Jeorão: O Homem Cuja Morte Ninguém Lamentou

Jeorão: O homem cuja morte ninguém lamentou
Texto: 2 Crônicas 21:20

"Jeorão ... reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem deixar de si saudades"

Introdução: Hoje, eu quero falar sobre um homem cuja morte ninguém lamentou. Seu nome era rei Jeorão de Judá. Como pastor, eu atendi a vários funerais. Na maioria das vezes em funerais, familiares e amigos têm sentimentos de pesar sobre as coisas que eles puderam ou não fazer para a pessoa falecida. Com Jeorão, foi diferente! Segundo Crônicas 21:20 diz dele, "Quando morreu, ninguém sentiu falta dele" (NTLH). Que maneira horrível de ser lembrado! A NVI diz: "Morreu sem que ninguém o lamentasse"

O nome Jeorão significa "Jeová é exaltado". Então, o que levou um homem com um nome tão nobre ser identificado como um homem cuja morte ninguém lamentou?

A partir de 2 Crônicas 21, eu gostaria de compartilhar duas razões porque o rei Jeorão chegou a este fim trágico e falar da honra que ele perdeu.

1. Jeorão se rendeu ao mal (Pecado) (2 Crônicas 21:4-6; 10-11)

Segundo Crônicas 21:4 diz que, quando Jeorão estabeleceu-se como rei, ele "matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel". Isso mostra o quanto ele abusou de seus poderes. Para evitar esse tipo de rivalidade familiar, seu pai, o rei Josafá, dividiu cuidadosamente a sua herança entre todos os irmãos, com Jeorão recebendo a melhor participação por ser nomeado rei (v. 3). No entanto, depois de consolidar seu poder, Jeorão planejou e executou os massacres (v. 4). Sua esposa, Atalia, seguiu seus passos maus, mais tarde, tentou acabar com a linhagem de Davi (2 Crônicas 22:10).

O versículo 6 nos diz que Jeorão, "era tão mal quanto o rei Acabe". É uma pena que ele seguiu os maus caminhos do seu sogro, Acabe, em vez dos caminhos mais piedosos de seu próprio pai, o rei Josafá. O verso 6 acrescenta, "Jeorão fez o que era mau aos olhos do Senhor". O versículo 10 nos mostra, contudo, que a pior decisão que Jeorão tomou foi que ele "porque ele deixara ao Senhor, Deus de seus pais", o que levou a idolatria grave em toda a nação (v. 11).

É incrível o que o poder do pecado pode fazer em um homem ou em uma mulher que se rende a ele, incluindo até mesmo um homem com uma herança divina como Jeorão. O horror do pecado pode ser visto nos padrões destrutivos de grande parte do comportamento humano no mundo de hoje. Como cristãos, devemos perceber que o pecado pode nos escravizar também, se não tivermos cuidado com as tentações que vêm contra nós. As consequências do pecado são sempre dolorosas como pode ser visto na vida do rei Jeorão e como pode ser visto na queda de muitos líderes cristãos.

Ser tentado para o pecado é uma coisa; ceder ao pecado é outra questão!

Hoje, você está preso de alguma forma através do pecado? Volte-se para Jesus com todo o seu coração hoje e deixe que Ele quebre qualquer escravidão que o maligno pode ter trazido em sua vida.
Se você está lendo isso e talvez nunca se comprometeu a Jesus e teve o poder do pecado quebrado em sua vida, você pode fazê-lo agora. Arrependa-se dos seus pecados, e convide Jesus em sua vida. Ele deu a si mesmo em uma cruz para trazer o perdão, a salvação pela graça de Deus, e o dom da vida eterna para você.

2. Jeorão rejeitou as advertências de Deus

Jeorão recebeu três advertências. Em primeiro lugar, os versículos 8-10 fala sobre Edom, uma nação anteriormente subjugada, revoltando-se contra Judá durante o reinado do rei Jeorão. Na batalha que se seguiu, Deus salvou Jeorão do que parecia seria morte certa depois que ele e seus comandantes e carros foram cercados pelo exército edomita. Isto possivelmente poderia ter sido um aviso dado por Deus para ele se arrepender e voltar para Deus.

Em segundo lugar, é mencionado no versículo 12 que Jeorão recebeu uma carta de Elias, um profeta. Esta carta o avisou das graves consequências de seus maus caminhos. Esta foi mais uma oportunidade para Jeorão se arrepender e voltar para o Senhor. No entanto, não vemos qualquer arrependimento no coração maligno de Jeorão.

Em terceiro lugar, Jeorão tinha rejeitado a advertência de Deus sobre o casamento com pessoas envolvidas em práticas idólatras (Deuteronômio 7:1-3). O rei Jeorão casou com a mulher errada, Atalia, que era de uma família notória, adoradores de ídolo! Ela passou a ser a filha do rei Acabe. Sem dúvida, Atalia tinha muito a ver com a desobediência de Jeorão, uma vez que os seus próprios maus caminhos são vistos no capítulo 22:10-12.

Então, Deus tem lhe advertido sobre alguma área de sua vida que precisa de correção de rumo, como muitas vezes somos advertidos pelo GPS em nossos veículos? Na verdade, esse sermão de hoje poderia muito bem ser a maneira de Deus falar profeticamente para a sua vida. Se assim for, talvez seja hora de fazer as mudanças necessárias para que a sua intimidade com o Senhor Jesus possa ser renovada.

3. Jeorão perdeu toda a sua honra

Porque ele abandonou e desobedeceu a Deus, assim como rejeitou as advertências de Deus, os seguintes desastres e juízos vieram sobre Jeorão, alguns dos quais foi profetizado por Elias, trazendo desonra total a sua vida.
· Ele foi derrotado na batalha pelos filisteus e as forças aliadas (vv. 16-17).
· Ele perdeu toda a sua família com exceção de um filho (v. 17). Sua esposa perversa Atalia sobreviveu também.
· Ele perdeu toda a sua riqueza (v 17).
· Ele foi golpeado com uma doença grave e terminal do intestino, o que causou humilhação (vv. 18-19).
· Depois de dois anos de sofrimento, ele morreu em grande dor e agonia (v. 19).
· Embora fosse um rei, o povo não queimou nenhum aroma em sua honra (v. 19).
· Ele não foi enterrado no cemitério real (v. 20).
· Finalmente, "Quando morreu, ninguém sentiu falta dele" (v. 20, NTLH); "Morreu sem que ninguém o lamentasse" (NVI).

Devemos ter cuidado e não permitir que nossas vidas sejam controladas por quaisquer desejos que eventualmente trará tal desonra para nós! Que não seja dito de nós, "Morreu sem deixar de si saudades".

Por outro lado, alguém que pode estar se sentindo como se tivesse perdido toda a honra devida a más situações: situações como o divórcio, fracasso, doença, abuso sexual ou físico, depressão, viuvez em uma idade jovem, não sendo capaz de ter um bebê, etc. Eu poderia continuar com a lista. Talvez você sente que Satanás lhe roubou o melhor de Deus. Deixe-me assegurar-lhe que o Senhor Jesus pode trazer grande honra e valor à sua vida, se você estiver disposto a abrir seu coração a Ele e confiar em suas promessas.

Há esperança para os indefesos, descanso para o cansado, amor para o coração partido.

Há graça e perdão, misericórdia e cura; Ele vai encontrá-lo onde quer que esteja; clame a Jesus.

A maior honra que Jesus pode dar-lhe é mostrado em João 1:12, que diz: "a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Sim, você pode se tornar um filho do Deus vivo!

Finalmente, uma coisa é certa. Quando você vive para Cristo, mesmo se você não está perdido na terra, um grande bem-vindo espera por você quando você chegar ao céu um dia!

Deus te abençoe!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Parabéns pelo blog cada dia mais interessante. palavra poderosa, que Deus continue vos abençoando...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem