A Testemunha e a Luz

A Testemunha e a Luz

Texto: João 1:6-8

Introdução: 

Aqui, no início do Evangelho de João, o apóstolo nos apresenta Jesus Cristo e resume quem Ele é e qual deve ser a nossa resposta a Ele. O prólogo nos primeiros 18 versículos do capítulo um é uma obra-prima, um retrato glorioso do Filho de Deus usando linguagem simbólica. João nos apresenta Jesus Cristo como a Palavra, como a Vida e como a Luz. Cada um desses nomes revela Sua divindade. “Ele é a Palavra porque é a comunicação de Deus. Ele é a Vida porque é a própria vida eterna que dá vida a tudo o que vive. E Ele é a Luz porque é o único verdadeiro iluminador, que ilumina toda a realidade espiritual”. (John MacArthur).

Ouça esses três enquanto leio novamente João 1:1-5.

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”. 

Que retrato magnífico do eterno Filho de Deus que é a Palavra, a Vida e a Luz. João continuará sua descrição de Jesus no versículo 9 escrevendo:

“Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo” 

Mas bem no meio da apresentação de Jesus Cristo como a luz, o apóstolo parece interromper Sua exposição de Jesus para apresentar “João, a testemunha”. Ouça os versículos 6-8, nosso texto de hoje:

“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz”. 

John Piper levanta a questão de por que João introduz abruptamente “João, a Testemunha” neste momento, em vez de completar sua introdução da Palavra de Deus. Por que João escreveu desta forma? John Piper raciocina que “o efeito da maneira como ele escreveu foi deixar claro desde o início que a forma de Deus deixar a luz de Cristo brilhar no mundo é por meio de testemunhas humanas. A maneira de Deus afastar as trevas é por meio de testemunhas humanas. Não precisava ser assim. Deus poderia ter feito com que a luz de Cristo se espalhasse de alguma outra forma. Ele poderia ter feito isso com anjos. Ele poderia ter escrito o evangelho no céu com grandes letras brancas e fofas feitas de nuvens. Ele poderia ter feito o vento falar. Mas, em vez disso, Deus escolheu chamar e enviar seres humanos para dar testemunho da luz”. (John Piper).

Então aqui está o ponto principal da minha mensagem de hoje: Deus escolheu usar testemunhas humanas para dar testemunho da luz para que o mundo possa crer.

O esboço da minha mensagem de hoje é simples. Podemos resumi-lo em três pontos:

  1. O Mensageiro – Deus enviou um homem chamado João. (v. 6)
  2. O Método – João veio em busca de testemunho para dar testemunho da luz. (v. 7a)
  3.  O Motivo – O objetivo deste testemunho era que todos pudessem crer. (v. 7b)

O apóstolo João narrará a história de João Batista mais tarde no capítulo 1:19-34. Mas ele o apresenta aqui como testemunha da verdadeira Luz que é Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus. Esses mesmos três pontos que o apóstolo João faz no prólogo aqui em João 1:6-8 – esses três pontos também delineiam a narrativa do resto do capítulo. Primeiro, João Batista é um homem enviado por Deus, mas não é a luz (vemos isso desenvolvido em 1:19-28). Segundo, João foi enviado para dar testemunho da luz (ouvimos o seu testemunho em 1:29-34). Terceiro, o objetivo de João era que todos pudessem crer em Jesus Cristo através dele (vemos o resultado do testemunho de João quando alguns discípulos de João e outros creem em Jesus em 1:35-51).

I. O Mensageiro – Deus Enviou um Homem Chamado João. (João 1:6)

“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João”. 

A. Aqui encontramos João. Este não é o apóstolo João que escreveu o evangelho, mas aquele que os evangelhos sinóticos chamam de João Batista (Mt 3:1; 11:11; 14:2, 8; 16:14; 17:13; Mc 1:4; 6:14, 24; 8:28; Lc 7:20, 33; 9:19). João nunca o chama de “o Batista”, embora descreva sua obra batizadora (João 1:25-33; 3:23; 4:1). Aqui, no versículo 6, João o apresenta simplesmente como “um homem enviado de Deus”.

Imediatamente notamos o contraste entre João e Jesus:

1. Cristo foi (ēn) desde toda a eternidade (1:1); João veio (egenetō) (1:6).

2. Cristo é a Palavra (logos, 1:1); João é um mero homem (antrōpos, 1:6).

3. Cristo é o próprio Deus (1:1c); João é comissionado por Deus (1:6).

4. Cristo é a verdadeira Luz (1:4, 9); João veio para testificar da verdadeira Luz (1:7).

5. Cristo é alguém em quem devemos crer (1:7, 12); João é o agente através de cujo testemunho os homens passam a crer em Cristo.

B. Jesus é muito maior do que João, embora João seja “um homem enviado de Deus” e como Jesus disse em Mateus 11:11: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista”. Ele pode ser um grande homem, mas é apenas um homem. Jesus é a Palavra que estava com Deus no princípio e que era Deus. Somente Ele é “a verdadeira Luz que ilumina todo homem que vem ao mundo”. João enfatiza a grande diferença entre João Batista e Jesus, o Filho de Deus. Então no versículo 8 ele diz:

“Não era ele (João) a Luz (Jesus), mas veio para que testificasse da luz”.

Ele diz isso com força e decisão: “Não era ele a luz”. Ao longo de todo o Quarto Evangelho, João tem o cuidado de salientar que o lugar de João Batista no esquema das coisas era elevado, mas que, no entanto, ainda estava subordinado ao lugar de Jesus Cristo. Pode ser por isso,

“Em algum lugar da igreja havia um grupo de homens que desejava dar a João Batista um lugar muito elevado. O próprio João Batista não encorajou isso, mas fez tudo para desencorajá-lo. Mas o Quarto Evangelho sabia que essa tendência existia e tomou medidas para se proteger contra ela. Ainda pode acontecer que os homens adorem um pregador em vez de Cristo. Ainda pode acontecer que os olhos dos homens estejam fixos no arauto e não no Rei de quem ele é o mensageiro. João Batista não teve a menor culpa pelo que aconteceu; mas João, o evangelista, estava determinado a fazer com que ninguém tirasse Cristo do lugar mais elevado”. (William Barclay, Comentário de João 1).

Observe os versículos 19-27. Ouça como João confirma que ele NÃO é a luz:

“E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? E confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. E os que tinham sido enviados eram dos fariseus, e perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias”. (João 1:19-27).

Você notou como João acumula negatividade nesses versículos: “Eu não sou o Cristo”, “Eu não sou”, “Não”, “Eu não sou digno”. Em João 3:29-31 temos o testemunho de João sobre seu relacionamento com Jesus:

“E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. João respondeu e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. É necessário que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos”. (João 3:26-31).

Você vê o ponto? NÃO se trata do mensageiro. É tudo sobre Cristo. Quão fácil teria sido para João Batista absorver um pouco da luz que brilhava ao redor de Jesus quando Ele entrou em cena. No entanto, ele resistiu à glória e certificou-se de que apenas refletisse a luz de Jesus para aqueles que estavam em trevas espirituais.

Deus envia testemunhas humanas. É desígnio e propósito de Deus para Seu povo que testifiquemos de Jesus Cristo, assim como foi o propósito de Deus para João que ele prestasse testemunho de Cristo. Mas não se trata de nós. É sobre Cristo. Não há problema em dar o seu testemunho, mas mantenha o foco em Cristo, não em você mesmo.

C. Devemos sempre apontar para longe de nós mesmos, para Cristo. Devemos diminuir; ele deve aumentar. Somos apenas homens enviados por Deus. Nós não somos a Luz. Devemos sempre valorizar Jesus; não devemos fazer muito de nós mesmos. Paulo teve a mesma atitude:

“Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1 Coríntios 3:5-7).

“Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus” (2 Coríntios 4:5).

Spurgeon disse: “Não houve luz de João, exceto aquela que ele refletiu de seu Senhor. Toda a luz vem de Jesus. Todo homem que vem ao mundo com alguma luz toma emprestada sua luz de Cristo. Não há outra luz; não pode haver outro. Ele é a “Luz do Mundo”.

D. Cuidado com a testemunha que precisa de atenção para si mesma. Cuidado com o pregador que constantemente se esforça para se colocar sob uma boa luz e retorna continuamente ao seu ministério e às suas realizações. Cuidado com a preocupação sutil do pregador consigo mesmo, mesmo quando fala de suas próprias falhas. Cuidado com sua própria tendência de amar o elogio dos homens.

Então vemos o mensageiro, um homem enviado por Deus. E a verdade para nós é que Deus ainda envia homens como testemunhas da Luz. 1 Pedro 2:9 diz que a igreja “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

Esse é o mensageiro. Em segundo lugar, vemos,

II. O Método – João Veio Dar Testemunho da Luz. (v. 7a)

“Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele”.

A. Aqui vemos o método do mensageiro. Ele é uma testemunha. Nos evangelhos sinópticos vemos quem é João, mas no quarto Evangelho vemos por que ele é — seu propósito não é principalmente batizar, mas servir como testemunha de Jesus Cristo! Na verdade, 14 vezes no Evangelho de João a palavra testemunha está ligada a João (1:7 (3x), 15, 19, 32, 34; 3:26; 5:32-35 (5x), 36).

Observe que Ele diz: “Este veio para testemunho para que testificasse...”. É a atividade e não o homem que recebe a ênfase. Vemos repetidamente João Batista cumprindo seu propósito de dar testemunho da Luz. João 1:15 resume bem o conteúdo do testemunho de João – João deu testemunho Dele e clamou, dizendo: “João testificou dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”

Olhe mais adiante na página do capítulo 1 e vemos o testemunho de João:

João 1:23 ele o chama de Senhor – 23 Ele disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”

João 1:26-27 – “João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias”

João 1:29-36 – “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu. E eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus. No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus”.

B. Esse é o testemunho de João. Ele deu testemunho da Luz, Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. O foco do Seu testemunho foi a pessoa e a obra de Cristo Jesus. Esse deve ser sempre o foco do nosso testemunho: quem é Jesus e o que Ele fez para salvar os pecadores. Pregamos Jesus Cristo crucificado, ressuscitado dentre os mortos e Senhor de tudo. Nenhuma outra mensagem tem o poder de salvar.

Então vimos o mensageiro e Sua mensagem. Finalmente vemos:

II. O Motivo – O Objetivo do Testemunho é Que Todos Possam Crer. (v. 7b)

Novamente veja o versículo 7,

“Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele”. 

A. Este é o primeiro uso que João faz do verbo “crer” (pisteuo), que é uma palavra-chave importante em seu Evangelho, pois é usada 78 vezes no Evangelho de João. Lembre-se de que crer em Jesus Cristo é o propósito do Evangelho de João, como ele escreveu em João 20:31: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”

Toda a vida de João apontava para a verdade e o valor daquele que viria depois dele, Jesus. Deus o enviou para que as pessoas cressem em Jesus. João testemunhou a verdade para que crêssemos em Jesus. João ardia de zelo para que crêssemos em Jesus. Este evangelho foi escrito para que crêssemos em Jesus.

Observe que diz “para que todos cressem por ele”. “Por meio dele” refere-se a João. E você pode estar pensando: “Espere um minuto, as pessoas creem através de um homem?” Sim. As pessoas são salvas crendo em Jesus. Mas crer em Jesus deve vir através de um testemunho. Lembre-se de Romanos 10:17: “Assim, pois, a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. E três versículos antes disso, em Romanos 10:14, Paulo escreve: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”

John Piper diz: “Crer na luz acontece através de um testemunho da luz. Não há outro caminho” (João não era a luz, mas uma testemunha da luz). Spurgeon disse: “Queridos amigos, se você e eu conhecemos nosso verdadeiro destino e somos servos de Deus, somos enviados para que os homens possam, através de nós, crer em Jesus. João foi uma testemunha especial; mas todos devemos ser testemunhas para completar a cadeia de testemunhos. Todo homem cristão deve considerar que foi enviado por Deus para dar testemunho da grande Luz, para que, através dele, os homens possam crer”

Este versículo crê no modo subjuntivo, que é o modo de possibilidade e não de realidade. Para que TODOS possam crer – Este é o coração de Deus! TODOS! João não está dizendo que TODOS crerão, mas que TODOS poderão crer ou serão salvos! Nosso grande e gracioso Deus “deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1 Timóteo 2:4) Pedro diz que Deus é paciente “não querendo que ninguém pereça, mas que TODOS cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9-nota). É por isso que é essencial que preguemos o evangelho a todos – a todos. Porque qualquer um pode ser salvo. Qualquer um pode crer. Nem todos irão, mas todos poderão. Nós prestamos o testemunho. Deus efetua a salvação. Você não sabe quem vai crer. Você não sabe quem Deus salvará. Portanto, devemos dar esse testemunho a todos.

B. O motivo de João, o propósito do seu testemunho é que todos possam crer.

Tenha esses três pontos em mente sempre que tiver a oportunidade de prestar testemunho de Cristo. Primeiro, Deus envia mensageiros humanos. É necessário. Devemos ser Suas testemunhas. Em segundo lugar, a mensagem não é sobre você. Diga às pessoas quem é Jesus e que Ele morreu para salvar os pecadores. Nosso testemunho é sempre sobre Cristo e o que Ele fez. Terceiro, procure levar as pessoas a acreditarem em Jesus. Não apenas tenha uma boa discussão e deixe por isso mesmo. Incentive as pessoas a confiarem em Jesus Cristo para a salvação antes que seja tarde demais.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem