Da Ansiedade Para a Esperança

Da Ansiedade Para a Esperança
Texto:
Salmos 23

Introdução: O Salmo 23 é o salmo mais famoso e querido da Bíblia. Quem não o memorizou na infância?

Ele foi escrito cerca de 1000 anos a.C pelo poeta Davi, rei de Israel, em um momento muito difícil da sua vida – Absalão, filho de Davi, fomentava uma rebelião para tirar de seu próprio pai. Então Davi teve que fugir de Jerusalém e ficar um tempo se escondendo de Absalão (cf Sl 4:8; 3:7; 27:4; 63)

No Salmo 23, Davi nos apresenta uma autêntica fotografia de Deus. Ali você vê quão profundamente Deus nos ama. Quanto mais O conhecemos, mais confiamos nele.

Para quem foi escrito o Salmo 23? Para os ansiosos! Para os angustiados!

A ansiedade é o mal do nosso século. Você sabia que todos nós temos ansiedades de estimação? Finanças, trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física, etc.

Li numa recente pesquisa que a ansiedade da maioria das pessoas está baseada em:
  • 40% de fatos que jamais acontecerão.
  • 30% de acontecimentos passados que não podem ser mudados.
  • 12% de criticas injustas e inverídicas de outras pessoas.
  • 10% preocupação com a saúde que somente piora com a ansiedade.
  • 08% de problemas reais que devem ser enfrentados.
Ansiedade é problemática por três razões: ela é improdutiva, irracional e nociva.

Ela é improdutiva porque nunca produz um beneficio; não resolve problema algum. É correr sem sair do lugar. É como acelerar o motor do carro com o câmbio em ponto morto. Você faz bastante barulho, mas não vai a lugar algum. Ansiedade não altera o nosso passado, não controla o nosso futuro, serve apenas para tornar o nosso presente miserável.

Ela é irracional. Ela amplifica seus problemas, tornando colinas em montanhas. A ansiedade torna pequenos problemas em criaturas gigantescas.

Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso; é contrário à sua natureza. Quando você fica ansioso você contrai úlceras, fica com dor nas costas, dor de cabeça, insônia. Não fomos criados para cultivar ansiedade. Plantas e animais não ficam ansiosos. A única criação de Deus que sofre de ansiedade são as pessoas. Mas não fomos criados para ficar ansiosos. A ansiedade nos torna infelizes e doentios. Na raiz da palavra ansiedade está a ideia de “estrangular” ou “sufocar.” É isso o que a ansiedade faz; ela estrangula, sufoca a nossa vida. Mas isso não é natural.

Certa vez um pardal encontrou-se com uma andorinha e perguntou:
- Eu daria tudo pra saber por que os homens vivem tão ansiosos, sempre correndo de um lado para o outro...
Respondeu a Andorinha: - Sei não, deve ser por que... Coitados, eles não têm um Pai celestial que cuida deles como Deus cuida de nós! -- Elizabeth Cheney
Respondeu o Pardal: Faz parte!

Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende. É necessário prática para se ficar bom nisso! A boa notícia é que se ansiedade é algo que se aprende então ela pode ser desaprendida.

Qual é o  antídoto para a ansiedade?

Eu preciso aprender que Deus cuida de mim. "O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta." (Salmo 23.1).
A primeira imagem do salmo é a de um pastor. Você sabe qual é o trabalho do pastor de um rebanho de ovelhas?
1. O pastor supre as necessidades. Provê alimentação, abrigo; supre as necessidades básicas da ovelha.
2. O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
3. O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber pra onde ir.
4. O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.

Mas quando essa palavra e atribuída a Deus, todas essas funções atingem perfeição absoluta.

Quem é o pastor do Salmo 23?

A primeira palavra do Salmo 23 é um nome próprio – Yahweh – O Senhor!
Yahweh significa – Eu sou! Esse e o nome pelo qual Deus se relaciona com a raça humana. YAHWEH em português significa:
-Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado. Porém não deixo de castigar os filhos, e até os netos, e os bisnetos pelos pecados dos pais.
Freqüentemente o nome do Senhor - Yahweh vem acompanhado por uma promessa:
YAHWEH SHALOM – O SENHOR É PAZ.
Isso significa que se sua alma está angustiada, o medo e o pavor assolam a sua mente, você precisa confiar naquele que diz – a minha paz eu dou a vocês (Yahweh Shalom);
YAHWEH TSIDKENU – O SENHOR É JUSTIÇA
Você foi roubado, injustiçado, perseguido, caluniaram com o seu nome, fizeram divida com o seu cartão de crédito, você se sente absolutamente desamparado. Ainda há esperança porque Deus é o Senhor da Justiça.
YAHWEH JIREH – O SENHOR PROVERÁ.
Ele sabe tudo com eterna antecedência, planeja perfeitamente, providencia na hora certa.
YAHWEH SHAMMAH - EU SOU O DEUS QUE SEMPRE ESTARÁ POR PERTO.
Pois bem, o Salmo 23 começa com outro nome de Deus – YAHWEH ROI – o Senhor é meu pastor.
Isaías 40.11 “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo.”
Deus está prometendo: “Eu suprirei.” Ele não está dizendo “talvez” ou “ vou pensar a respeito” ou “possivelmente.” Veja a perfeição do caráter de Deus aqui – ele não faz promessas que não há de cumprir. Ele não é como os homens que falam, mas não escrevem. Deus é fiel.
Em Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Isso não significa que Deus vai fazer todas as suas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas as suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo. Ele não vai satisfazer todas as suas vontades. Eventualmente, você ficaria descontente. Mas Deus está dizendo: “Eu suprirei todas as suas necessidades.”

Davi afirma que ele não sente falta de nada porque Deus supre todas as necessidades. Qual é a abrangência da palavra “todas”?

Necessidades espirituais? Emocionais? Necessidades materiais? Saúde física? Relacionamentos quebrados? Sim. Todas as necessidades. Deus é poderoso para suprir todas as suas necessidades, proteção, direção, corrigir os problemas na sua vida.

Se Jesus Cristo é o seu Pastor, ficar ansioso não é somente improdutivo, irracional e prejudicial – mas é desnecessário. Cultivar ansiedade é uma atitude ateísta. Equivale a dizer que Ele não irá suprir as minhas necessidades e, portanto, eu terei que dar um jeito na situação. Ansiedade é ateísmo na prática.

Davi dizia – O Senhor é o meu pastor. Você tem um pastor? Quem é o pastor da sua vida? Deus não é Pastor de todas as pessoas. Ele é somente Pastor daqueles que confiam nEle, daqueles que reconhecem o seu poder, a sua autoridade, submetem-se inteiramente a Ele.

Se o seu pastor e o seu trabalho, você nunca se sentirá descanso porque o trabalho nunca se farta.
Se o seu pastor é o lazer, o descanso, a praia, a chácara, shopping, cinema, você nunca se sentirá satisfeito, sempre faltará sossego ao seu coração.

Se o seu pastor e o seu cônjuge, você nunca se sentirá completo, porque somente Deus completa o ser humano.

Como Jesus se Torna o Meu Pastor?

1. Eu recebo Jesus como o Senhor da minha vida.

“O SENHOR é o meu Pastor.”
A palavra chave aqui é – Entrega, renúncia.
Você reconhece Deus como Senhor da sua vida, então ele se torna seu pastor.
O que significa ser O Senhor? Significa estar no controle. Hoje em dia dizemos chefe, gerente geral, CEO, presidente. Ser O Senhor significa dar as ordens.
Jesus Cristo é o Senhor da sua vida se Ele é quem dá as ordens na sua vida:
Lucas 6:46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
O Senhor é aquele que é obedecido. Caso contrário, Ele não é o Senhor. E se Ele não é Senhor, Ele não é o Pastor. Porque o Senhor é o meu Pastor.
Receber a Jesus como Senhor implica em 3 atitudes:
Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem ... as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem.” (João 10.14,27)

As três palavras que descrevem o significado de ter a Jesus como Senhor: conhecer a Jesus, ouvir a Jesus e seguir a Jesus. É assim que Deus assume o comando.
Quem está no controle da sua vida? O próprio Deus é quem nos concede essa escolha. Ele não se impõe na vida de pessoa alguma.

Há duas opções: eu estar no controle da minha vida ou colocar nas mãos de Deus o controle da minha vida. Deus não aceita ser copiloto. Deus sabe o que é bom para a nossa vida, melhor do que nós mesmos. Ele tem o poder para guiar a nossa vida, mas mesmo assim Ele nos dá a opção de escolha.

Se você está comandando a sua própria vida, você está agindo em lugar de Deus. Agir em lugar de Deus é a raiz da ansiedade. Se você está no controle da sua vida, você tem toda a razão para ficar ansioso. A maior parte de tudo o que acontece em nossa vida está fora do nosso controle. Portanto, há razões de sobra para a ansiedade.

Por outro lado, se Deus é quem está no comando da sua vida e Ele é o seu Senhor e seu Pastor, você sabe que Ele pode controlar todas as coisas, e você não precisa se preocupar. Eu escolho Jesus como o Senhor da minha vida.

2. Eu preciso entregar toda a vida diante de Deus

Fale com Deus a respeito de tudo que lhe causa ansiedade. Faça oração.
Ah, você não tem tempo para orar? Certo.
Mas onde você encontra tempo para ficar ansioso?

A ansiedade não muda coisa alguma; a oração muda. Ansiedade é agitação que não produz coisa alguma. Enquanto que a oração nos coloca em contato com Deus que pode mudar todas as coisas. Toda vez que eu sinto ansiedade, eu fico diante de duas opções: eu posso entrar em pânico ou eu posso orar.
Filipenses 4.6 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”


Viu? O texto diz ‘em tudo’. Não ore somente por assuntos da sua vida espiritual. A maioria das pessoas, quando elas oram, elas fazem orações que elas acham que Deus quer ouvir. Ore por tudo. Se algum problema é suficiente para produzir ansiedade, então é suficiente para ser apresentado em oração.
Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5.7

Lançar significa descarregar, despejar. A palavra grega literalmente significa soltar, liberar. Oração é a corda estendida para tirar você do poço da ansiedade e levá-lo ao rio da Esperança.

Tudo - seja lá o que for que lhe deixa estressado, irritado, agitado. Lance tudo sobre Ele. Descarregue sobre Ele. O problema é que a maioria de nós lança ansiedade do mesmo jeito que a gente pesca. Lançamos nossas ansiedades e, logo depois, rebobinamos a carretilha.

"O nascimento da ansiedade é a morte da fé, e o inicio de uma fé genuína é a morte da ansiedade." George Muller.

Há uma terceira coisa que precisamos fazer para lidar com a ansiedade:

3. Preciso viver um dia de cada vez.

Focalize, concentre-se em viver um dia de cada vez.
Mateus 6.34 “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”

Jesus está dizendo: Não abra o guarda-chuva enquanto não estiver chovendo. Hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem. Quando ficamos ansiosos não alteramos coisa alguma a respeito do que já passou; não podemos controlar o que vai acontecer no futuro. Portanto, simplesmente estragamos o nosso presente. Os acontecimentos futuros podem nos ser ameaçadores. Assim sendo, Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas! Viva um dia por vez!

Mateus 6.11 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”
Vencer a ansiedade é uma batalha de todos os dias. Não existe um comprimido para a cura da ansiedade. Não existe um curso ou livro que nos impeça de ficar ansiosos. Não existe uma experiência espiritual pela qual possamos passar e que nos torne imunes à ansiedade. O antídoto para ansiedade é hora após hora, momento após momento dizermos: “Eu creio que o Senhor é o meu Pastor”
Quem está comandando a minha vida? Quem está dando as ordens? Se eu é que estou no comando, então eu tenho razão de sobra para ficar ansioso. Mas se Deus está no comando, a responsabilidade é dEle e Ele tem capacidade prá dar conta do recado.

O que é que deixa você ansioso? O que é que tira você do sério, que leva você a indagar “Será que algum dia as coisas vão dar certo?” O que é que, quando lhe vem à mente, provoca um “frio” no estômago?

Eu não sei o que possa ser, mas não importa. Deus sabe. Deus sabe exatamente tudo o que se passa com você.
“O seu Pai Celestial já sabe perfeitamente o que vocês precisam e lhes concederá todas essas coisas se vocês O colocarem em primeiro lugar nas suas vidas e viverem do modo como ele quer.” (Mateus 6.32-33)
Ao chegar de volta à sua casa, hoje, leia o Salmo 23. Você vai encontrar os pronomes “eu”, “meu” e “minha” dezessete vezes em seis versos. Este é um salmo intensamente pessoal.

A palavra “tu” (ou “Senhor”) – com referência a Deus – ocorre cinco vezes. “Ele” ou “Seu” é usado umas 7 ou 10 vezes.

Este salmo fala de um relacionamento pessoal com Deus. Este é o antídoto para o seu estresse. Nenhuma religião pode parar a ansiedade. Não é de religião que você precisa. Você precisa de um relacionamento. Você precisa de um Pastor – alguém que supre necessidades, protege, dá direção e corrige. Deus diz: “É para isso que Eu criei você. Não criei você para ser religioso. Criei você para me conhecer.” Deus sabe tudo a seu respeito; Ele quer que você O conheça. Foi por isso que Deus enviou Jesus Cristo.

Eu convido você a tomar o primeiro passo, abrindo a sua vida para Jesus Cristo, se você ainda não fez isso. Peça que Jesus Cristo se torne o seu Senhor – seu chefe, comandante – e Pastor, assim como Ele prometeu fazer.

Eu não sei sobre o que você está apreensivo ou estressado, mas de uma coisa estou certo: “ Deus ama você profundamente. Ele se importa com sua ansiedade, e Ele pode ajudá-lo. “O Senhor é o meu Pastor.”

Coloque ênfase em cada palavra. “O Senhor é o meu Pastor.” – há somente um verdadeiro Senhor; todos os demais são falsos, imitações.

“O Senhor é o meu Pastor” – não é pode ser. Ele será, Ele sempre foi, Ele sempre será.

“O Senhor é o meu Pastor” – Você pode fazer esta afirmação com segurança? O Senhor é o seu Pastor? O Pastor é o seu Senhor? Ele não pode ser um, sem ser o outro. Quando você fizer esta afirmação com sinceridade, a sua ansiedade vai acabar. Pare de carregar esse peso. É desnecessário.

6 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. FOI OTIMO PARA O PROBLEMA Q ESTOU PASSANDO A PARTIR DE HOJE COLOCAREI MINHAS ANSIEDADES NO SENHOR, E COLOCAREI O SENHOR COMO MEU PASTOR...OBRIGADA PELA MENSAGEM

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Faça isso e verás o milagre de Deus na tua vida.
    Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5.7
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Me sinto uma ovelha perdida e que precisa urgentemente colocar minha vida nas mãos do Senhor. Estou sentindo uma vontade louca de chorar por ser tão fraca, pois, eu achava que minha vida já estava entregue ao Senhor, mas quando aquele calafrio no estomago de ansiedade aparece, percebo que não estou confiando. "Que vergonha". Como eu preciso de Deus na minha vida, como eu quero que Ele seja o meu Pastor.
    Esse texto é muito lindo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. @Meiri Lopes
    Meiri querida,
    Você não precisa se sentir assim. Todos nós estamos sujeitos a depressão e ao abatimento moral e físico. As vezes, perdemos a motivação pela vida em momento de crise. Isso não significa que você é pior do que os outros, significa que você é um ser humano vulnerável como qualquer outro. Confia no Senhor e Deus te sustentará através da Sua Palavra.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. essas palavras foram uma bençao para minha vida , hoje estava muito ansiosa por conta de um negocio proficional mas vou deixar tudo nas maos de Deus jeova jiré muito obrigada Deus te abençoe pelas grandiosas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Temos que verdadeiramente colocar Deus como nosso Senhor e pastor de nossas vidas, mas não é colocar um dia,uma sema ou um ano e certamente a bondade do Senhor me seguirão todos os dias! Diz a palavra do Senhor pra que está palavra se cumpra em nossas vidas temos que crer que Deus é o nosso pastor todos os dias não só por um momento se assim fizermos a bondade do Senhor nos seguirao todos os dias e habitaremos na casa do Senhor por toda a eternidade.. Deus abençoe a todos, e principalmente o pastor autor dessa mensagem através do espírito santo de Deus.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem