Escolhei hoje

Escolhei hojeTexto: Josué 24:14-16
Introdução: Josué chama o povo de Israel logo depois de conquistar Canaã e tomar a terra. Ele coloca diante deles a escolha de servirem ao Senhor ou não. É uma reminiscência das palavras de seu antecessor, Moisés, "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" Deuteronômio 30:19.
Por uma questão de fato, essa questão do homem fazer as escolhas certas e escolher servir a Deus ou não é tão velha quanto a terra. Adão e Eva poderiam ter comido de qualquer árvore no Jardim... incluindo a árvore da vida, mas eles escolheram comer do fruto proibido. Foi uma escolha de vida ou morte, bênção ou maldição, Deus ou Satanás, verdade ou mentira.
A mesma escolha é colocada diante de cada um de nós hoje![post_ad]Há muitas coisas que podemos discutir sobre esta escolha hoje: A hora de escolher, A verdade da escolha, O terror de uma escolha errada. Poderíamos falar sobre a pessoa que escolhe (você), O tempo da escolha (hoje), e O padrão das escolhas (de vida ou morte, a bênção ou maldição). Não escolher, é uma rejeição a Cristo, e selará seu destino. Você deve escolher quem você vai servir! Observe quatro coisas sobre este versículo: "Escolhei hoje". 

I. O direito de escolha

Josué disse: "Escolhei". A escolha é sua. Deus não vai forçar você a servi-lo. Cabe a você. Você pode aceitar ou rejeitá-lo. Satanás faz os homens servir-lhe por coerção, mas nosso Senhor lhe deu a escolha! 

II. A responsabilidade da escolha

Com o direito de escolher vem a responsabilidade de escolher. "Escolhei hoje". Se você tomar a decisão errada, não é responsabilidade da mãe ou pai, o pastor ou a igreja, o vizinho ou amigo. É sua responsabilidade escolher. 

III. O resultado da escolha

Sempre foi de vida ou morte, bênçãos ou maldições.
A. Adão e Eva escolheram a morte. Genesis 3
B. Ananias e Safira escolheram a morte. Atos 5
C. O homem rico escolheu a morte. Lucas 16... MAS
D. Lázaro escolheu a vida. Abraão escolheu a vida. Paulo escolheu a vida, Pedro escolheu a vida, Filipe disse a Natanael que havia encontrado o Cristo e se ele duvidasse para vir e ver. Natanael poderia ter escolhido a vida ou a morte, mas ele escolheu a vida!
Que escolha você fará hoje? Há um registro da repercussão das escolhas que você faz. O que você escolherá? 

IV. A prontidão da escolha

"Escolhei hoje". Hoje é o dia de escolher. Agora é a hora para estar preparado.
Hebreus 3:7-13 "Portanto como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, Onde vossos pais me tentaram, me provocaram, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado"
Salmo 32:6 "Pelo que todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão”.
Isaias 55:6 "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
Atos 24:25 "E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei" Mas, tanto quanto sabemos, Felix nunca encontrou um momento conveniente, e ele foi para o inferno!
II Coríntios 6:2 "(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)”.
É melhor você ser salvo enquanto você sabe que pode.
Conclusão: Agora é hora de fazer uma escolha. Hoje é o dia de escolher seguir a Deus.
Hebreus 11:24-26 "Pela fé Moisés, sendo já grande recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa"

Se você sabe que sua direção está te levando para o inferno, e você acredita que Deus está chamando você para ele, agora é a hora de fazer sua escolha! Clame a Deus com fé!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!