Lições Aprendidas de um Mendigo

Lições aprendidas de um mendigo
Texto: Lucas 16:19-31

Introdução: Esta passagem da escritura é constantemente usada em mensagens e estudos bíblicos sobre a doutrina do inferno. Por causa disto, talvez tenham negligenciado algumas verdades básicas sobre a vida cristã que pode ser encontrada na vida de Lázaro. Lázaro era um santo do Antigo Testamento, uma pessoa salva. A questão que podemos ignorar nesta passagem é esta: como um santo de Deus acabou na situação que Lázaro se encontrou?

Por que Deus não protegeu Lázaro da vida de um mendigo? O santo de Deus não tem o direito de esperar uma vida melhor que a de Lázaro? Como Deus poderia permitir tal sofrimento e privação na vida de um dos Seus filhos?

Enquanto escrevo esta mensagem, o atropelamento na praia de Copacabana ainda está nas notícias. Muitas pessoas assustadas perplexas buscando respostas. Como Deus poderia permitir tal miséria e dor? Na semana passada, eu visitei um pastor, cuja esposa o abandonou há cerca de um ano. "Estou bravo com Deus", ele me disse. "Eu entreguei toda minha vida a Ele para me usar na Sua obra, é assim que Ele me paga!"

Se alguma vez houve um santo de Deus que tinha o direito de reclamar, foi Lázaro.

Davi disse nos Salmos: "Fui jovem, e agora sou velho, mas não vi os justos abandonados, nem a sua descendência mendigando pão". Mas, se ele tivesse vivido no tempo de Jesus, ele não poderia ter dito isso. Porque Lázaro era um crente que mendigava.

I. A história do mendigo Lázaro

A história das dificuldades de Lázaro é significativa. Deus o coloca ao lado do homem rico para que possamos entender os caminhos dele. Há muito mais nesta história do que apenas a verdade da doutrina do inferno. Sob a superfície há a história de um Deus soberano que coloca seus servos nas condições e situações da vida que lhe tragam glória.

A. Lázaro era rejeitado pelos homens. Lázaro foi "fora deitado" no portão do homem rico. A palavra traduzida "deitado" significa deixado ou lançado sem preocupação com os resultados. Talvez como uma piada ou como resultado do ódio para com o homem rico, os habitantes da cidade depositaram Lázaro no portão do homem rico. Este foi um ato de barbárie. Eles usaram o infortúnio de outro em seus próprios planos e esquemas.

B. Lázaro era repulsivo para os homens. A escritura nos diz que ele estava "todo coberto de úlceras". Isso lembra ao estudante da Bíblia o personagem Jó no Antigo Testamento que também sofria de furúnculos e pele ulcerada. As pessoas da cidade provavelmente eram repelidas ao vê-lo.

C. Lázaro era restringido pelos homens. Ele "desejava" as migalhas da mesa do homem rico. A palavra indica um anelo ou uma cobiça. Pobre Lázaro não podia se controlar. Ele estava com tanta fome que ele literalmente implorava por migalhas. Esta é a mesma palavra que é traduzida na história do filho pródigo, "E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada” Lucas 15:16. Seus movimentos, sua dieta, sua própria existência era controlada por outros. Ele aparentemente não tinha nada em sua vida que fosse dele.

Que existência miserável! Esta é uma vida tão sem qualidade que os defensores da eutanásia o usariam como um cartaz! E você diz que esse homem é um crente em Deus? Que tipo de Deus permitiria uma vida assim?

II. Os segredos do mendigo Lázaro

Ficamos quase doentes quando examinamos a vida de Lázaro. Mas sabemos através da história que Lázaro conheceu a salvação de Deus. Embora tecnicamente e crente do Antigo Testamento, ele sem dúvida veio a confiar no Redentor vindouro, como fez Jó quando disse: "Eu sei que o meu redentor vive ..."

Assim como Jó, Lázaro tinha fé de que Deus cuidaria dele. E se você examinar o texto de perto, você verá que Deus cuidou dele, embora de maneiras incomuns.

A. A residência de Lázaro. Há aqueles que pregam um evangelho de "prosperidade" que diria que o pobre Lázaro deveria ser um rebelde. Não há desculpa, dizem eles, para que um homem viva na pobreza. É a vontade de Deus que todos tenhamos boas casas, dizem eles. A residência de Lázaro era o portão do homem rico! Certamente haveria mais oportunidades para ele lá do que qualquer outro lugar na cidade! Mas, você diz, Deus nos deve mais! Ele deve? Quem diz que você está destinado a viver em uma casa grande e elegante? Quem diz que você não vai estar na rua um dia, assim como Lázaro? Mas Deus estava com Lázaro e não há indicação no texto em que Lázaro se queixou uma vez da sua sorte na vida. Contraste isso com nossas queixas diárias para com nós mesmos, nossos amigos, até mesmo para com Deus.

B. O pedido de Lázaro. Ele desejava comer os restos da mesa do homem rico. Sua maior necessidade era comida e Deus o colocou bem na frente do maior glutão e desperdiçador de comida da cidade. Mesmo em sua pobreza e desejo, você pode ver as bênçãos de Deus? Deus conheceu suas necessidades, embora de maneiras muito estranhas.

C. O alívio de Lázaro. Os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. Que imagem angustiante. Ele precisava de alívio da dor e do sofrimento das feridas e Deus lhe enviou cachorros para aliviar seu sofrimento. Posso ver alguns de vocês agora recuando com horror às perspectivas. Certamente Deus poderia fazer melhor! Certamente havia outra maneira! Que repulsivo! Que nojo! E, no entanto, a Bíblia não registra queixa de Lázaro.

III. A satisfação do mendigo Lázaro

Estou tão feliz que a história não termina com a morte de Lázaro. Sua vida não é suficiente para convencer algumas pessoas da bondade de Deus. Há muitos que se recusam a reconhecer um Deus que permita o sofrimento da magnitude de Lázaro. Mas na morte podemos ver as bênçãos que ele desfrutou como crente em Deus.

A. Ele tinha uma doce comunhão. Observe onde os anjos o levaram - para o "seio" de Abraão. Esta palavra indica o lugar ao lado do coração, a parte superior solta de uma peça de vestuário. Também pode significar um bolso especial, usado para transportar objetos de valor. Você pode ver a comunhão que Lázaro desfrutava? Ele estava em um lugar especial de honra. Mas a verdade é que ele desfrutava de uma doce comunhão com Deus, mesmo que ele mendigasse no portão do rico. Você pode não ver a comunhão de uma pessoa com Deus, mas você pode ver os resultados dela.

B. Ele teve um conforto especial. "... Ele é consolado ..." diz a escritura. Esta é a mesma palavra usada para o Espírito Santo em outras passagens. Literalmente, Lázaro foi encorajado, fortalecido e ensinado. Lázaro apreciou a presença perfeita do Espírito Santo em sua morte, mas também foi consolado na vida. E nós, nesta dispensação do Espírito Santo, desfrutamos a presença contínua de Seu Espírito morando em nós. Não devemos suportar o que quer que venha em nosso caminho com sua presença divina conosco a cada momento?

C. Ele tinha uma graça salvadora. No versículo 26, Abraão diz ao homem rico do "grande abismo". Era uma separação estabelecida entre os justos mortos e os mortos perversos. Isso nos mostra a graça incomparável de Deus na salvação. A salvação é gratuita e para sempre. Não havia como cruzar de um lado para o outro. Lázaro estava tão "salvo" como qualquer um poderia estar. Ele estava escondido na graça de seu Deus. Mas essa graça também não era ativa em sua vida? Deus não tinha a mão dele sobre Lázaro mesmo em sua pobreza e miséria?

IV. A solução da história do mendigo Lázaro

A pergunta que não quer calar é "por quê?". Por que coisas ruins acontecem em um mundo supostamente ordenado por um Deus justo e amoroso? Por que os adolescentes morrem em matança sem necessidade? Por que as famílias cristãs se desintegram diante de nossos olhos? Por que a doença e a pobreza atingiram tantos cristãos em nossos dias?

Apenas um tolo tentaria responder a essas perguntas de seu próprio intelecto. Mas a Bíblia tem algumas respostas. Essas respostas não satisfarão o ateu nem o agnóstico com suas dúvidas e negativas. Mas os cristãos podem descansar ao saber que Deus está no controle.

A. Deus permite o sofrimento para preparar os pecadores para a salvação. Lázaro sofreu no portão de um dos homens mais ricos daqueles dias. Deus o colocou lá como testemunha. Ele nunca se queixou ou amaldiçoou sua sorte na vida. Ele nunca culpou a Deus ou aos outros pela sua situação na vida. Deus tem o direito de colocar suas testemunhas onde quiser, e às vezes há circunstâncias escuras para suportar. Paulo, em I Corinthians 9:12, diz: "... antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo".

B. Deus permite o sofrimento para aperfeiçoar o santo em santidade. O objetivo de Deus é tornar seu povo mais e mais como Ele dia a dia. Às vezes Deus nos aperfeiçoa mais quando estamos na prova. Ele é o autor e finalizador de nossa salvação. Ele pode escrever o livro de nossas vidas como Ele bem entender. I Pedro 5:10 diz: "E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer ". Não temos o direito de lutar contra a obra perfeito de Deus.

C. Deus permite o sofrimento para proporcionar a doçura da comunhão. As experiências da vida unem as pessoas como poucas outras coisas podem fazer. Assim é com aqueles que sofrem pelo amor de Deus. "para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte" Filipenses 3:10

D. Deus permite o sofrimento para o prazer de sua soberania. Não estou dizendo que Deus tem prazer em trazer sofrimento para Seus filhos. O que estou dizendo é que Deus não precisa pedir conselhos a humanidade antes de tomar decisões sobre Sua criação. Deus é soberano e devemos confiar nele para fazer o que é melhor em nossas vidas e no mundo. Ele nos prometeu que "tudo" cooperará para o bem.

Conclusão: Nunca podemos entender tudo o que Deus é ou tudo o que Deus faz.

Alguém disse uma vez: "Quando eu não posso rastreá-lo, eu confiarei nele". Você pode pesquisar a escritura de capa a capa e você nunca encontrará onde Deus cometeu um erro em qualquer coisa.

Como ele tem um bom histórico, por que não fazer como Lázaro e deixá-lo trabalhar Sua vontade em sua vida?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem