A VISÃO EVOLUCIONISTA DO HOMEM

A VISÃO EVOLUCIONISTA DO HOMEM
Lição 13

Gênesis 1:26-31

I. INTRODUÇÃO

A. O elo mais fraco da teoria da evolução está em relação ao homem. No entanto, o público em geral aceitou essa teoria por causa da incredulidade, lavagem cerebral e ignorância dos fatos verdadeiros.
B. Os cristãos devem estar alertas aos fatos reais e não serem enganados por grandes palavras ou gráficos sofisticados que retratam a evolução do homem.

II. O QUE A EVOLUÇÃO ENSINA SOBRE O HOMEM

Os evolucionistas dizem que o homem evoluiu de uma única célula. Muitos afirmam que o homem é um descendente direto do macaco e alguns outros acham que o homem evoluiu de sua própria célula de Homo Sapien (homem).

Em ambos os casos, ambos acreditam que levou milhões de anos para o homem chegar onde está hoje.

NOTA. Os evolucionistas acreditam que o homem e o macaco tinham um ancestral comum. Ele tornaria o homem primo 26 do macaco, não seu tataraneto.

III. O REGISTRO FÓSSIL

A. Diferenças entre Homo sapiens (humanos) e antropoides (macacos que se assemelham ao homem).
Os evolucionistas gostam de enfatizar as semelhanças entre o macaco e o homem, mas existem algumas diferenças muito óbvias. Existem pelo menos 50 diferenças distintas, das quais algumas são: (1) o homem anda ereto com dois pés e os macacos normalmente andam com quatro; (2) os braços do homem são curtos, os dos macacos são muito longos; (3) O nariz humano tem uma ponte proeminente e uma ponta alongada que falta nos macacos; (4) Os macacos têm polegares nos pés e nas mãos; o homem não; (5) O homem tem o maior peso ao nascer em relação ao seu peso como adulto; contudo, ao nascer, ele mostra o menor grau de maturação e é de longe a mais desamparada das criaturas; (6) A cabeça do homem está equilibrada no topo de sua coluna vertebral, a cabeça do macaco está articulada na frente e não no topo; (7) Os macacos podem ser treinados até certo ponto, mas apenas o homem pode ser educado, pois somente o homem pode exercer julgamento independente.

B. Tipos de fósseis
1. Australopitecos (Australopithecus) (homem macaco do sul). Estes restos foram descobertos pela primeira vez pelo Dr. Leakey, um famoso antropólogo, nos mares da África do Sul. Houve alguns crânios incompletos, alguns dentes e ossos da coxa descobertos. As mandíbulas e os dentes são maiores que os do homem moderno e os ossos da coxa são menores. Quando Leakey e outros antropólogos descobriram isso, eles datavam esse fóssil em algum lugar entre 1,5 a 2 milhões de anos. Eles dataram os ossos pelas rochas em que foram encontradas, e as rochas, de acordo com a datação radioativa, eram bastante antigas. Leakey afirmou que este era um elo ausente.

OBJEÇÕES: (1) Muitos cientistas acham que o Australopithecus não está relacionado ao homem e é puramente macaco, e alguns não têm certeza de que os ossos da coxa pertençam ao crânio. (2) Ferramentas primitivas foram descobertas junto com esses fósseis, o que indica que o Australopithecus era contemporâneo com alguma forma muito semelhante ao homem, senão idêntica ao homem; (3) A datação recente de carbono na UCLA datou esses ossos entre 10 e 14 mil anos.

2. Pithecanthropus erectus (Homem de Java). Esse fóssil é datado de 1,3 milhão de anos e consistia em apenas algumas partes fragmentadas. Também foi encontrado com instrumentos de pedra primitivos. Ele dá provas de ser um homem de tamanho normal, mas tem uma capacidade cerebral menor do que o homem moderno.

3. Homo erectus soloensis. Este fóssil foi encontrado em Java e tem 1 milhão de anos. Existem fragmentos limitados, mas ele tinha mandíbulas grandes (semelhantes a macacos) e um cérebro tão grande quanto o do homem moderno.

OBJEÇÕES: (1) Ele provavelmente é Homo Sapien, não macaco. (2) Os fósseis foram datados em torno de 10 mil anos.

4. Homo rhodesiensis (Homo sapiens Rodesiano). Ele tinha um rosto de gorila, mas uma capacidade cerebral tão grande quanto a do homem moderno e foi datado de 700.000 anos por evolucionistas.

OBJEÇÕES: A datação por carbono classificou a datação em 9.000 anos.

5. Homo neanderthalensis (Homem de Neandertal). Esses restos foram encontrados na Alemanha cerca de cem anos atrás. Os evolucionistas dizem que ele tem cerca de 500.000 anos e é o homem das cavernas original. Ele parece ter sido baixo e atarracado. O número total de fósseis é de cerca de 100 e a maioria são crianças ou fragmentárias.

OBJEÇÕES: (1) Esses fósseis têm características humanas e provavelmente eram humanos; (2) A datação moderna é entre 30 e 40 mil anos.

6. Homem Cro-Magnon. Esses fósseis foram descobertos na França e mostram que o homem Cro-Magnon era um pouco mais alto que o homem neandertal. Ele tinha algumas características, que hoje são consideradas negroides. Ele tinha uma capacidade cerebral maior que o homem moderno.

OBJEÇÃO: Ele é definitivamente Homo Sapien.

C. Capacidades cerebrais. Os evolucionistas afirmam que a capacidade cerebral do homem aumenta à medida que ele se desenvolve de um macaco para o homem moderno.

OBJEÇÃO: Isso simplesmente não está correto, pois o homem Java, Rodesiano e Cro-Magnon tinham capacidades cerebrais maiores que o homem moderno. O homem moderno também tem um cérebro que pesa cerca de 1,5 kg e a mulher cerca de 1,248 kg, mas isso não significa que o homem é mais inteligente que a mulher, as capacidades cerebrais não provam nada.

D. Conclusões Gerais
1. Os crânios mais antigos do homem conhecidos pela ciência são os encontrados em Calaveras na América do Norte e os achados perfeitamente humanos em Castenedolo, Itália. Esses fósseis foram encontrados em níveis geológicos iguais ou inferiores a qualquer um dos chamados fósseis do homem-macaco (hominídeos). O Homo Sapien é mais antigo que todos os elos ausentes.

2. A maioria dos fósseis são muito jovens e pode ser classificados como homo sapiens.

NOTA: Pode haver muitas possibilidades genéticas nas espécies humanas - cores de pele diferentes, alturas diferentes, molduras diferentes, cabeças de formas diferentes etc. etc., mas todas devem ser classificadas como humanas.

3. Existem muito poucos fósseis e é impossível desenhar uma imagem de como um humano ou animal se baseava em alguns fragmentos de uma caveira ou esqueleto (Marquês de Lafayette e a caveira neandertal).

4. Simplesmente não há elos ausentes e não parece haver nenhuma evidência de que alguma vez existirá.

5. O homem das cavernas pode ser adequadamente explicado. O homem caiu no pecado, e todo o seu poder de corpo, mente e espírito, foram corrompidos. Homens neandertais. etc., se tivessem alguma ligação com a nossa raça, poderiam ter sido espécimes degenerados que se desenvolveram de Adão nos séculos entre a Criação e o Dilúvio. Talvez esses humanos tenham se desviado dos principais centros da civilização e procurado qualquer abrigo disponível. Antes do dilúvio, os homens eram muito corruptos. Talvez o pecado tivesse sido tão prejudicial que parte da humanidade tenha se tornado animal. Ou talvez os homens das cavernas fossem apenas hominídeos, espécies que Deus não achou oportuno preservar quando enviou o dilúvio, assim como Ele não achou adequado preservar os dinossauros.

NOTA: É muito possível que, se tivermos uma guerra nuclear, veremos homens das cavernas no século XX.

E. A Grande Farsa - O Homem de Piltdown: Em 1912, Charles Danon descobriu um fóssil e foi chamado de homem do Amanhecer, ou Eoanthropus dawsoni. É mais conhecido como homem de Piltdown. Ele foi anunciado pela maioria dos antropólogos como o elo que faltava. Mais tarde, descobriu-se que tudo era uma farsa, os dentes haviam sido limados e os ossos manchados.

PONTO: Embora a ciência finalmente tenha exposto essa fraude, também é evidente que mesmo os especialistas foram enganados pela farsa. Os homens que a examinaram foram os arqueólogos e antropólogos mais competentes da época; todavia eles foram enganados.

IV. FALACIAS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO

A. Supondo que o homem tenha evoluído, quando e como ele conseguiu uma alma ou um cérebro? Até o evolucionista teísta tem um problema quando rejeita o milagre da criação imediata do corpo humano de Adão, pois ele deve aceitar o milagre de Deus criando uma alma. Se Deus pode criar uma alma ou um cérebro, por que parece tão improvável que ele tenha criado o corpo humano?

B. Registros históricos de qualquer civilização humana antes de 4000 a.C. estão completamente ausentes. Civilizações surgiram de repente. Quando o homem real aparece, ele é surpreendentemente "sapiens" (sábio): mental e fisicamente de maneira alguma inferior aos homens-espaço do século XX.

C. Se o homem levou milhões de anos para evoluir, haveria um problema populacional astronômico. Os cientistas descobriram que a raça humana está dobrando a cada 160 anos, levando em consideração guerras, fomes etc. Se o evolucionista estiver certo, haveria espaço apenas para cada centímetro quadrado da superfície do globo, incluindo o Saara e os polos norte e sul seriam ocupados com seres humanos.

D. Por que os homens ainda não estão evoluindo hoje? Todas as evidências parecem mostrar que o homem não está evoluindo, mas está se devendo. O homem moderno pode esperar viver 900 anos, assim como Adão? Tudo no mundo está se desgastando e o homem também.

E. A evolução não tem lugar para o pecado e, portanto, não tem lugar para um Salvador e redenção.

V. SISTEMAS CONSTRUÍDOS NA TEORIA DA EVOLUÇÃO

A. Comunismo: O homem é apenas um animal e uma criatura sociológica, e não há Deus. Portanto, os homens podem ser tratados como animais!

B. Nazismo: O homem está evoluindo e, através da genética, uma super raça pode ser desenvolvida para dominar o mundo.

C. Materialismo: Visto que o homem é o mais alto de todos os animais, sem futuro eterno, ele deve viver pelo aqui e agora.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

A VISÃO EVOLUCIONISTA DO HOMEM A VISÃO EVOLUCIONISTA DO HOMEM Reviewed by Aldenir Araújo on novembro 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.