Seu crescimento espiritual
Texto: Salmo 139:1-4,17-18, 23-24
Introdução: A salvação é apenas o começo de um relacionamento com Deus.
Depois de chegar à fé em Cristo, uma pessoa deve desenvolver uma amizade mais profunda com o Pai, aprender a verdade mais espiritual, e começar a servir ao Senhor. 
Não importa a quanto tempo um crente foi salvo, sua vida deve ser caracterizada por um crescimento espiritual.

I. O pedido.

1. Nossa petição: Em uma base regular, devemos pedir ao Senhor para examinar nossas vidas (Salmo 139:1-4, 23-24) e revelar Sua perspectiva (Salmo 139:17-18).[post_ad]Deus vai nos mostrar relações que não estão certas, áreas onde não estamos mais crescendo, e distrações que impedem nossa caminhada com Deus.
2. Nossa motivação: A nossa determinação de obedecer ao Pai pode ser reforçada quando compreendemos as consequências de escolhas pecaminosas (Salmo 139:19-22).
3. Nossa certeza da resposta de Deus: O Senhor deseja revelar nossas fraquezas para que possamos andar com mais retidão (Jó 23:10).

II. Os requisitos

1. Humildade: Precisamos de boa vontade para olhar para dentro e a luz do Espírito Santo para revelar aspectos positivos e negativos do nosso caráter.
2. Honestidade: O Espírito de Deus nos mostra a verdade sobre nós mesmos (1 Coríntios 2:10-11). Quando Ele traz algo para a superfície, não tente racionalizar seu pecado ou inventar desculpas para seu comportamento.
3. Paciência: Em bondade, o Senhor revela nossas atitudes erradas e ações pouco a pouco. Assim como levou décadas para você se tornar um adulto, vai levar tempo para crescer espiritualmente.
4. Coragem: Você nunca vai se tornar a pessoa que Deus quer que você seja até que você pedir a Ele para examinar o seu coração. Você pode parecer saudável do lado de fora, mas abrigar o pecado irá destruir a sua paz e alegria.

III. As razões que resistimos ao exame.

1. Medo de descobrir a verdade sobre nós mesmos: Pode ser assustador quando Deus revela o nosso pecado. Dr. Stanley teve que pedir perdão por sua atitude para com o seu padrasto, que tinha sido um marido abusivo.
2. Medo do que o Senhor pode exigir: Não se recuse a ouvir as instruções de Deus, ou você vai limitar o seu crescimento espiritual. O Senhor irá fortalecê-lo e ajudá-lo a obedecê-Lo (João 15:4-5).

IV. As recompensas

1. Remoção de bloqueios espirituais: Diga ao Pai: "Senhor, me sonda. Revela o meu coração e me mostra como Lhe obedecer" Ele será fiel a revelar o que dificulta sua caminhada com Deus.
2. Maior intimidade com Deus: Quando a sua consciência está limpa, você vai experimentar uma amizade mais íntima com o Senhor.
3. Um preenchimento mais profundo: Não só o seu relacionamento com Deus deve ser saudável, mas Ele também vai pedir-lhe para acertar as coisas com outras pessoas. Você vai experimentar mais paz, contentamento e alegria.
4. Aumento da prioridade do tempo com Deus: aqueles que permitem que o Pai examine seus corações dará lugar em suas agendas para estudar as Escrituras e orar.
5. Energia renovada: preocupação, ressentimento, medo e outras atitudes ímpias drenam a nossa energia. Quando nos tornamos espiritualmente saudável, servir a Deus é uma alegria em vez de um dever.
6. Liberdade espiritual: Algumas pessoas passam pela da vida infelizes culpando a outros indivíduos, a sociedade, ou as circunstâncias. Mas Deus pode mostrar-lhe como ser feliz e perdoado, independentemente de sua situação.
Conclusão: Talvez o seu crescimento espiritual estagnou. Ou talvez você simplesmente deseja se certificar que seu coração está limpo diante do Pai. Em ambos os casos, ore como o rei Davi orou: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me me e conhece os meus pensamentos; vê se há algum caminho perverso em mim, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmo 139:23-24). O Espírito Santo vai revelar o que impede a sua caminhada com Deus e mostrar o caminho para a liberdade. Vamos iniciar hoje uma temporada nova e fresca do crescimento espiritual.

Pr. Aldenir Araújo