Duas ideias falsas sobre a homilética

Duas ideias falsas sobre a homilética
Há pelo menos dois erros comuns que as pessoas tendem a cometer em relação à homilética.

1. "Preparação desnecessária"

A primeira ideia equivocada é que a preparação é desnecessária e indica uma falta de fé. As pessoas que adotam esse ponto de vista tendem a sentir que a verdadeira fé despreza qualquer tentativa de preparar a mente, e meramente permanece diante do povo - acreditando que Deus fornecerá as palavras para falar.

Uma escritura favorita de tais pessoas é o Salmo 81:10: "... abre bem a tua boca e eu a encherei". O contexto do Salmo revela que este versículo não tem nada a ver com a pregação! Essa tendência de ignorar o contexto bíblico de uma escritura é bastante típica desse tipo de pessoa. Trai uma atitude irresponsável e ingênua. Este tipo de pessoa é muitas vezes conhecido por falar absurdo. Não queremos culpar a Deus pelas palavras dessa pessoa.

Há, sem dúvida, um lugar para a inspiração, mas também há um lugar válido para a preparação.

2. "A habilidade humana é suficiente"

O segundo erro vai quase para o outro extremo. Neste caso, uma confiança completa é colocada na preparação e habilidade humana. Há pouca ou nenhuma dependência do Espírito Santo, mas uma autoconfiança que é o resultado do treinamento e do desenvolvimento da habilidade natural.

Essa formação pode certamente produzir uma conversa muito interessante e convincente. Contudo, é somente a unção do Espírito na mensagem que pode ministrar a vida de Deus ao povo.

A verdade é que um ministério eficaz precisa dos aspectos divino e humano. Deus certamente pode abençoar e ungir pensamentos que foram diligentemente orados e cuidadosamente considerados.

Deixe que a sua preparação consista em preparação cuidadosa e oração fervorosa. Determine a ser o melhor que puder, mas certifique-se de que sua confiança está em Deus e não em si mesmo. Sempre confie nEle por Sua unção e bênção essenciais em sua pregação.

Quatro áreas de homiléticas

Há quatro áreas principais em que a homilética está em causa:

1. Conceito

Isso tem a ver com a obtenção do tema original da mensagem. É a arte de saber receber uma mensagem de Deus. Trata-se de como obter a ideia inicial e o tema para um sermão.

Frequentemente, um pensamento-semente é semeado na mente, e pode permanecer lá por meses antes que se desenvolva ao tamanho e à proporção apropriados para ser compartilhado com outro. Através da experiência, é possível desenvolver a capacidade de reconhecer uma linha de verdade adequada para compartilhar com o povo de Deus.

À medida que você medita na Palavra, surge uma vivificação interior de um aspecto particular. Algo de repente acende para você. Quase parece saltar da página. Um sentimento de excitação é despertado dentro de você. É como se você tivesse descoberto uma grande pepita de ouro! Você mal pode esperar para abri-la e investigar seu valor!

Dificuldades de Preparar uma pregação? Gostaria de preparar seu próprio sermão mas não sabe por onde começar? Não sabe qual texto usar em determinadas ocasiões? Como se comportar na hora de uma ministração diante de uma platéia? Lê a Bíblia, mas não consegue desenvolver uma mensagem? Se suas dificuldades são essas e outras! Nós temos a solução! Saiba mais

2. Composição

Tendo recebido inspiração sobre uma verdade particular, você deve agora começar a analisá-la para descobrir tudo o que a verdade contém. Seu caderno de anotações é importante aqui! Ao meditar em oração, anote cuidadosamente cada pensamento que lhe vem à mente.

Neste estágio, você pode simplesmente fazer uma lista de cada ideia que seu assunto sugere a você. Fique com ele até que você sinta que você esgotou o tema e descobriu todas as áreas possíveis de verdade contida em seu assunto.

Não se preocupe com a limpeza e a ordem nesta fase. Você frequentemente precisa escrever muito rapidamente para se manter a par do fluxo de inspiração que você está recebendo. Apenas certifique-se de colocar tudo no papel. Você pode resolver tudo mais tarde.

3. Construção

Tendo analisado exaustivamente o material do seu assunto e listado todos os aspectos da verdade que você encontrou dentro dele, você deve agora começar a montar esses pensamentos de forma ordenada. Isso é essencial para que você possa dar mais consideração de oração ao assunto.
Colocar o material em alguma sequência adequada irá ajudá-lo enormemente a este respeito. Também irá ajudá-lo muito em sua apresentação do assunto para os outros. Compartilhar uma progressão em desenvolvimento do pensamento ajuda os outros a entender e seguir sua linha de raciocínio. Se a sua apresentação é tudo misturado, torna muito difícil para as pessoas absorver a sua mensagem. A construção do sermão visa torná-lo tão simples quanto possível para os seus ouvintes captar.

Esta é a essência da construção do sermão. É muito importante para cada pregador desenvolver isso.

4. Comunicação

Finalmente, chegamos à apresentação da mensagem:
  • A comunicação clara e eficaz da verdade.
  • Como apresentar o seu assunto de uma forma que irá cativar as mentes de seus ouvintes.
  • Como desenvolver seus pensamentos de forma tão ordenada que seu público pode facilmente seguir a linha de verdade que você está procurando transmitir.
  • Como motivar seus ouvintes a ações apropriadas, pois devemos ser "praticantes da palavra e não apenas ouvintes" (Tiago 1:22). 
    Esses conceitos compreendem os aspectos essenciais da preparação do sermão. Vamos tratar cada um deles mais detalhadamente mais adiante neste estudo.


    Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

    Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

    Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

    Duas ideias falsas sobre a homilética Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, fevereiro 17, 2017 Rating: 5

    Nenhum comentário:

    Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

    Não serão aprovados comentários:
    1. Não relacionados ao tema do artigo;
    2. Com pedidos de parceria;
    3. Com propagandas (spam);
    4. Com link para divulgar seu blog;
    5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

    ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

    All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
    Designed by Blogger

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *

    Tecnologia do Blogger.