Princípios em relação à providência de Deus

Princípios em relação à providência de Deus
Existe certa confusão sobre a providência de Deus. Para ser franco, eu não a compreendo muito bem. Mas, isso não quer dizer, no entanto, que a Bíblia não apresenta alguns parâmetros em nossa compreensão da providência. Seja como, entendemos a providência de Deus, precisamos ter certeza de que está em harmonia com a Palavra de Deus. Considere os seguintes princípios em relação à providência de Deus.

Primeiro, Deus nunca operará providencialmente de uma maneira que seja contrária à Sua natureza ou à Sua Palavra.

Deus é santo (Levítico 19: 2) e justo (Salmo 145:17) e, portanto, não operará providencialmente de maneira inconsistente com o Seu ser. Mesmo que Deus pode manipular a natureza e orquestrar eventos, Ele nunca tentará as pessoas a fazerem o mal (Tiago 1:13-14).

Em segundo lugar, Deus nunca operará providencialmente de uma forma que viole a liberdade de escolha do homem.

Ao contrário dos ensinamentos de Calvino, Agostinho e Zwingli (todos os quais ensinaram que a humanidade não consegue escolher a justiça sem ser forçada a fazê-lo por Deus), a Bíblia ensina que o homem é livre para escolher obedecer ou desobedecer a Deus (Josué 24:15, Mateus 23:37, João 5:39-40, Apocalipse 2:5, 16, 21-22; 3:3, 19; 22:17).

Portanto, Deus não forçará alguém a escolher fazer o que é certo ou errado. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34-35) e não ordenará nebulosamente que alguns lhe obedeçam, enquanto força outros a desobedece-lo. Ele pode, no entanto, anular o resultado da decisão do mal de alguém e usá-la para o bem.

Por exemplo, Deus usou as intenções assassinas dos irmãos de José para livrar Israel (Gênesis 50:19-20). Deus usou os proprietários de escravos gananciosos que jogaram Paulo e Silas na prisão para trazer o evangelho a essa região (1 Tessalonicenses 2:1-2).

Deus orquestrou o covarde e corrupto Pilatos, os líderes malignos dos judeus e o desonesto Judas para provocar a crucificação de Jesus, resultando no dom da salvação para o mundo inteiro (Atos 5:30-31). Deus usou o martírio de Estêvão em Atos 7 para causar uma ampla dispersão dos cristãos no mundo para espalhar o evangelho (Atos 8:1).

Em terceiro lugar, a providência de Deus deve ser distinguida dos milagres de Deus.

Os milagres de Deus são observáveis ​​e quantificáveis, substituem a lei natural, e ensinam uma verdade subjacente. A providência de Deus, por outro lado, não se enquadra em nenhuma dessas categorias. Os milagres são observáveis ​​e quantificáveis ​​na medida em que podem ser vistos e distinguidos dos eventos naturais, como a ressurreição dos mortos (João 11:43-44), dedos desencarnados flutuantes que escrevem nas paredes (Daniel 5:5) e uma dúzia de cestos de restos de comida (João 6:13). Tais exemplos são todos eventos incontestavelmente sobrenaturais.

Os milagres substituem a lei natural na medida em que não podem ser explicados por fenômenos naturais. Além disso, os milagres ensinam uma verdade subjacente na medida em que são projetados para obter uma resposta de fé (por exemplo, Hebreus 2:3-4). Por exemplo, quando Jesus curou um paralítico, explicou o motivo para que "possamos saber que o Filho do Homem tem autoridade na Terra para perdoar os pecados" (Marcos 2:10).

Considere um exemplo de como a providência de Deus é diferente dos milagres de Deus. Primeiro, note que, quando Maria ainda era virgem, "se achou ter concebido do Espírito Santo" (Mateus 1:18-25, Lucas 1:30-37) - um cumprimento da profecia de Isaías (Isaias 7:14). A concepção de Maria, embora ainda uma virgem, não pode ser explicada naturalmente, então foi um milagre. Por outro lado, Ana, do Antigo Testamento, foi incapaz de conceber porque seu útero tinha sido "fechado" (1 Samuel 1:6). No entanto, ela "orou ao Senhor e chorou amargamente" (1 Samuel 1:10), prometendo ao Senhor que ela dedicaria seu filho ao Seu serviço se Ele a abençoasse com um filho. Deus "lembrou-se dela", e seu marido "conheceu a sua esposa Ana", e ela "concebeu e deu à luz um filho" (1 Samuel 1:19-20). Claramente, a concepção de Ana pode ser explicada por fenômenos naturais, enquanto que a concepção de Maria só pode ser um milagre.

Em quarto lugar, a providência de Deus geralmente não é facilmente discernível.

Sem que a Bíblia nos diga especificamente que Deus está trabalhando no mundo, não saberíamos nada sobre a providência de Deus. Mesmo agora, podemos suspeitar que Deus está trabalhando providencialmente em nossas vidas, mas talvez não possamos provar isso.

Mardoqueu não tinha certeza se Deus estava usando Ester para salvar a vida dos judeus, então ele observou: "quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?" (Ester 4:14). O apóstolo Paulo, inseguro se Deus orquestrou seu encontro com o fugitivo Onésimo, disse em sua carta ao mestre de Onésimo, Filemom: "Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre" (Filemom 15).

Se um apóstolo inspirado se mostrava relutante em reivindicar que algo era um ato de providência, devemos ser tão relutantes hoje. Sabemos que Deus está trabalhando nos bastidores (ver Romanos 8:28), mas desconhecemos frequentemente como, ou mesmo se, ele está operando em uma determinada circunstância.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem