Poder divino para um propósito divino

Poder divino para um propósito divino
Texto: Atos 1:8

Introdução: Deus prometeu um poder divino que deve ser somente para um propósito divino. Isso porque o poder vem através do Espírito Santo, e o objetivo principal deve ser o de ganhar almas para o reino de Deus. Assim, o batismo no Espírito Santo é o poder para um fim e não apenas para nos fazer sentir bem ou para saber o quanto Deus nos ama. O Espírito Santo faz com que seja possível nós testemunharmos ao mundo inteiro sobre Jesus. O Espírito Santo nos capacita a cumprir a Grande Comissão. Esse poder também envolve coragem, ousadia, confiança, visão, capacidade e autoridade que são todos necessários no cumprimento da Grande Comissão.

Jesus prometeu aos discípulos que eles receberiam poder para testemunhar depois que eles recebessem o Espírito Santo. A ordem correta deve ser seguida:
  1. Eles iriam receber o Espírito Santo,
  2. O Espírito Santo lhes daria poder e eles
  3. Iriam testemunhar através desse poder com resultados extraordinários.
Quando invertemos a ordem estaremos testemunhando pelo nosso próprio poder e autoridade. Deus nos deu uma grande obra a fazer para Ele, mas a obra deve ser feita pelo poder do Espírito Santo.

I. O ministério do Espírito Santo na salvação de uma alma

1. Ele dirige e organiza o encontro entre o pecador e o ganhador de almas. Atos 8:29, 10:19-21

- A obediência de Filipe a diretiva divina levou à conversão do influente eunuco etíope.

- Pedro também foi dirigido pelo Espírito para ir à casa de Cornélio e evangelizar o mundo gentio.

- Na maioria das vezes, não somos sensíveis a este tipo de liderança ou solicitação do Espírito Santo. Provavelmente devido ao medo, falta de zelo inicial para ganhar uma alma e estar desencorajado pelos nossos desafios pessoais, mas a verdade é que o Espírito Santo ainda continua fazendo tais solicitações hoje.

2. Ele lembra o ganhador de almas das escrituras apropriadas para o pecador em particular diante dele.

- Neste caso, o Espírito Santo também pode dar uma palavra que irá satisfazer o pecador a uma necessidade definida, e desse modo, atrair sua atenção para Deus. Por exemplo, o Espírito Santo levou Jesus a perguntar a mulher samaritana sobre seu marido, e esta foi uma porta aberta para a sua salvação.

3. O Espírito Santo vivifica a escritura ou a palavra certa que Ele tinha dado procedendo dos lábios do ganhador de almas e a impulsiona como uma flecha no coração do pecador. João 16:7

- Convicção do pecado e a confissão de culpa, invariavelmente segue.

4. O Espírito Santo dirige o pecador penitente a orar de forma adequada e, posteriormente testemunha perdão ao seu coração. Romanos 8:14-16

5. O Espírito Santo conforta o novo crente quando os problemas e perseguições surgem por causa de sua fé. João 14:16-17

6. O Espírito Santo guia o crente longe do erro que prevalece na verdade perfeita. João 16:13-14

- A experiência de um crente que afirma ser cheio com o Espírito Santo e ainda muito facilmente e muitas vezes cai em pecados e no erro é inconsistente com a verdade das escrituras. 1 João 2:27

7. O Espírito Santo sela o crente. Efésios 4:30. O selo é uma prova de propriedade e autoridade de autenticidade indicando que a alma é verdadeiramente convertida e pertence a Deus.

- O Espírito Santo dá a certeza da filiação e segurança para o pecador arrependido.

- Agora convertido, o novo crente recebe o selo de filiação pelo qual ele é capaz de aproximar-se de Deus livremente e sempre.

O papel do Espírito Santo na salvação de uma alma é grande. Quando ele não está envolvido, não há genuína conversão ou uma conversão fingida acontece.

II. O proposito e o poder do Espírito Santo

A experiência de ser cheio do Espírito Santo une espontaneamente com a posse do poder e a responsabilidade de unção para o serviço. A unção do Espírito Santo é para o ministério.

- Um servo verdadeiramente ungido não pode estar dormente. Jesus depois de ser ungido com o Espírito Santo e poder saiu fazendo o bem. Atos 10:38

- Pelo poder do Espírito Santo, você também pode fazer muita coisa boa no seu bairro, escritório e igreja local.

- Há almas pecadoras para salvar e almas sangrando para curar, almas tristes para confortar e almas sofrendo para abençoar, almas solitárias para animar e almas carentes para alimentar, almas perplexas para orientar e almas em dificuldades para aliviar, almas redimidas para edificar e almas oprimidas para libertar. A unção não aumenta com a inatividade. Não seja inativo com o poder de Deus.

A Bíblia está cheia de vários exemplos de homens e mulheres que fizeram grandes façanhas para o reino de Deus através do poder do Espírito Santo. Desde o dia de Pentecostes, os apóstolos começaram a pregar o evangelho do reino com grande ousadia e autoridade, e muitas almas estão sendo salvas para o reino de Deus.

Você recebeu o poder do Espírito Santo? Então, você deve constantemente olhar para a oportunidades de pregar o evangelho, desenvolver convertidos em discípulos, atender às variadas necessidades das pessoas ao seu redor, e em geral cumprir um ministério de edificação em sua igreja local.

- Com o batismo com o Espírito Santo vem o poder para:
  1. Adorar o Senhor, em uma nova língua. Atos 2:1-4
  2. Testemunhar de Cristo com grande efeito. Atos 4:33, 2:37
  3. Manejar a espada do espírito com resultados poderosos.
  4. Operar sinais e maravilhas para confirmar o evangelho. Atos 6:8
  5. Ser intrépido em face a perseguição. Atos 2:14, 22-24; 4:1-14
  6. Enfrentar e ganhar a guerra espiritual. Atos 16:11-18
  7. Ganhar os pecadores mais endurecidos. Romanos 15:18-20
  8. Esperar no Senhor em oração. Atos 4:23-31
  9. Trabalhar de forma eficiente nas diversas unidades disponíveis na vinha de Deus.
  10. Extirpar o joio de Satanás que tentam atirar em sua família e igreja. Atos 5:1-11; 8:18-20.

III. Possuindo e preservando a unção do Espírito Santo

O apóstolo Paulo se referiu a unção e o poder do Espírito Santo no crente como "tesouro em vasos de barro" 2 Coríntios 4:7. Isso significa algo muito valorizado, algo para guardar, não desperdiçar. Se o poder do Espírito Santo é um tesouro, então não pode ser encontrado na rua ou com facilidade, nem no vale da ociosidade, mas deve ser diligentemente procurado.

Jesus nos diz em Sua parábola do tesouro escondido o que fazer quando você descobre um tesouro: você vende tudo o que tem, e compra-o. Mateus 13:44

- Você valoriza o poder do Espírito Santo o suficiente para "vender" a sua vontade, as suas buscas terrenas, tempo, conforto e conveniência, a fim de "comprá-lo"? Isaías 44:3

- Você está com sede da plenitude de Deus? Sedento suficiente para abandonar tudo em busca dessa unção divina? Sedento suficiente para pagar o preço de um coração puro, fé fervorosa, se deter em oração?

- Você valoriza a posse do poder do Espírito Santo acima da riqueza, diploma, um rico guarda-roupas, posição igreja, prazeres carnais e coisas semelhantes?
As condições para receber o poder são muito simples o suficiente para que você possa cumprir.

- Você deve nascer de novo. João 3:3-5. O derramamento do Espírito Santo está sobre os "filhos e filhas" de Deus, e não é dado a estranhos ao pacto da graça.

- Se você quer ser cheio com o Espírito Santo, você deve orar por um coração puro primeiro. Um coração cheio de egoísmo e carnalidade, corrupção interior e depravação, paixão da concupiscência e orgulho, não pode ser um lugar digno para o Espírito de santidade.

- Você deve permanecer na oração da fé. Lucas 24:49. O Senhor nos convida a orar especificamente para receber o poder do Espírito Santo. Lucas 11:9, 10, 13.

- Possuir o poder deve ser seguido com planos para preservá-lo. Você deve se afastar das coisas que dissipam a unção se você deseja mantê-la. Descuido na moral e nas palavras, indulgência carnal, presunção, excesso de confiança, orgulho, falta de oração, cobiça e amor ao dinheiro, devem ser evitados como se evita pragas.

Conclusão: Lembre-se mais uma vez que o poder do Espírito Santo é como um "tesouro em vasos de barro". Um tesouro não deve ser descuidado; você precisa permanecer continuamente na presença de Deus. Agora que está tudo preparado, Deus está pronto, se você estiver. É hora de orar. Ore até que você seja revestido de poder do alto. Quando o poder vier, seja uma testemunha eficaz para Cristo.

Comece a partir de onde você está e permaneça com Deus a medida que Ele o leve a outros lugares para testemunhar.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Poder divino para um propósito divino Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, setembro 02, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.