A Esperança Que Assegura

A esperança que assegura
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." (Hebreus 11:1).

A fé é o fundamento sólido em que descansamos enquanto aguardamos o cumprimento das promessas de Deus.

Um homem idoso em seu aniversário de setenta e cinco anos, recebeu um convite para voar sobre a pequena cidade de West Virginia, na qual ele passou toda a vida. Embora nunca tivesse voado antes, o homem aceitou a graciosa oferta.

Depois de circular pela cidade por cerca de vinte minutos, o piloto devolveu o passageiro com segurança ao solo. O neto do homem o cumprimentou com entusiasmo, perguntando: "Você estava assustado, vovô?" "Não", ele respondeu timidamente, "mas em nenhum momento abri os olhos".

Ao contrário do vovô hesitante, a verdadeira fé confia plenamente em seu objeto. Para o cristão, isso significa descansar em Deus e em Suas promessas. Essa é a principal característica de cada indivíduo fiel listado em Hebreus 11; a galeria dos heróis da fé. Todos eles creram em Deus e responderam de acordo com a fé.

Muitas vezes, as pessoas confundem a fé com um anelo melancólico de que algo, por mais improvável que seja, acontecerá no futuro. Mas "fundamento" em Hebreus 11:1 fala de essência e realidade - a coisa real, em oposição à mera aparência. A fé, portanto, envolve certeza absoluta.

Por exemplo, os santos do Antigo Testamento tinham a promessa de um Messias vindouro que tiraria o pecado. Eles criam em Deus, mesmo que a compreensão que eles tinham do Messias fosse incompleta e um pouco vaga. Eles sabiam que suas esperanças se cumpririam, e essa certeza dominava suas vidas.

O mesmo é verdade para os crentes do Novo Testamento. Pedro disse: "a quem, sem o terdes visto [Cristo], amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas" (1 Pedro 1:8-9).

A tendência natural do homem é confiar apenas nas coisas que ele pode ver, ouvir, tocar ou provar. Mas nossos sentidos físicos podem mentir, enquanto Deus não pode mentir (Tito 1:2). Muito melhor é crer em Deus e confiar em Suas promessas.

Quais promessas de Deus são especialmente significativas para você hoje? Agradeça-o por elas e reafirme seu compromisso de viver com base em Sua Palavra.

Leia Hebreus 11 e observe todas as promessas divinas que você encontrar. Para obter uma compreensão mais completa de cada uma, encontre outras referências das Escrituras que mencionem as mesmas promessas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem