Conquistando a Glória Eterna

Conquistando a glória eternaTexto: Lucas 16: 19-31

Introdução: O nome do rico não é mencionado, o do pobre sim. Esta parábola está dentro de uma série de ensinos acerca da obediência a palavra, a atitude correta diante da falta de dignidade humana nos que nos rodeia, a possibilidade que existe de encontrarmos tropeços, e o sagrado dever do servo de Deus.

Seu estilo de vida como suas atividades cotidianas são claramente descritas.

Seu estado depois da morte transtorna todos os conceitos geralmente aceitos na sociedade humana. É importante observar como implicitamente descobre a atitude de cada um deles.

Nossa atitude nesta vida pode determinar nosso destino eterno.

É sem dúvida a meta de todo ser humano alcançar uma posição onde possa evadir qualquer circunstância que lhe produza dor ou sofrimento, Cristo nos ensina os meios adequados para alcançá-lo de maneira plena e definitiva.

Perguntemos a esta gloriosa passagem o que todo ser humano sensato deveria perguntar. Como conquistar a gloria eterna?

I. Para conquistar a glória eterna é preciso ter uma visão espiritual.

A. Visão espiritual para entender quais são as coisas que verdadeiramente torna o homem rico. V.19
1. Porque a riqueza de um homem não consiste nos bens materiais que possui, senão na riqueza da alma.
B. Visão espiritual para entender quais são as formas para ajuntar tesouros celestiais. V.20
1. Deus não condena a ninguém por ser rico ou pobre, condena as atitudes do coração. I Timóteo 6:17

II. Para conquista a glória eterna é preciso compreender que a oportunidade que Deus nos dá, é única. V.22

A. Significa que o lugar do nosso destino já está determinado no momento da morte física. V.23
1. Temos sido testemunhas de muitas maneiras da morte de multidão de pessoas e sempre existe esta incerteza, onde estará agora?
2. E respondemos em ocasiões como o profeta, só tu Jeová o sabes.
3. Mas quando morrermos onde estaremos depois de haver partido deste mundo?
B. Significa que é impossível ter uma nova oportunidade depois da morte. V. 24-26
1. Falemos de sua misericórdia.
2. Falemos de sua bondade.
3. Falemos do Deus de toda graça e consolação.
4. Onde está sua manifestação neste lugar.

III. Para conquistar a glória eterna é preciso viver uma vida de obediência, baseada na Palavra de Deus.

A. Devemos ouvir a voz de Deus exposta através de seus servos os profetas para não extraviarmos do caminho correto e sofrer as consequências do erro. V.27-29
1. Temos da parte de Deus cada dia um mensageiro de sua palavra, de sua vontade, testemunhando sua existência.
2. O mover de Deus é visível e tangível, podemos palpar seus milagres suas maravilhas, beber a água da chuva, respirar profundamente a vida contida no ar e ouvir seus formosos ensinos, escutar suas profecias, receber seus conselhos, ser alimentados dos seus grandes ensinos e gloriosas promessas, temos sua palavra, João 5:39
B. Precisamos nos arrepender ante ao chamado daquele que se levantou dos mortos para testificar-nos da verdade deste ensino. V.30-31
1. Cristo é quem se levantou dos mortos, e o que ressuscitou, é ele que intercede por nós, é ele que nos fala dia pós dia por meio de seu espírito santo.
2. Temos visto as consequências do pecado na vida; de Davi... Sansão... Saul... Mas cristo nos testifica das mesmas depois da morte.
 
Conclusão: Se hoje ouvir sua voz não endureças mais teu coração, muda hoje mesmo tua maneira de tratar a teu próximo e a deus através deles, começa a trabalhar duramente para juntar tesouros no céu, não confie demasiadamente em tuas possessões terrenas, antes sirva a Deus e teme, porque este é o dever de todo homem.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem