A passagem sobre Jesus sendo apresentado fazia parte da LEI, e não somos judeus e nem estamos debaixo da lei. E era somente o primeiro filho e somente os homens. Hoje vemos os pais levando filhos homens e mulheres para apresentar sem entender nada. A apresentação era obrigatória para os primogênitos. Os próximos filhos não eram apresentados. Nem mesmo as mulheres, mesmo que ela fosse a primeira a nascer.
    Não existe base na bíblia para apresentação de crianças, salvo a apresentação dos primogênitos e isso era para os judeus e estava contido na lei.
    Levar as crianças para Jesus tocar não dá base alguma para essa prática.
    O que vejo é uma imitação da igreja católica. Como não temos o batismo de crianças, inventamos algo parecido. Aí vai toda a família lá na frente, como se fossem os pais e os padrinhos e o pastor ou obreiro pega a criança nas mãos e levanta aos céus como se fosse um sacerdote dos tempos da lei.
    Estão, como que dizendo: Pronto, agora ele está santificado, dedicado ao Senhor e para o Senhor.
    Levar uma criança para igreja para que os irmãos conheçam e orar por ela é uma coisa muito bonita e concordo, pois somos uma família. Agora, levar para apresentar em um ritual, aí já é demais. Estamos nós embaixo da lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos Jesus foi apresentado e só batizado aos 30 anos e a biblia diz que devemos seguir suas pisadas
      É melhor apresentar nossos filhos crianças que batiza-los fora das condições que arrependimento e fé em cristo. A apresentação é melhor que não fazer nada e temos s certeza que não há nenhum pecado nisto, como também não é pecado dar o dizimo que é do tempo da lei

      Excluir
    2. Alfeu, queria entender a questão sobre o batismo, realmente nada é melhor que nada, apenas cultural, sua denominação veio ramificada do cristianismo católico, pelo um ex monge revolucionário que queria uma Reforma "Bem acho que essa parte da história você não conhece", no qual a prática pelo batismo é válido para os católicos, com base bíblica ou não, mais o termo melhor isso que aquilo, o ritual de apresentação não tem tese bíblica, dessa forma também não é melhor ou pior que aquilo, seu discurso é falho e sem base alguma, além de preconceituoso, te oriento a ler e não só escutar, pois existem vários falsos profetas, como também o seu termo sobre o dízimo, bem se você paga e acredita é problema seu, agora o que vejo é muitas pessoas usarem o termo dízimo para enricar.

      Excluir
    3. Perfeita reflexão irmão, você foi bíblico e preciso, até que em fim alguem falando a verdade das escrituras. Percebo que o sistema religioso faz uma especie de lavagem cerebral, onde suas práticas acabam se tornando coisas santas e sagradas. É ridículo pessoas que não estudam a bíblia ensinando heresias, rituais judaicos para a Igreja no novo testamento.

      Excluir
    4. Marcos 10:22. Que diremos pois nós se JESUS sendo Deus nos ensina a forma certa. Deus o abençoe

      Excluir
  2. É verdade Jesus mandou seguir os seu passos, e se não for certo jamais será errado.
    Hora, levando os para serem apresentados estamos vendo o que vem acontecendo nos últimos com os filhos imagine se deixa-los ser ser apresentados. A Bíblia não diz que os que foram levado a Jesus e quase impedidos pelos discípulos eram primogênitos. Pr. Edinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hozeias Ventura está certo, aquelas crianças que estavam impedidas de se achegar a Jesus não tem nada a ver com a apresentação do primogênito macho na igreja. Jesus nasceu debaixo da Lei de Moisés (Galatas 4.4-5), por isso foi circuncidado e apresentado no templo conforme a lei de Moisés. Quem segue a lei de Moisés que viva por ela, a lei não vem da fé, Cristo nos resgatou da maldição da Lei, diz a Biblia (Gl 3.10-13), ainda em Galatas 5.3 diz: Quem se justifica pela lei, estais separados de Cristo. Isso serve para os pastores que recolhem dizimos que é da Lei de Moisés, Hb 7.9 até Levi se recebe dízimos, somente os Sacerdotes levitas podiam receber dízimos, lembrando que Jesus veio da tribo de Judá que não tinha Sacerdotes, mas Jesus foi o último é único Sacerdote, pois ele é Deus ( Hb 7.26-27). Hb 7.12 pois mudando o sacerdócio é necessário mudança da Lei. Hb 7.18 o mandamento anterior é anulado por causa da sua inutilidade. Não adiante usar Mt 23.23 e Lucas 11.42, pois Jesus que nasceu debaixo da Lei e seguia a lei, cencurava os escribas e fariseus judeus, ou seja aqueles que estavam debaixo da Lei e não seguiam corretamente, além disso dízimos do cominho, do endro e da hortelá, ou seja conforme a lei de Moisés Leviticos 27.30-34; Nm 18.21-30; Dt 12.6,11; etc... e não era dinheiro e sim alimentos, frutos e animais, Jesus não censurou os Cristãos nessa passagens, pois a igreja de Cristo ainda não existia, as igrejas nasceram em Atos do Apóstolos.Também não venham usar Malaquias 3.8-11 do VT, pois o Profeta falava com os Sacerdotes judeus que viviam debaixo da Lei de Moisés e não cunpriam, alguns pastores gostam de ler Malaquias 3.10, mas não lêem (Malaquias 2.1). Tem mais em Mt 8.4 Jesus disse ao leproso curado, vai e mostra-te aos Sacerdotes e apresenta a oferta que Moisés estipulou na Lei. Essa oferta era sacrifícios de animais e não dinheiro. Se tivéssemos que seguir a lei, seriamos como os escribas e fariseus, não seriamos salvos na graça de Cristo Jesus. Galatas 2.21 Se a justiça vem por meio da Lei de Moises, Cristo morreu inutilmente?!

      Excluir
    2. Ora...
      Então somos cristãos e não devemos seguir a Lei?
      Não matarás, Não roubaras, não cobiçar a nulher do proximo...
      Não devemos seguir então?
      Pra que o Espirito Santo desceu? Para nos convencer do pecado e do juizo?
      Baseado em que?
      Nas leis
      Porque as leis não são de Moisés e sim de Deus.
      Vejo aqui inumeros discípulos de Jesus praticando a mesma atuação dos discípulos na biblia:
      Não importuneis o mestre
      Quanta hipocrisia

      Jesus está voltando

      Excluir
  3. Ok concordo, vejo isto como um belíssimo cuidado

    ResponderExcluir
  4. Amei a forma de apresentação e concordo plenamente é uma foma de agradecermos a Deus pela benção recebida e não vejo nada de errado nisso e além disso nós não estamos na lei estamos na graça e a graça abrange a todos.que Deus te abençoe , te guarde ,resplandeça a sua luz sobre ti e te de a paz.

    ResponderExcluir
  5. Amei a forma de apresentação e concordo plenamente é uma foma de agradecermos a Deus pela benção recebida e não vejo nada de errado nisso e além disso nós não estamos na lei estamos na graça e a graça abrange a todos.que Deus te abençoe , te guarde ,resplandeça a sua luz sobre ti e te de a paz.

    ResponderExcluir
  6. o batismo catolico e apresentaçao nas igrejas evangelicas tem um simbolismo bonito mais os dois sem base biblica .o batismo e para remisao dos pegados .a apresentaçao so pote ser o primogenito .hoje vemos os pais levar meninas ,segundo filho terceiro filho por rai se vai sem base biblica nenhuma

    ResponderExcluir
  7. seja mulher, homem, primogenito ou não e melhor consagra los a Deus do que entrega los ao mundo...Nao so os filhos tudo que vier em nossas mãos devemos consagrar a Deus.

    ResponderExcluir
  8. concordo com Gramelik.Deus e a fonte de tudo. Devemos sim agradeçe-lo por tudo que nos coloca inclusive a bençao da familia, porque muitos anceiam por esta bençao em suas vidas, entao porque nao apresentálos a Deus como prova de nossa gratidaão. Elcio.

    ResponderExcluir
  9. Concordo tambem, tem que levar as crianças pra serem apresentada sim, ninguem esta cobrando por isso.E outra, ja começa a ensinar as crianças no caminho que deve andar, pra que ficar contra, onde esta o erro. Apresentamos a Deus como apresentamos os doentes, pra que Deus abençõe eles.Ficam arrumando confusão com tudo e ainda respondem com ironia, por aí ja se conhece o coração.

    ResponderExcluir
  10. meu Deus é cada bobeira e ainda dizem que a apresentação não tem base bíblica aff... se não tivesse asssss igrejas evangélicas não falariam para nós pais apresentar. aff...

    ResponderExcluir
  11. O fato é que aqueles que são levados a Jesus com o firme propósito de receber as bençãos..nao serao impedidos por teologia alguma,quer alguns creiam ou não... porque nosso Deus é vivo e poderoso,nada melhor do que apresentar a esse Deus poderoso, claro que as responsabilidades dos pais ficam bem claras no ato da cerimônia.
    Contudo as bençãos de Deus continuam assim como aqueles que a querem impedir de recebelasr.

    ResponderExcluir
  12. OS CRÍTICOS DE PLANTÃO JÁ SE IMAGINARAM EVANGELIZANDO E GANHANDO ALMAS PARA JESUS AO INVÉS DE FICAREM PROCURANDO SE ENQUADRAREM-SE EM MATEUS 7, O MODELO É PLAUSÍVEL E MESMO Q NÃO SEJA A PASSAGEM IDEAL PARA VCS DEUS RECEBERÁ A APRESENTAÇÃO.
    PREFIRO APRESENTAR 10 CRIANÇAS QUE APRESENTAR UM FARISEU CRÍTICO QUE PENSA SABER TUDO E NÃO CONHECE A VONTADE DE DEUS EM ESPIRITO

    ResponderExcluir
  13. QUER APRESENTAR CRIANÇA PARA SER ABENÇOADA, TUDO BEM. MAS NÁO FICA PEGANDO PASSAGENS BÍBLICAS PARA JUSTIFICAR ESSA PRÁTICA, POIS A BÍBLIA TEM SEUS PROPÓSITOS PARA CADA ÉPOCA E SITUAÇAO. Ficar usando textos isolados de práticas do velho testamento e de práticas da lei, isso é um absurdo. Estamos no tempo da Graça e muitas coisas foram caducadas. Fico só observando certos pastores, que se dizem cheios de conhecimento bíblico, e náo sabem discernir o que é prática da lei e o que é do novo concerto. Eu prefiro ficar com a verdade do que engolir essas heresias que náo tem sentido mais para o nosso tempo.

    ResponderExcluir
  14. Em Marcos 10:13, a Biblia diz; E traziam-lhes crianças para que lhes toca-se, Mais os discipulos reprendim aos que lhes traziam. É claro o versiculo. Mais se continuarmos a leitura ve-se claramente Jesus o Senhor a ensinar aos discipulos. É palavra de Deus escrita. Faça a leitura Marcos 10:22. E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençou. Aquestão é a quem Jesus abençou? Velhos, Jovens ou crianças? O texto é claro CRIANÇAS. Não temos como mudar isto. Posso entender que as crianças devem ser abençoadas e apresentadas ao criador logo no inicio da sua vida. Crianças também são consagrada para o mudo das trevas, mesmo no inicio de suas vidas. E a igreja não pode adormecer. Dedicar as crianças a Deus é simonimo de agradecimento e mostrar que dependemos de Deus quanto a proteção dos nossos filhos. Não se esqueça que tudo é do Senhor Deus. JESUS; o PASTOR dos pastores abençou as crianças, de forma muito cedo protege-los das influencias que o mundo oferece. E quando apresentamos as crianças estamos simplismente a mostrar a Deus aquilo que Ele mesmo nos deu. Deus vê e sabe tudo mais ele se agrada quando nós manifestamos a nossa fé diante de outras pessoas. Em tudo amado amigo devemos louvar, e bendizer a Deus. Se agradecemos a Deus pelo emprego, pela saúde pelos meios materiais e porque não pela vida filhos? Tem mais valor a vida das crianças ou dos materiais que ganhamos?

    ResponderExcluir
  15. Mc 10:22. Jesus modelo verdadeiro da humanidade, louvou a vida das crianças.

    ResponderExcluir
  16. MC 10:16 E tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençou, neste versiculo não diz que eram primogenitos, mais refere-se a crianças. Então porquê mudar o sentido do versiculo de que eram os primeiros filhos! Apenas retrata de crianças. Que Deus nos abençoe e nos ajude a compreender as sagradas escrituras. Pois o conhecimento humano sem ajuda do Espirito Santo faz despovoar o Reino dos Céus.

    ResponderExcluir
  17. Ate quantos anos posso levar meu filho para apresentar na igreja?

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, como o Teu povo está sendo ENGANADO. Uma prática sem NENHUM fundamento bíblico. Não existe apresentação de criança na bíblia. Como pode alguém apresentar uma criança à Deus? HERESIA pura! A criança e todos nós já somos propriedade EXCLUSIVA de Deus! ACORDA POVO DE DEUS! Em Romanos 6:3e6 Paulo disse q nós fomos BATIZADOS com ELE na cruz e o nosso velho homem tb ficou na cruz. Nós já nascemos batizados E novas criaturas! Não existe mais pecado sobre a terra! Zacarias 3:9 Deus disse: removerei o PECADO desta terra num ÚNICO DIA! Q dia foi esse? Na CRUZ! João Batista quando viu Jesus disse: eis aí o Cordeiro de Deus que TIRA o PECADO do mundo. Eu pergunto: tirou ou não tirou? TIROU! Queridos, pecado para Deus ERA transgredir a LEI. Q LEI? A LEI de Moisés. Essa LEI terminou na cruz. Em Romanos 10:4 diz que o FIM da lei é Cristo. Em 1 João 3:4 diz que...PECADO é transgredir a LEI. Abençoados, NÃO existe mais LEI (pecado). Se vc disser q é pecador, vc está dizendo q Deus é mentiroso e que o sacrifício na cruz foi em vão. NÃO ANULE A CRUZ! Paulo disse em Romanos 5:8.. quando ainda ÉRAMOS PECADORES...Paulo viveu ANTES da cruz, quando havia a LEI, o pecado. Em Hebreus 9:26 ele disse que o Senhor na cruz ANIQUILOU o PECADO. Queridos, a nossa CARNE sempre irá "errar o alvo", mas isso para Deus NÃO é pecado. Em Colossenses 2:10 Paulo disse que nos estamos perfeitos nEle. Quer saber mais? YouTube.com/AcordaPovoDeDeus Graça e paz a todos!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem